Portal do Professor

Início do Conteúdo

LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DAS EMBALAGENS.

Autor e Co-autor(es)

Simone de Alencastre Rodrigues imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Kaiuca, Soymara Vieira Emilião e Glória Maria de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Conhecer as informações contidas nas embalagens.   

* Criar embalagens respeitando as especificações.          

* Construir a leitura e a escrita.

* Compreender a importância da leitura das informações contidas nas embalagens.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor.

Estar habituado a buscar respostas em textos, pesquisar.

Estratégias e recursos da aula

 Recursos e estratégias da aula:

O que você vai precisar para a aula:

- Papel ofício cortado em formato de rótulos.

- Muitas embalagens com rótulos e outras sem o rótulo.

-Cópias de um rótulo de produto alimentício e de um produto de higiêne.   

Primeira Atividade: 

Professor, organize em sua sala uma exposição com várias embalagens vazias de produtos de variadas marcas e tipos.

Ao entrar com seus alunos em sala, leve-os direto para a exposição dos materiais.

Deixe que explorem as embalagens, pedindo que observem bem cada rótulo e o que está escrito.

Após algum tempo oriente cada aluno a escolher uma embalagem.

Forme uma roda no chão e comece perguntando a cada um o motivo da escolha de cada embalagem.

Faça perguntas sobre o nome do produto.

Pergunte se o produto é utilizado pela família.

Explore cada embalagem e as informações contidas.

Chame a atenção para as informações nutricionais dos alimentos, impressas nos rótulos.

Observe a composição e o modo de usar dos produtos de limpeza e higiene.

Peça que cada um procure nas embalagens escolhidas  o prazo de validade.

Compare os diferentes prazos de validade em relação à data de fabricação.

Verifique se as embalagens podem ser recicladas, informando que existe um símbolo que impresso nas embalagens mostra se a embalagem pode ser reciclada.

Leia cada item dos rótulos discutindo com a turma as informações.

Proponha sempre a participação dos alunos,  ajudando o grupo a elaborar as informações com a participação de todos, valorizando assim os diversos saberes de seu grupo.

Segunda atividade:

Escolha um rótulo de alimento e outro de produto de higiene e entregue uma cópia para cada aluno.

Peça que cada um marque no rótulo as informações que você for pedindo.

Exemplo: solicite que encontrem onde está escrito o valor calórico ou a quantidade de gorduras.

Explique a importância destas informações para pessoas com restrições alimentares.

Nos produtos de higiene, peça que procurem as informações quanto ao cuidado de manuseio por crianças.

Chame atenção também para a apresentação gráfica dos rótulos, os desenhos, as cores utilizadas e o tamanho das letras.

Liste no quadro as principais informações de um rótulo de produtos alimentícios e de higiene.   

Terceira atividade: 

Convide os alunos para a confecção de seus próprios rótulos, criando nomes para os produtos, e todas as informações observadas que devem conter uma embalagem. Disponha para a turma uma grande quantidade de embalagens de diversos produtos,  sem o rótulo, para que cada criança possa escolher de qual produto quer confeccionar o rótulo.

Também entregue folhas de papel ofício para a criação dos rótulos a serem colados nas embalagens.   

Quarta atividade: 

Faça uma exposição na escola dos trabalhos e convide os alunos do mesmo ano ou de um ano superior.     

Quinta atividade:  Avaliação:

Converse ao final do trabalho com a  turma perguntando o que eles aprenderam com este estudo dos rótulos.

Pergunte se a partir de agora eles acham que vão dar mais atenção as informações contidas nos produtos na hora da compra.   

Notas sobre a aula:

Professor, a aula tem o objetivo maior de conscientizar os alunos da importância de conhecer as informações contidas nos rótulos. No entanto, por trabalhar com leitura e escrita de palavras conhecidas dos alunos, no caso o nome dos produtos, presta-se a uma rica atividade de leitura e  escrita que em geral motiva os alunos na fase inicial da leitura e escrita a começarem a ler mais as embalagens, o que favorece o seu desenvolvimento de leitor e escritor.

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, avalie seus alunos durante a aula, observando na participação e na confecção dos rótulos, verificando se os conhecimentos sobre os rótulos foram utilizados.

Observe também, após a aula se os alunos demonstraram modificações de comportamento, estando mais atentos às informações contidas nos rótulos.