Portal do Professor

Início do Conteúdo

Minha história registrada

Autor e Co-autor(es)

Luciana Soares Muniz imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as aulas propostas o aluno poderá conhecer seu primeiro documento a “Certidão de Nascimento” e observar nomes e sobrenomes constantes no mesmo, ter a oportunidade de conversar com um familiar da turma para contar a história do sobrenome da família, bem como fazer a sua própria biografia.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com o aluno a singularidade de cada família e solicitado a Certidão de Nascimento de cada um.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:  aproximadamente 60 minutos

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Dialogue com a mesma sobre o primeiro documento que tiramos: a “Certidão de Nascimento”, o que a turma já sabe sobre este documento e as informações nele contidas. Leve a turma para a sala multimídia da escola e assista aos vídeos abaixo sugeridos:

Sítio: http://www.youtube.com/watch?v=sA6GOUoYxp0&feature=related 

Após assistir ao primeiro vídeo sugerido, converse com a turma sobre a importância da Certidão de Nascimento e sobre o que compreenderam da propaganda. Agora, assista ao vídeo “Eu” de Paulo Tatit do CD Canções Curiosas Selo Palavra Cantada. 

Sítio: http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E 

Depois de assistir ao vídeo disponibilize uma cópia da letra da música para cada aluno como sugerido abaixo.       

Faça a leitura com a turma e solicite que destaque com lápis de cor, algumas palavras da música:

1-      Azul a palavra mãe.

2-      Verde as palavras avô/avó.

3-       Amarelo a palavra irmãos.

4-      Vermelho a palavra pai.

5-      Rosa as palavras bisavô/bisavó.

Fonte: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283408/ 

Atividade 2:  aproximadamente 60 minutos   

Para esta aula disponibilize uma cópia da atividade abaixo para cada aluno. A partir da Certidão de Nascimento de cada um, auxilie-os a identificarem os dados solicitados com o intuito de conhecerem melhor o documento em estudo.

Professor, após realizarem a atividade propicie a socialização das respostas. Depois, organize a turma para ouvir a história “Dois aniversários, duas vidas” da Turma da Mônica. A partir dessa história, as crianças compreenderão melhor o nascimento e também as etapas de vida pelas quais passamos.

Fonte: http://www.monica.com.br/comics/2aniversarios/welcome.htm 

Depois de contar a história, dialogue com a turma sobre o que compreenderam. A partir de folhas em branco, solicite que cada aluno faça um desenho, representando o que aprendeu com a história. Organize um painel com as produções dos alunos e exponha-o na sala de aula.   

Atividade 3:  aproximadamente 60 minutos

Professor, para esta aula, leve a turma ao laboratório de informática da escola. Auxilie os alunos a acessarem o sítio sugerido abaixo para conhecerem a biografia da Tarsila do Amaral. Converse com a turma sobre o que é uma biografia e auxilie a turma na leitura da biografia sugerida:

Sítio: http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm    

Após a leitura retorne com a turma para a sala de aula e proponha uma atividade individual, na qual cada aluno deverá escrever a sua biografia utilizando a pesquisa feita em casa sobre a sua história de vida. Organize um livro de biografia da turma e disponibilize para outras turmas da escola conhecer melhor os colegas.

Recursos Complementares

Outra biografia que poderá ser disponibilizada para a turma se encontra no sítio: http://www.youtube.com/watch?v=95cKeHNUtyI  

Para montar um álbum de família online acesse: http://clubinhofabercastell.com.br/pdf/atelie/como_usar_livro_familia.pdf  

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre a singularidade de cada família e a valorização dos diferentes modos de vida.