Portal do Professor

Início do Conteúdo

Arbitragem de Jogos de Voleibol

Autor e Co-autor(es)

Moacyr Barreto da Silva Junior imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

MARCOS VINICIOS PIMENTEL DE ANDRADE

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Educa??o F?sica Jogos: Projetos de forma??o dos alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos ser?o capazes de arbitrar uma partida de voleibol reproduzindo o gestual previsto na regra.

Trabalhar a integra??o e respeito as regras e aos colegas.

Aceitar eventuais falhas suas e dos colegas.

Duração das atividades

1 hora aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O(A) professor(a) utilizar? os conhecimentos dos alunos sobre o Voleibol, em particular, sobre a arbitragem.

Estratégias e recursos da aula

ARBITRAGEM NO VOLEIBOL

Arbitragem no Voleibol

Fonte: http://www.arbitrosdevoleibol.com/images/adv.gif

?

Professor, nas atividades esportivas nas aulas de educa??o f?sica escolar um dos grandes conflitos que vivenciamos relaciona-se no momento de arbitrar o jogo: "...Professor, voc? est? favorecendo a equipe tal..."; "...Professor, t? precisando de ?culos", s?o algumas das reclama??es mais comuns que encontramos em nossas aulas.

Atualmente, o Voleibol ? considerado o 2? esporte do pa?s, com muitas conquistas das sele??es de base e, especialmente, das sele??es adultas masculina e feminina. O grande apelo do jogo aproximou-o da grande m?dia e tornou o jogo popularmente conhecido. Mas, com rela??o as regras ainda h? algum desconhecimento e, como uma das propostas das aulas de educa??o f?sica ? proporcionar aos nossos alunos o incremento da cultura esportiva, ou seja, aproximar os alunos do espet?culo esportivo que estejam assistindo; n?o s? como torcida, mas como conhecedores do jogo e de suas regras.

Esta aula tratar? dos gestos de arbitragem do jogo de Voleibol e seus significados.

Para isso, esta aula proporcionar? uma aproxima??o dos alunos com as regras e os gestos mais significativos do jogo de voleibol.

?

ATIVIDADE 1 - COMPREENDENDO OS GESTOS DOS ?RBITROS DO JOGO DE VOLEIBOL

Caro Professor, divida a turma em grupos de 5/6 alunos e proponha que cada grupo levante o maior n?mero poss?vel de gestos dos ?rbitros relacionados ao jogo de Voleibol. Pe?a aos alunos que, al?m dos gestos eles devem compreender os seus significados, pois, na sequ?ncia desta tarefa dever?o apresentar para os grupos.

?

GESTOS DE ARBITRAGEM NO JOGO DE VOLEIBOL

Gestos de arbitragem no Voleibol.1

Fonte: http://www.cimino-ca.com/2010/regras/dicas.jpg

?

DICA - Professor, sugiro que apresente a imagem abaixo para estimular os alunos a lembrarem de outros gestos da arbitragem do jogo de voleibol.

?

GESTOS DA ARBITRAGEM DO JOGO DE VOLEIBOL

Gestos de arbitragem no Voleibol.2

Fonte: http://nipobrasileiro.files.wordpress.com/2008/11/tempo-e-substituicao1.png

?

?

ATIVIDADE 2 - APRESENTANDO OS GESTOS DOS ?RBITRIOS DO JOGO DE VOLEIBOL

Professor, nesta fase da aula os alunos dever?o apresentar o resultado do trabalho dos grupos. Proponho o seguinte:

?

  • Para cada acerto o grupo ganhar? 1 ponto;
    ?
  • Para cada regra com o gesto correto e, caso nenhum outro grupo apresente esse gesto, o grupo ganhar? 2 pontos.
    ?

DICA -  Professor, a princ?pio os alunos apresentar?o os gestos do ?rbitro principal (aquele que fica em cima da cadeira, mais vis?vel ao p?blico), por?m, temos ainda o 2? ?rbitro e, os fiscais de linha que tem gestos pr?prios, j? que trabalham com um instrumento (bandeira) para indicar o ocorrido no jogo. Proponho que, deixe que esses personagens da arbitragem apare?am naturalmente durante o debate dos grupos na atividade, mas, valorize caso algum grupo apresente esses integrantes da arbitragem na sua apresenta??o.

?

LOCALIZA??O DA ARBITRAGEM NO JOGO DE VOLEIBOL

Localiza????o da arbitragem no Voleibol

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_c7mrSxTyPaQ/SfR0szKvQXI/AAAAAAAAAZ0/8Oh9wiWF_DM/s400/campo.jpg

?

Professor, ap?s essa etapa apresente os seguintes v?deos para os alunos relacionados a arbitragem de voleibol:

?

V?deo 1 - http://www.youtube.com/watch?v=3gf7dqEFa7Y

V?deo 2 - http://www.youtube.com/watch?v=ShO5_4IxpvQ&playnext=1&list=PL5EB9CC78187A9F1B

?

?

ATIVIDADE 3 - ARBITRANDO O JOGO DE VOLEIBOL NA ESCOLA

?

?RBITRO DE VOLEIBOL

(GESTO PARA "DOIS TOQUES")

??rbitro de Voleibol

Fonte: http://www.fvbcv.com/noticias/428.jpg

?

?

GESTO PARA "BOLA FORA"

??rbitro de Voleibol - Gesto para bola fora

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_ZzBtqPX2SgM/S75Xm0rb2ZI/AAAAAAAAALg/VdgzhcEEC_4/s1600/DSC03958.JPG

?

Professor, nesta etapa da aula, que ocorrer? na quadra de esportes, os alunos da turma dever?o se organizar para realizar uma partida de voleibol. Portanto, dever?o escolher quais deles ser?o os personagens desta partida, tais como:

  • 2 EQUIPES DE 12 JOGADORES

?

  • 2 ?RBITROS - 1 DE CADEIRA E OUTRO AUXILIAR

?

  • 4 FISCAIS DE LINHA

?

DICA - Os alunos poder?o se revezar nessas fun??es, desde que de forma organizada para n?o prejudicar a atividade.

?

Professor, proponha que durante o jogo seja poss?vel debater sobre algum gesto equivocado dos alunos-?rbitros que seja poss?vel corrigir durante a atividade, afinal, mais do que um jogo, propriamente dito, esta atividade contribui para o entendimento das regras do jogo e, a viv?ncia em arbitrar um jogo sem torcida, sem press?o e, se saber?o utilizar as regras nos momentos prop?cios.

?

??rbitros - posi????o

Fonte: http://www.festivalrubenacosta.com/files/imagecache/fullsize/voleibol_capacitan_arbitros.jpg

?

FINALIZANDO A AULA

?

Ao final da aula discuta com os alunos sobre a experi?ncia de arbitrar um jogo de Voleibol na escola e, de terem participado de um jogo com arbitragem dos colegas.

Estimule-os a levantarem quest?es sobre a import?ncia do p?blico que assiste a um evento esportivo  terem mais conhecimento sobre regras e, da relev?ncia dos jogadores conhecerem mais as regras do jogo.

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o desta aula ser? atrav?s da apresenta??o de um trabalho para a pr?xima aula, onde os alunos dever?o levantar todos os gestos de arbitragem de um jogo de Voliebol.

Estes gestos dever?o ser apresentados atrav?s de fotos /ou v?deos  dos alunos representando os gestos e seus significados.]

Essa avalia??o ser? apresentada na pr?xima aula ana sala de v?deo.