Erwin Doescher, Andr?a Marques Le?o Doescher.
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Organiza??o hist?rica e temporal |
| Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
| Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
Estando os alunos organizados na sala de aula ou mesmo no Laboratório de Informática, em círculo, para que haja participação de todos, o professor deverá perguntar para eles (para cada aluno) qual é a profissão de seus pais ou responsáveis e anotar na lousa. O objetivo é o de que os alunos percebam que existem diversas profissões, e que esta diversidade é importante para o bem estar da vida em sociedade. Posteriormente, ainda por meio de discussões, os alunos poderão perceber que todas as profissões são importantes para a vida em sociedade, já que cada uma é responsável por diferentes aspectos da vida do ser humano (saúde, aparência, alimentação).
Em seguida, por meio da apresentação de algumas imagens, o professor poderá discutir com os alunos sobre algumas profissões que costumam não ser valorizadas pelas pessoas, mas que deveriam ser devido a sua importância para a sociedade:

Figura 1 – Imagem de um Gari
Disponível em:
http://2.bp.blogspot.com/_KHW2Val1ivY/SWJSvumT1_I/AAAAAAAAFN8/7pVYxeTVPsw/s400/gari.jpg Acesso em: 06. Maio. 2009.

Figura 2- Imagem de uma cozinheira
Disponível em: http://lucianacapiberibe.com/wp-content/uploads/2008/05/cozinheira.jpg Acesso em: 06.Maio.2009.

Figura 3 – Imagem de uma professora
Disponível em:
http://www.diof.ro.gov.br/imagens-noticias-comunicados/%7B9716198B-8E16-48D0-811B-723CB001A4FF%7D_professora%20net.jpg Acesso em: 06. Maio. 2009.

Figura 4 – Imagem de pescadores
Disponível em: http://www.brtrips.com.br/BT_EXCLUSIVE/pescador/vida_pescador01.gif Acesso em: 06. Maio. 2009.
Após mostrar as imagens acima e fazer uma discussão sobre a importância daquele profissional à sociedade, o mesmo deverá ser feito com as profissões dos pais ou responsáveis dos alunos, por meio da apresentação do que seja tal profissão e discussão sobre sua importância para a vida em sociedade. Para que, inclusive sejam explicadas algumas profissões, que por ventura alguns alunos possam desconhecer.
É importante que o professor favoreça, por meio de discussões que os alunos possam concluir que todas as profissões são muito importantes, porque contribuem para a qualidade de nossas vidas. Por exemplo, como seria se andássemos pelas ruas e elas estivessem todas sujas!?
O professor deverá dizer aos alunos que nas próximas atividades eles poderão aprender mais sobre esta importante profissão: a dos pescadores!
Atividade 1
Neste momento o Recurso deverá ser apresentado aos alunos.
O Recuso poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho de DVD!
Recurso:
Link do Recurso no site do Portal do Professor: recursos/mec_7335/peixe.flv
Este recurso (Fig.5) tem o objetivo de possibilitar que o aluno receba informações acerca do consumo saudável de peixes, modos de pesca, de criação artificial e sua ligação com a defesa do meio ambiente. O Recurso é um vídeo e tem a duração de 8 (oito) minutos.
Figura 5 – Imagem do Recurso
Após assistirem o vídeo, o professor deverá dizer aos alunos que farão uma discussão sobre uma das profissões que viram neste, ou seja, a dos pescadores.
Atividade 2
O professor deverá direcionar algumas questões para a discussão sobre a profissão de pescador:
- Vocês já viram ou conhecem um pescador?
- Vocês sabem como é o trabalho deles?
- E qual é a importância deste trabalho?
- Vocês sabem que a carne de peixe é um alimento muito saudável e que nós deveríamos consumi-la pelo menos, uma vez por semana?
O professor deverá conversar com os alunos sobre a interdependência que existem entre as profissões, e esta interdependência foi mostrada no Recurso. No caso do alimento peixe, por exemplo, até este chegar ao consumidor passa pela responsabilidade e trabalho de muitos outros profissionais, tais como: pescador; transportadores; pessoas que são responsáveis por embalar, limpar e etiquetar os alimentos com informações sobre validade para consumo etc, cozinheiros que irão preparar o peixe para a alimentação (Fig. 6), entre outros.
Para que não corra o risco, de que os alunos pensem que só existe esta interdependência entre estes profissionais, o professor poderá citar outros exemplos, como: entre médicos, enfermeiros e farmacêuticos, entre professores, diretores e demais funcionários de uma escola entre outros.

Figura 6 – Imagem de pessoas que preparam peixes em restaurantes
Disponível em: http://www.viagemesabor.com.br/userfiles/image/barpeixe_01.jpg Acesso em: 06. Maio. 2009.
Após terem conhecido a importância que existe em cada profissão e também a interdependência que existem entre elas, os alunos terão a afirmação desta importância por meio da atividade a seguir.
Atividade 3
Nesta atividade, os alunos, em grupos, farão pesquisas em alguns sites (Fig. 7) que versam sobre datas comemorativas, qual é o dia em que se comemoram as profissões, em especial as que foram apresentadas e discutidas durante as aulas (gari, pescador, professor, cozinheiro etc). Poderão fazer pesquisas sobre outras profissões, tais como: mecânicos, eletricistas, bombeiros, entre outras.Para esta pesquisa poderão além de pesquisar qual é a data comemorativa, pesquisar o que faz, qual a importância para o bem estar do ser humano e etc.
Os sites indicados são:
http://www.arteducacao.pro.br/comemorativas.htm
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/
http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/
Figura 7 – imagem do site Arte- educação
Após terminarem as pesquisas, cada grupo poderá fazer um cartaz com algumas informações sobre as profissões que pesquisaram, por exemplo:
- Nome da profissão;
- Imagem desta profissão;
- Data Comemorativa;
- O que o profissional faz;
- Onde faz;
- Importância social da profissão.
Por meio destas pesquisas, poderão reconhecer a importância que existe em todas as profissões!
Atividade 4
Para encerrar as aulas, os alunos poderão agora individualmente, fazer uma redação sobre o tema "As profissões", podendo expressar assim, o que entenderam a partir das discussões e atividades propostas até o momento sobre tal tema. Sugerimos que o professor peça para os alunos escolherem uma profissão, pode ser de seus pais ou uma outra apresentada durante a aula, e faça uma redação, na qual eles argumente sua importância, trabalhando, assim, a argumentação. Deste modo, a competência da escrita poderá ser trabalhada com os alunos!
Sugestão:
1) Estando os alunos em duplas, o assunto das profissões deverá ser trabalhado de forma lúdica e divertida, através de um jogo (Fig. 8) que se chama “Jogando com as profissões”. Neste jogo, os alunos são “convidados” a conhecer algumas profissões.
Com esta atividade a coordenação motora dos alunos também será trabalhada, uma vez que eles terão que, fazer, por exemplo, com que a bailarina dance, utilizando as setas do teclado – computador!
http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos/ciencias/nivel_avancado/profissoes/
Figura 8 – imagem do Jogo
| Nome | Tipo |
|---|---|
| O peixe do futuro | V?deo |