Portal do Professor

Início do Conteúdo

Fazendo Arte Gr?fica com os dedinhos das m?os!

Autor e Co-autor(es)

L?via Raposo Bardy imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos

Erwin Doescher, Andr?a Marques Le?o Doescher.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: g?neros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poder?o aprender nestas aulas que ? poss?vel aliar dois tipos de arte em uma mesma atividade, no caso, a arte das palavras, por meio de um g?nero narrativo ? f?bula com a arte visual por meio de desenhos que eles mesmos confeccionar?o.

Duração das atividades

Aproximadamente 150 minutos, 3 (Tr?s) aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de que conhecimentos pr?vios sejam trabalhados com os alunos para a efetua??o destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou aparelho de rádio, uma vez que o Recurso pode ser salvo em CD e transmitido por rádio;
- Desenvolvimento de uma atividade ligada à área das Artes. Para tanto, serão necessários alguns materiais, que estão elencados no item “Recursos Complementares”.

Motivação:

O professor deverá apresentar a seguinte música aos alunos (Fig. 1):

Polegares, polegares
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão

Indicadores, indicadores
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão

Dedos médios, dedos médios
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão

Anulares, anulares
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão

Dedos mínimos, dedos mínimos
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão

Todos os dedos, todos os dedos
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão

Polegares, indicadores, dedos médios
Anulares, dedos mínimos, todos os dedos

Todos os dedos, todos os dedos
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão


Referência:
Disponível em: http://vagalume.uol.com.br/temas-diversos/dedinhos.html  Acesso em: 06. Maio. 2009.

 

data/img-1

Figura 1 - Imagem de polegares.

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_xwr4-8DCBr8/R8iDYdyWOeI/AAAAAAAAAGY/S6Bo5diyHPQ/s320/27-02-08_155625.jpg Acesso em: 14. Maio. 2009.

Após apresentar a música o professor deverá dizer aos alunos que eles aprenderão nestas aulas como utilizar os dedinhos para fazer Arte Gráfica.

Atividade 1

Neste momento o professor deverá apresentar o Recurso aos alunos, lhes pedindo muito silêncio e atenção, pois o mesmo apresentará uma fábula, e depois de ouvi-la farão desenhos sobre esta.


O Recurso é um áudio; episódio do programa “Categorias Literárias” exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa - BibVirt, que apresenta a "Fábula", uma modalidade de gênero narrativo. Aborda suas características e referências literárias.  Além disso, o recurso descreve a fábula "A Cigarra e a Formiga". Tem a duração aproximada de 5 (Cinco minutos). O Recurso é um áudio e tem o objetivo de despertar no aluno o interesse pela leitura e incitar a sede de conhecimento.

Recurso:
 

 

Link do Recurso no site do Portal do Professor: recursos/mec_2775/Fabulas_parte1.mp3

 

Atividade 2


Após ouvirem a fábula, é importante que o professor converse com os alunos sobre a mesma, para saber o que acharam, se gostaram, se entenderam e o que entenderam. Para tanto o professor poderá fazer algumas perguntas norteadoras para a  discussão:

- Vocês gostaram da história (fábula)?

- Quem são os personagens da fábula?

- O que entenderam?

É importante que o professor diga que este é mais um dos tipos de textos existentes e que, por isso, é importante que o conheçam! Neste momento poderá instigá-los a visitarem com maior frequência a biblioteca da escola para pegar alguns livros e levar em suas casas para fazerem leituras!

 

Atividade 3

Após a discussão sobre a fábula o professor deverá convidar os alunos a fazerem uma atividade, muito divertida ligada à área das Artes. É importante que os alunos façam esta atividade tentando representar de alguma forma, a fábula que conheceram por meio do Recurso apresentado. Ou seja, a interpretação da fábula poderá ser traduzida em desenhos.
Os alunos utilizarão seus próprios dedos para fazerem seus desenhos. Abaixo se encontram alguns exemplos (Fig. 1) de desenhos, feitos com esta técnica:
É importante ressaltar que com esta atividade, muitos aspectos estarão sendo trabalhados com alunos, como, por exemplo: criatividade, coordenação motora fina, habilidades artísticas e a interpretação de texto, uma vez que uma fábula é um texto!
 

data/img-3

Figura 1 – Imagem de desenhos feitos através da técnica dos dedinhos


Atividade 4

Para desenvolver esta técnica será preciso que:

1. A criança aperte seu dedo sobre uma almofada de carimbo ou então que pinte o dedo com tinta aquarela em um pincel.
 

 

data/img-4

Figura 2 – Imagem do dedo sobre a almofada de carimbo


2. Depois é preciso que a criança pressione seu dedo sobre um papel.
 

 

data/img-5

Figura 3 – Imagem do dedo com tinta sobre o papel

3. Depois de ter esperado um tempo para deixar secar a tinta, o desenho poderá ser feito!

 

data/img-6

Figura 4 – Imagem de um desenho feito com a técnica dos dedinhos

Abaixo se encontram mais exemplos (Figs. 5, 6 e 7) de desenhos que poderão ser feitos pelos alunos, inclusive há um exemplo de como fazer formigas; animal que aparece na fábula!
 

 

data/img-7

Figura 5 - Imagem de animais

 

data/img-8

Figura 6 - Imagem de flores e insetos

 

data/img-9

Figura 7 - Desenhos variados

Referência:
EMBERLY, E.R. Desenhando com os dedos. Tradução: Shirley Aparecida de Souza. 1ª Ed. São Paulo: Editora Panda, 2004.
 

Sugestão:

Sugerimos que o professor proponha aos alunos que escrevam suas próprias fábulas e façam desenhos sobre ela. Assim, trabalharão com a escrita de textos.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
F?bulas: parte 1 [Categorias Liter?rias] ?udio

Recursos Complementares

Pap?is, tinta aquarela de diversas cores, almofada de carimbo e/ou pincel, l?pis de cor preto.

Avaliação

Os alunos poder?o ser avaliados em todos os momentos das aulas, pois ? importante que prestem aten??o em todas as atividades propostas, pois cada uma delas busca trabalhar uma compet?ncia diferente. A interpreta??o de texto, (a f?bula) poder? ser avaliada por meio da atividade pr?tica de Artes. ? importante que o professor esteja atento para perceber se os alunos entenderam o que a f?bula trazida no Recurso aborda e se entenderam que a atividade de Artes proposta ? importante para eles, e n?o apenas uma simples brincadeira!