Portal do Professor

Início do Conteúdo

Como surgiu o vôlei?

Autor e Co-autor(es)

leonardo lima costa imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar quem jogava o vôlei em sua criação e quem joga hoje;          
  • Entender o porquê de se criar tal atividade e porque se joga hoje;          
  • Vivenciar o minnonette.

Duração das atividades

50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: (texto para orientação teórica)

Entender o porquê de se criar o voleibol. No fim do século XIX o basquete era bem popular, mas exigia muito dos participantes mais velhos. Um professor de educação física da época sugeriu que fosse colocada a rede de tênis a uma altura de 1,90m para ser jogado o minnonette. O mintonette consistia em rebater a bola de um lado para outro sem deixá-la cair. Não existia número certo de participantes. O jogo foi ganhando adeptos ate se torna o voleibol atual.   

Brincar de:

1.    Dividir a turma em duas equipes grandes;

2.    Pegar uma bola de Handebol;

3.    Permitir que os alunos agarrem a bola firme assemelhando ao gesto do handebol;

4.    Marca ponto a equipe que conseguir lançar a bola no chão da quadra adversária.

Atividade 2: 

Será que um número excessivo de participantes ajuda no desenvolvimento do minnonette?

Abrir para reflexão do porquê de se diminuir ou limitar o número de participantes no jogo.

Perguntas para início de conversa: ·         

  • A quadra tem o tamanho suficiente para todos jogarem?      
  • Todos participam do jogo da mesma forma, ou alguns mais que outros?          
  • O jogo prende a atenção, ele é prazeroso de se jogar? Iniciar o minnonette com menos alunos em quadra. Ir diminuindo ate permanecerem seis participantes e novamente abrir para o diálogo:        
  • Diminuir o número de participantes possibilitou alguma melhora na prática do minnonette?  

Atividade 3: 

Dividir a turma em quatro grandes grupos. Cada grupo terá que reinventar um jogo, com base no minnonette e se apropriando de outros já conhecidos hoje, criar um novo jogo com a mesma estrutura física (uma quadra dividida por uma rede suspensa). Propor que cada grupo ensine seu novo jogo, tendo por referencia as características do minonette ou voleibol.

Atividade 4: 

Levantar uma breve questão: quando o minnonette se transformou e voleibol?

Não se sabe muito bem, mas o minnonette rapidamente foi ganhando mais adeptos e em 1947 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol, já com o novo nome. Em sua origem o voleibol era praticado por idosos e pessoas mais sedentárias, hoje o esporte se tornou tão competitivo quanto outro qualquer, trazendo junto à melhoria do desempenho técnica e a profissionalização de quem o pratica. Ainda encontramos praticantes sem preocupação com o rendimento, mas a realidade é bem diferente de sua origem em Massachusettsnos nos EUA.

Recursos Complementares

Avaliação

Reunir a turma ao final da aula e pedir que identifiquem os primeiros praticantes do voleibol fazendo uma diferenciação com os de hoje.

Verificar se reconhecem as regras para se jogar o minonette e o avanço ou modificações que ocorreram no voleibol até os dias atuais.