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Vôlei: Evolução da bola

Autor e Co-autor(es)

leonardo lima costa imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar os fatores os quais levaram à adaptação e criação de uma bola específica para jogar Vôlei;   
  • Vivenciar os fatores os quais modificaram a bola de vôlei com o passar do tempo.

Duração das atividades

50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário o conhecimento sobre a história do voleibol. Aula referente: "Como surgiu o vôlei?"

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Propor jogar o voleibol com a bola de basquete (primeira bola utilizada).

Após o jogo abrir para o diálogo e reflexão

 

·         A bola de basquete é não se adaptou ao jogo de vôlei. Por quê?

·         A rigidez e o peso da bola de basquete contribuíram para a prática do vôlei?  

Atividade 2: 

Se a bola de basquete não era apropriada para a prática do voleibol, a primeira solução foi adaptar sua câmara de ar. Propor, agora, jogar o voleibol com a câmara de ar da bola de basquete (segunda bola utilizada).

Após o jogo abrir para o diálogo e reflexão

·         A câmara de ar solucionou as dificuldades encontradas anteriormente? Ela é apropriada para a prática do voleibol?

A câmara da bola de basquete não permitiu jogar e oferece algumas dificuldades. Argumentar levando a turma a compreender possíveis dificuldades, como: formato irregular, dificuldade em rebater, peso da bola, entre outros.

Atividade 3: 

Após ter percebido que a câmara de ar não possibilitou a prática do vôlei, a terceira tentativa foi à bola de handebol. Propor a prática com a bola de handebol.

Atividade 4: 

A bola de handebol também não solucionou o problema. Levar a turma a refletir possíveis problemas, como:  tamanho da bola, peso, rigidez, entre outros.

Propor a próxima prática, servirá como recurso lúdico e pedagógico. Mostrar para os alunos que a prática do voleibol requer uma bola específica. Apesar da atividade ser muito divertida a bola, que segue, não resolve as dificuldades encontradas ate agora.

Propor jogar o voleibol com uma bola de parque de diversão (bolas grandes de plásticos).

Após o jogo abrir para o diálogo e reflexão:

·         Essa bola machuca?

·         O peso dessa bola ajuda no jogo de voleibol?

·         Ela oferece uma boa condução na direção e trajetória?

Atividade 5:

Mais uma vez, como recurso pedagógico, propor a próxima prática.

Propor jogar o voleibol com a bola de PVC (conhecida com “bola de dente de leite” em Minas Gerais).

Após o jogo abrir para o diálogo e reflexão

O peso da bola aumentou, em relação à anterior, mas ainda não resolveu os problemas como direção e trajetória.

Atividade 6: 

Antes de propor a vivência do vôlei com a bola oficial, rever algumas questões que foram identificadas ate agora, nesta aula (caso o professor tenha outras questões ou considerações que não foram relacionadas a seguir, fica ao seu critério complementá-las).

São essas as questões:

 ·        Rigidez;

·         Peso;

·         Material da bola;

·         Anatomia inadequada (oval, ou circunferência irregular);

·         Interferência na precisão dos gestos e movimentos;

·         Velocidade da bola.

Recursos Complementares

Avaliação

  • Verificar, em conversa com os alunos, se identificam o porque da necessidade de se criar uma bola oficial;
  • Pedir aos alunos que identifiquem as características da bola oficial de voleibol.