Portal do Professor

Início do Conteúdo

Poemas para brincar de liberdade

Autor e Co-autor(es)

Verônica da Silva Fernandes Rodrigues imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Elaborar uma lista de brincadeiras infantis que envolvam liberdade.

  Identificar a palavra LIBERDADE dentro do seu contexto.

Interagir com o grupo, através de brincadeiras propostas pela professora.

Ler e interpretar o poema de Cecília Meireles.

Escrever um poema relacionado a brincadeiras.

 Ilustrar o poema criado pelos alunos.

Duração das atividades

Três tempos de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer diferentes estilos textuais, como POEMA.

Possuir a memória de brincadeiras antigas.

Estratégias e recursos da aula

   1ª Atividade:

No primeiro momento, a professora apresentará várias cartelas com sílabas da palavra LIBERDADE.   

Acompanhará como os alunos farão para formar a palavra.   

Depois, em uma folha de cartolina  branca apresentará a  palavra LIBERDADE, escrita com hidrocor e questionará a turma  sobre o significado da palavra, dando a oportunidade aos alunos de refletirem sobre a palavra LIBERDADE.

Cada aluno dará a sua opinião, dando asas a imaginação.

Como outra atividade:

 a)pedirá que os alunos façam rima com a palavra.

 b)pedirá que os alunos façam uma mímica com a palavra.

c)depois pedirá que algum aluno indique o que o grupo fará com a palavra.  

 Em  outro momento, a professora fará a proposta aos alunos de elaborar   uma lista com nomes de brincadeiras que envolvam liberdade, fazendo as  anotações em uma  folha de papel pardo coletivamente,  associando as brincadeiras com o significado da palavra LIBERDADE.  

 2ª Atividade:

A professora fará a proposta em ir à quadra com a  turma, para que de forma coletiva, possam interagir brincando juntos as brincadeiras que listaram em sala no blocão.

Na volta à sala de aula, a professora solicitará que os alunos sentem-se,  relaxem, respirem fundo soltando o ar devagar com os olhos fechados.

 Após esse breve relaxamento de cinco minutos, a professora apresentará à turma um poema de Cecília Meireles, destacado em uma folha de papel  pardo no blocão, se possível, também entregue em uma folha xerocada. Solicitará à turma que façam a leitura de maneira silenciosa, apreciando o poema.   

O Cavalinho branco – Cecília Meireles  

 À tarde, o cavalinho branco

está muito cansado:

mas há um pedacinho do campo

onde é sempre feriado.

O cavalo sacode a crina

e nas verdes ervas atira

sua branca vida.

Seu relincho estremece as raízes

e ele ensina aos ventos

a alegria de sentir livres

seus movimentos.

Trabalhou todo o dia, tanto!

desde a madrugada!

Descansa entre as flores, cavalinho branco

de crina dourada!   

Com os alunos interpretar o poema e depois  empregar a palavra  LIBERDADE em diferentes contextos   

   3ª Atividade:

 No primeiro momento após a leitura silenciosa, a professora fará a proposta   de que a turma faça a leitura  oralmente em conjunto, apreciando de uma   outra forma a leitura  do mesmo poema.

No segundo momento, após a leitura coletiva, a professora, colocará no  quadro o blocão de folha de papel pardo, solicitará à turma que criem  em conjunto um poema falando sobre a LIBERDADE.

Pode ter como incentivo, também, a lembrança de  certas brincadeiras que  foram  vivenciadas por eles.   

No terceiro momento, a professora fará a proposta de que os alunos  ilustrem o poema de forma individual. 

 Essas ilustrações serão expostas em um mural da sala de aula juntamente com o poema elaborado pela turma e registrado pela professora no blocão.        

 

Recursos

Folha de cartolina

Folha de papel pardo

 Folha de ofício

 Poema xerocado

 Hidrocor

Lápis de cor

Lápis Cera

Revistas e jornais para serem recortados

Brinquedos: bola, boneca, jogos de quebra-cabeça, corda, peteca, bola de gude, bonecos, carrinhos e outros.

Recursos Complementares

Avaliação

 Avaliar, de forma oral, as formas de interpretar a palavra LIBERDADE levando como critérios as diferentes culturas, os valores da família, a vivência do aluno. Incentivá-los a contar sobre suas famílias e de como as discussões sobre valores ocorrem no âmbito familiar.

Fazer uma avaliação em que cada aluno fale sobre uma brincadeira e a turma responda com Sim ou Não.

Pedir que cada aluno faça uma lista de cinco situações que lembrem o sentimento de liberdade.Depois as listas serão lidas em sala de aula, pelo próprio aluno.