Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
• Despertar o interesse dos alunos em usar a escrita como uma forma de comunicação;
• Identificar as características do relato pessoal;
• Produzir relato de experiência de acordo com as características estudadas.
As atividades foram elaboradas para alunos do 6° ano que já tenham familiaridade com textos narrativos.
Primeira etapa:
Professor: inicie a aula conversando com os alunos sobre as lembranças de fatos importantes que aconteceram em suas vidas. Destaque que esses fatos, sempre que possível, devem ser relatados a outras pessoas para que a troca de experiência sirva de aprendizado e enriquecimento cultural. Conte aos alunos algo marcante sobre sua infância.
Apresente o texto MINHA PRIMEIRA PROFESSORA, de Paulo freire.
Disponível em:
http://www.genealogiafreire.com.br/bio_paulo_reglus_neves_freire.htm
Professor: leia o título do texto com os alunos e pergunte a eles de que assunto o texto parece tratar. Em seguida, solicite que façam a leitura em voz alta do texto. A partir da leitura do texto, converse com os alunos sobre algumas questões:
Qual é a relação entre o título e o conteúdo do texto?
Quem são os personagens?
Qual é o tipo de narrador do texto lido?Quem é esse narrador?
Qual trecho do texto permitiu a identificação do narrador?
Quando se passam os fatos?
Qual é o episódio relatado no texto?
A história lida trata-se de fato real ou fictício?
Como foi a ida do menino para a escola?
Como Dona Eunice ensinava as “sentenças” ao menino?
Professor: para que os alunos conheçam um pouco mais sobre a vida do autor do texto que eles acabaram de ler, apresente pequenos vídeos com a biografia de Paulo Freire.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=Ny0h8v4xDHs
http://www.youtube.com/watch?v=SLRkrOk2OxM&NR=1
Professor: através de elementos apontados nas questões anteriores, mostre aos alunos que o texto lido trata-se de um relato pessoal. Relato porque apresenta informações sobre fatos reais, que ocorreram de verdade com o escritor Paulo Freire, e pessoal porque trata de fatos vividos pela pessoa que conta, dessa forma intransferível.
Segunda etapa:
Professor: produza um relato pessoal, uma espécie de memorial da sua vida escolar e apresente aos alunos. A ideia dessa atividade é motivar os alunos para produção de um relato pessoal a partir de um texto modelar.
Professor: insira em seus slides fotos e, se possível, leve algum objeto que tenha guardado e que esteja relacionado ao seu período escolar Após a apresentação dos slides, converse com os alunos sobre algumas questões:
1) Quem é o personagem do texto?
2) Qual é o tipo de narrador?
3) Qual é o fato relatado?
4) Quando se passam os fatos relatados?
5) O texto lido é real ou fictício? Explique.
6) Temos no texto uma linguagem objetiva ou subjetiva (expressa emoções, sentimentos)? Identifique no texto exemplos que comprovem a resposta.
Terceira etapa:
Professor: solicite aos alunos que levem para a sala de aula fotos de momentos vividos na escola ou algum objeto significante: merendeira, um trabalho, uma pasta antiga etc. Divida a classe em grupos de, no máximo, três alunos e peça que eles contem para os colegas o momento que a foto retrata ou relatem um episódio vivido em que o objeto levado para sala esteja inserido.
Após o relato realizado em pequenos grupos, solicite que os alunos o façam para toda a classe. Neste momento, estimulem-nos a fazer o relato oralmente para toda a classe.
Vídeos referentes a Paulo Freire, consulte: http://www.genealogiafreire.com.br/bio_paulo_reglus_neves_freire.htm
Professor: entregue a proposta de produção de texto abaixo aos alunos.
Produção de texto
Após ler o relato de Paulo Freire e da sua professora sobre as lembranças da escola, agora é a sua vez de produzir um relato. Conte um fato interessante sobre a sua vida escolar, algo que lhe pareça bastante especial. Para ajudá-lo nesta tarefa, siga as dicas a seguir:
•Utilize a primeira pessoa, já que você escreverá um relato pessoal.
•Como o assunto em pauta é o da sua própria vida, você pode inserir no texto expressões ou fatos que revelam emoções, alegrias que viveu.
Você vai produzir seu relato pessoal para que seus colegas de classe e funcionários da escola possam conhecer um pouco mais sobre sua vida. Todas as produções serão reunidas em uma coletânea de textos para ser apresentada durante um evento da escola.