Portal do Professor

Início do Conteúdo

A PARTIDA TÃO ESPERADA

Autor e Co-autor(es)

Gilka Silva Pimentel imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Aprender a brincar de futebol utilizando as regras que fazem parte do jogo;
  • Aprender a perder e ganhar;
  • Vivenciar uma partida de futebol;
  • Construir noções de cooperação própria do trabalho em equipe;
  • Exercitar movimentos coordenados e simultâneos do jogo de futebol.

Duração das atividades

Duas aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  1. As regras do futebol;
  2. Brincandeiras de jogar.

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE

OS PREPARATIVOS PARA A TÃO ESPERADA PARTIDA

Fonte: Arquivos do NEI-2005.

Este é um momento que se caracteriza pelo envolvimento e euforia do grupo. Portanto, o professor precisa planejar cada etapa de organização das atividades que  antecede a partida do jogo.

Primeira etapa:

Definir na roda o nome, as cores e o símbolo do time. Para a escolha do símbolo cada criança faz um desenho. Este será ser escolhido por uma comissão formada por professores, direção e coordenação da escola. Após esse momento, os símbolos indicados pela comissão serão votados pelos alunos da sala para representar o time.Vejamos símbolos do time preferido desenhados por crianças de 5 a 6 anos.

.

Segunda etapa:

Definido o símbolo, o nome e a cor do time, solicitar que tragam uma camisa branca para ser pintada na escola. Para esta atividade convidar alguém da escola ou da comunidade que domine a técnica da pintura em camisetas.

2ª ATIVIDADE

Organizar cartazes e convites para os pais e os colegas da escola. Esta atividade pode ser feita dividindo o grupo para escrever cada uma das modalidades de texto (convite, cartaz). Depois espalhar pela escola os cartazes e sair nas salas para entregar os convites as turmas convidadas para assistirem o jogo.

3ª ATIVIDADE

FINALMENTE É CHEGADA A HORA!

Neste dia é comum a euforia das crianças. Antes de iniciar o jogo conversar sobre como cada um deve jogar. Lembrar que um dos times pode perder ou ganhar, mas o importante é se divertir e participar.

Fonte: Coleção Cotidiano Escolar 2005, Nº01, Vol.01,Pág 102 - O Ensino de Arte  e Educação na Infância.

4ª ATIVIDADE

TEXTO COLETIVO

Após o jogo propor um registro coletivo e individual sobre a partida de futebol. Esta atividade de produção textual é uma excelente oportunidade para as crianças refletirem sobre o jogo, seus sentimentos em relação ao resultado da partida, tal como nesse texto produzido por uma criança de 6 anos:

Fonte: Coleção Cotidiano Escolar 2005, Nº 01, Vol.01. Pág 102 - O Ensino de Arte  e Educação na Infância.

Recursos Complementares

O professor poderá usar outras estratégias em sala de aula:

Trazer símbolos de vários times tais como: cores, bandeiras, camisas;

Imagens de jogadores;

Reportagens sobre o futebol

Vídeo de um jogo de futebol.

Avaliação

  •  Verificar o envolvimento e participação durante os preparativos do jogo;
  • Observar como utilizaram as regras do jogo;
  • Perceber como reagiram diante do resultado da partida.