Portal do Professor

Início do Conteúdo

? Se crian?a governasse o mundo?: construindo no??es de justi?a e responsabilidade social

Autor e Co-autor(es)

Vanessa de C?ssia Dias imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Rita de C?ssia Roger Mariano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- construir no??es de justi?a e responsabilidade social ;

- refletir juntamente com seus grupos de conviv?ncia sobre as condi??es sociais da inf?ncia em nosso pa?s; -

 - despertar a consci?ncia ecol?gica;

- despertar os sentimentos de paz, amor e fraternidade;

- desenvolver a linguagem oral.

Duração das atividades

5 aulas de 20 a 30 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? interessante que as crian?as tenham vivenciado situa??es de aprendizagem referentes ao trabalho infantil, assim como, sobre os direitos e deveres da crian?a.

Estratégias e recursos da aula

"N?o tenho nada contra os adultos, mas eles bem que podiam dar um tempo. Sair de f?rias. Ir pro espa?o. Conhecer Saturno, Urano, Plut?o... As crian?as ficariam aqui, na Terra, tomando conta de tudo. Naturalmente, as coisas voltariam aos seus lugares. Uma pequena mostra do que seria o reino desses pequenos governantes est? neste livro, aprovado e assinado por algumas dessas autoridades de v?rios pa?ses. Se voc? for uma crian?a, com certeza vai se deliciar. Se for um adulto, pode sentir uma inc?moda vontade de fazer as malas... - Marcelo Xavier." ( Relato do autor)

?

1? Momento Em rodinha, promover a conta??o da hist?ria ? Se crian?a governasse o mundo? do autor Marcelo Xavier. Trata-se de uma hist?ria que promove solu??es para diversas situa??es sociais que afligem a popula??o na sociedade atual, apresentadas a partir do imagin?rio infantil. Ap?s a hist?ria, o/a professor/a explora com as crian?as as percep??es, sensa??es e sentimentos vivenciados durante a narra??o. Para finalizar, ? proposto ?s crian?as o trabalho com massinha de modelar, sendo proposto a elas representar os elementos da hist?ria.

Esta massa pode ser produzida com as crian?as, segue abaixo a receita:

3 x?caras ( ch?) de farinha de trigo 1 ? (ch?) de sal 3 colheres (sopa) de ?leo. Aproximadamente 1 x?cara (ch?)  de ?gua com anilina na cor desejada.            

Modo de Preparo    

  Misture todos os ingredientes at? dar o ponto e solicite que as crian?as      amassem.   Dizer ?s crian?as que as ilustra??es do livro foram feitas com massa de biscuit e que esta ? uma massa parecida com a massa de modelar.   

2? Momento Organizar as crian?as em grupos e a estes distribuir situa??es como as do livro para que elaborem proposi??es; por exemplo: Se crian?a governasse o mundo, os bichos seriam... As crian?as devem ser instigadas neste caso a pensarem como cuidariam dos animais. E assim, propor para o grupo outras situa??es presentes na hist?ria, destacando a refer?ncia aos sentimentos de paz, amor e fraternidade, assim como, a consci?ncia ecol?gica ( o/a professor/a vai anotando as falas das crian?as).  Ao final, propor o registro em desenho, este pode ser constru?do individual ou coletivamente.   

3? Momento O/a professor/a leva para a sala o globo terrestre e explora com o grupo a forma geom?trica do nosso planeta. Juntos poder?o identificar nosso pa?s, reconhecer as partes do globo formadas por terra e mar, destacando as cores que representam os mesmos. Estimular as crian?as a dizerem o que existe na terra e o que existe no mar. Ao final propor ao grupo a explora??o da forma de c?rculo, pela qual representamos nosso globo terrestre: as crian?as ir?o fazer uma bola de jornal e depois de pronta pintar com as cores: azul, verde e marrom.   

4? Momento Para este momento, o/a professor/a orientar? as crian?as a procurarem em revistas figuras de pessoas e seres  vivos que existem em nosso planeta. As figuras devem ser recortadas pelas crian?as e em seguida, coladas ao mini globo terrestre (bola de jornal) observando as cores do globo para colar as respectivas gravuras ( por exemplo: peixes no azul; animais terrestres no marrom ou verde; pessoas no marrom). Depois dos trabalhos prontos, pode ser organizada uma exposi??o intitulada ? Se crian?a governasse o mundo...? utilizando-se das falas das crian?as elaboradas no 2? momento da aula.

Recursos Complementares

- Acessando este link voc? poder? acompanhar o relato e as fotos de uma apresenta??o realizada pelas crian?as de uma escola municipal de Minas Gerais sobre a hist?ria " Se crian?a governasse o mundo". ? uma ?tima proposta! Confira!

http://umeisaovicente.blogspot.com/2009/12/se-crianca-governasse-o-mundo.html

Avaliação

O/a professor/a dever? realizar as seguintes observa??es:

- A crian?a se interessou  pelo assunto abordado;

- A crian?a foi capaz de expressar suas ideias pelas diversas linguagens propostas ( oral, pintura, modelagem, desenho, colagem);

- A crian?a assimilou os sentimentos referidos na proposta da aula.