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Calculando no pega varetas - Adição e multiplicação - Cálculo mental

Autor e Co-autor(es)

Sandra Maria Rocha de Arruda imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

-resolver situações de adição e multiplicação 

-reconhecer dobro e triplo

-utilizar cálculo mental em diferentes sentenças matemáticas

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-compreensão o conceito de adição e multiplicação

Estratégias e recursos da aula

1º momento

A turma será dividida em grupos de 4 alunos.

Cada grupo receberá um pega varetas. Durante 3 minutos, poderá manusear as varetas, arrumar ou fazer montagens de forma livre.

O professor prepara um cartaz de como jogar o pega varetas e apresenta para a turma.

Como jogar?

Juntar os palitos com a mão, apoiando um dos extremos sobre a mesa. Em seguida, solte-os para se espalharem.

O primeiro participante deverá levantar um palito de cada vez, sem mover os outros. Se isto ocorrer, ele passará a vez ao participante a sua esquerda.

Os pontos dos palitos retirados devem ser anotados, antes do próximo participante continuar o jogo.  

O único palito preto, quando retirado por um jogador, pode ser utilizado para auxiliar a levantar os demais palitos.

2º momento

O professor utilizará diferentes pontuações para cada partida.

1ª partida: Adição

Valor das varetas

Preta  50 pontos

Azul 20 pontos

Amarela  15 pontos

Vermelha  10 pontos

Verde 5 pontos

O aluno deverá somar a sua pontuação e anotar num bloquinho ou folha de ofício.

3º momento

2ª partida: Multiplicação

Valor das varetas

Preta 6 pontos

Azul 5 pontos

Amarela 4 pontos

Vermelha 3 pontos

Verde 2 pontos

O professor poderá mudar os valores dos pontos de acordo com a multiplicação que deseja trabalhar.

Sugestão:

Na 2ª partida, o aluno poderá manter a pontuação da 1ª partida e multiplicar esse resultado por cada vareta da 2ª partida.

4º momento

3ª partida: Dobro e triplo

Valor das varetas

Preta 45 pontos

Azul 32 pontos

Amarela 26 pontos

Vermelha  17 pontos

Verde 9 pontos

Na 3ª partida, o aluno poderá pegar somente uma vareta e calcular o dobro e triplo de seu valor ou somar duas varetas e calcular o seu dobro e triplo.  

Recursos Complementares

O professor poderá utilizar outras pontuações para as varetas, de acordo com o trabalho que deseja desenvolver na turma.

http://www.jogos.antigos.nom.br/pegavaretas.asp

http://www.pindoramabrinquedos.com.br/produtos/novidades/novidades6.html 

http://fazendoarte67.blogspot.com/2008/10/pega-varetas-de-jornal.html

Avaliação

1. Participação das crianças na verificação dos resultados apresentados pelos outros grupos.

2. As atividades realizadas serão importantes para observar cada grupo e verificar se os alunos têm dificuldade no cálculo da adição e multiplicação.