Portal do Professor

Início do Conteúdo

Os Fenômenos Relacionados com a Dilatação

Autor e Co-autor(es)

Rosilaine Gomes de Santana imagem do usuário

SAO CRISTOVAO - SE Universidade Federal de Sergipe

Fábio José dos Santos Souza, Celso José Viana Barbosa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Observar que os fenômenos sobre a dilatação estão presentes no seu cotidiano

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de temperatura e calor, comportamento cinético molecular, leitura e confecção  de "mapa conceitual"

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão

Aula interativa

Aula conceitual

Uso de demonstrações investigativas

Motivação

Iniciar a aula ligando um pisca-pisca utilizado no natal e colocando-o visível à turma.

Perguntar aos alunos porque ele pisca! (nada de explicar o que acontece)

Atividade 1

Ligar uma lâmpada bimetálica de pisca-pisca em uma pilha e mergulhá-la no gelo. Mostrar que a lâmpada pára de piscar ao ser mergulhada em gelo. Pedir para os alunos explicarem por que isso acontece. Mostrar uma imagem do interior da lâmpada de pisca-pisca e explicar cada componente. O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos percebam a influência da temperatura no funcionamento desta e de outras lâmpadas.

.

Figura 1. Imagem de uma lâmpada bimetálica retirada de um pisca-pisca. Disponível em: http://casa.hsw.uol.com.br/luzes-de-natal3.htm Acesso em: 19/05/2010      
Atividade 2.

Recorte um pedaço de folha de caderno e de papel alumínio de dimensões aproximadas 2,5 x 5,0 cm. Cole o papel alumínio sobre o pedaço de folha de caderno e deixe secar. Recorte também outro pedaço de papel alumínio com as mesmas dimensões anteriores e não cole nada sobre ele. Em uma vela acesa, aqueça o pedaço de papel colado no papel alumínio, veja o que acontece! Faça o mesmo procedimento somente com o papel alumínio.

Ver o link do video sobre esta atividade http://www.youtube.com/watch?v=x9SHSbxDcmw&feature=related 

Peça para que eles respondam as seguintes perguntas:

Por que um papel se curvou e o outro não?

Existe alguma relação desse fenômeno com o fato do pisca-pisca piscar (atividade 1)?

O professor deverá, nesse momento, construir os conceitos juntamente com os alunos, fazendo com que eles percebam a relação entre estas duas atividades. Através destas atividades, os alunos terão capacidade de perceber que o papel alumínio assumiria o lugar da lâmina da lâmpada, que se curva ao ser aquecida e pára de piscar.

Atividade 3.

Demonstração com a bolinha de ferro.

Para facilitar a montagem desta demonstração veja o  link do vídeo http://www.youtube.com/watch?v=ZI1vS3C3pPQ 

Com esta demonstração você poderá trabalhar a dilatação superficial e volumétrica dos sólidos.

Nesta aula você poderá fazer  inúmeras contextualizações para que o  aluno perceba que o fenômeno da dilatação está presente no seu dia-a-dia. Mostrar o funcionamento de um termômetro para relacionar com a dilatação volumétrica, comentar sobre o funcionamento do chuveiro automático contra incêndio e entre outras contextualizações.

Figura 2. Imagem de um chuveiro automático contra incêndio. Dsponível em: http://www.carverex.com.br/fotos/produtos/gr/sprinkler.jpg Acesso em: 20/05/2010 

É interessante que o professor da sala de aula desenvolva estas atividades antes de iniciar o conteúdo sobre dilatação.

No final desta aula, peça para os alunos montarem um mapa conceitual relacionando os conceitos que foram vistos durante a aula.

Se os alunos da turma em que você trabalha não sabem o que significa um mapa conceitual, então explique o seu significado e os procedimentos para sua montagem.

Referências Bibliográficas

ALVARES, Beatriz Alvarenga. Física volume 2. Editora Scipione. São Paulo - SP 2009.

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação será feita através da participação dos alunos no decorrer das atividades desenvolvidas em sala de aula e também através da montagem dos mapas conceituais.