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Damas cartesianas

Autor e Co-autor(es)

Hosana Jéssica Batista imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP SARRION MONSENHOR

Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Por meio de uma situação lúdica o aluno poderá aprender o conceito de localização de pontos em um plano bidimensional utilizando coordenadas.

Duração das atividades

Três aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Números inteiros e sistemas de medidas convencionais.

Estratégias e recursos da aula

Professor inicie a sua aula informando aos alunos a história do jogo de damas. Uma atividade que nasceu a mais de 4000 anos atrás com os povos do continente africano. Como material de apoio o professor poderá utilizar o seguinte endereço eletrônico:

http://www.topdam.com.br/release/historiamundial/ 
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2027/imagens/aficdamas.bmp

Imagem retirada do endereço eletrônico Topdam


Após o término desta atividade de introdução à aula, proponha aos alunos a construção de um tabuleiro de damas. O jogo damas é praticado sobre um tabuleiro quadrado com 64 casas, sendo 32 de coloração clara e 32 de coloração escura, na forma de quadrados menores dispostos alternadamente. O tabuleiro é colocado de forma que a casa escura do canto do tabuleiro fique à esquerda do jogador, conforme figura abaixo.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2027/imagens/tabdamas.bmp

Para confeccionar o tabuleiro de damas sugerimos a coleta dos seguintes materiais:
1. folha de cartolina branca ou placa de E.V.A branca;
2. Caneta preta ou com coloração escura;
3. Tesoura;
4. Régua.

Inicie a construção recortando na cartolina ou na placa de EVA um quadrado de lado 16 centímetros. Cada quadrado menor que compõe o quadrado maior do tabuleiro deve ter medida lateral de 2 centímetros. Após confeccionar todos os quadrados menores que compõem o tabuleiro, pinte alternadamente de cor escura os quadrados menores. Veja a figura abaixo.
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2027/imagens/damamed.bmp

Medidas do tabuleiro do jogo de damas


Como pedras do jogo de damas o professor pode adotar 12 botões de camisa pretos e 12 botões de camisa brancos ou utilizar sobras do material, usado na confecção do tabuleiro, para construir as pedras. Antes de adotar uma postura lúdica, permitindo o inicio do jogo de damas entre os alunos, o professor pode aproveitar o momento para realizar algumas questões com a finalidade de relembrar conceitos geométricos de composição de figuras planas e área de figuras geométricas planas. Abaixo segue algumas sugestões para a discussão proposta.
1. Levando em consideração apenas os quadrados escuros do tabuleiro e unindo-os poderíamos formar um novo quadrado. Qual será a área deste quadrado formado?
2. Agora calcule a área do quadrado formado apenas pelos quadrados menores brancos?
3. Calcule a área do tabuleiro e faça uma comparação com a soma das áreas dos quadrados branco e preto das questões anteriores. Relate o que você percebeu.
4. Qual é o perímetro do tabuleiro?
Encerrada a parte da discussão tendo como objetivo relembrar alguns conceitos geométricos, o professor poderá informar as regras do jogo de damas e logo após estimular os alunos para formar duplas e iniciar uma partida. Como material de apoio o professor poderá utilizar o texto com as regras do jogo de damas alojado no endereço eletrônico abaixo:
 

http://www.rksoft.com.br/html/regras_damas.html

Após os alunos encerrarem uma partida no jogo de damas, proponha a seguinte questão.
Observe a seguinte pedra no tabuleiro abaixo. Como poderíamos atribuir um ponto de localização para a pedra?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2027/imagens/dama.bmp

Permita que os alunos reflitam sobre a questão proposta e conduza o grupo de alunos para a sala de informática. Neste ambiente, organize os alunos em grupos para ocupar todos os computadores disponíveis e na sequência peça que eles acessem os objetos de aprendizagem intitulados por Plano Cartesiano e Marcação de pontos num quadrante, alojados nos seguintes endereços eletrônicos:


http://www.skoool.pt/content/los/maths/cartesian/launch.html 

 
http://www.skoool.pt/content/los/maths/polt_points_quad/launch.html  
 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2027/imagens/planoskoool.bmp

Tela do objeto de aprendizagem Plano cartesiano


Logo, após retome o problema envolvendo o tabuleiro de damas e questione os alunos sobre como poderiam agora proceder para informar o ponto de localização da pedra no tabuleiro de damas da questão proposta. Sugira para os alunos posicionarem, intuitivamente, o tabuleiro de damas no plano cartesiano, mais precisamente, no primeiro quadrante e depois marquem os pontos com auxilio do eixo das ordenadas e das abscissas.
 

Validando o conceito

Como forma de praticar os conceitos previamente assimilados o professor poderá solicitar aos alunos o acesso ao jogo “Coordenado”, por meio do endereço eletrônico abaixo:


http://www.skoool.pt/content/sims/maths/Co-ordinates/launch.html  

 
Neste jogo um submarino esta localizado em uma parte do oceano demarcada por pontos cartesianos e o objetivo é afundar a embarcação com uma bomba, porém para que a bomba acerte a embarcação será necessário fornecer as coordenadas da localização do submarino.
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2027/imagens/cordend.bmp

Tela do jogo Coordenadas

Avaliação

A avaliação poderá ocorrer a partir da participação dos alunos diante as questões propostas durante toda a atividade, partindo da estratégia adotada para a resolução das situações-problema antes e depois da apresentação dos objetos de aprendizagem e diante do uso do jogo digital. Espera-se que o aluno ao final da atividade seja capaz de localizar e identificar pontos em um plano cartesiano.