Portal do Professor

Início do Conteúdo

BRINCANDO COM SONS.

Autor e Co-autor(es)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Concei??o de Oliveiira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Aprecia??o significativa em m?sica: escuta, envolvimento e compreens?o da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Compreens?o da m?sica como produto cultural e hist?rico
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Express?o e comunica??o em m?sica: improvisa??o, composi??o e interpreta??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Identificar sons no ambiente.

·        Identificar sons do corpo.

·        Identificar sons de diferentes instrumentos musicais.

·        Confeccionar objetos sonoros.

Duração das atividades

2 aulas com dura??o de 40 minutos cada atividade

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 

Para esta atividade o professor propõe  um passeio pela escola. Durante o passeio os alunos irão tentar identificar quais os sons que escutam e em quais espaços. Depois do passeio sonoro, o professor faz uma lista com ajuda dos alunos dos sons que eles escutaram e dos possíves objetos/pessoas/animais que produziram. Os alunos irão desenhar os objetos. Após o desenho, o professor poderá ouvir com os alunos um CD com diferentes sons gravados (telefone, passáros, carros etc) ou CD com sons da natureza. 

 ATIVIDADE 2 

O professor propõe  ao grupo  reproduzir sons com diferentes partes do corpo. Em círculo, uma criança faz um som com alguma parte do corpo, por exemplo, bate palmas, todas as crianças irão repetir o som. A criança seguinte irá produzir outro som e assim continuará a atividade até que todos tenham participado.  As crianças poderão cantar a música Casa do Zé.

  ATIVIDADE 3

O professor deverá conversar com as crianças sobre o estilo de músicas que elas gostam, em seguida, falar que trouxe uma música para elas ouvirem. O professor deverá colocar a música clássica para os alunos ouvirem em silêncio.Após a escuta, a turma irá falar sobre o que sentiram. Questione: Qual o nome que se dá a esse tipo de música ? Conhecem o compositor ? Qual o ritmo  dessa música? Que instrumentos musicais vocês conseguiram identificar ao ouvir a música?

  O professor poderá mostrar alguns instrumentos musicais, caso tenha uma bandinha na escola. Ou organizar um passeio a uma escola de música.

ATIVIDADE 4 -  

Para essa atividade o professor deverá solicitar material de sucata (garrafa pet, latas, copos de iogurte, etc.) sementes de feijão, arroz, contas. As crianças irão confeccionar alguns instrumentos musicais. Depois, as crianças poderão criar uma correografia de movimentos, usando os instrumentos e produzir alguns sons com o corpo.

Recursos Complementares

Indicação de livro:

Tum Tum Tum: um Barulho do Corpo. Liliana Iacocca. Ática

Livros dos Sons.Liana Leão.Formato.

VÍDEO

Happy Feet.

Avaliação

O professor  deverá observar se o aluno é capaz de:

Identificar sons no ambiente.

 Identificar sons do corpo.

 Identificar sons de diferentes instrumentos musicais.

  Confeccionar objetos sonoros.