Portal do Professor

Início do Conteúdo

Construindo o inset?rio

Autor e Co-autor(es)

Mariane ?llen da Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Formas de organiza??o dos conte?dos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • identificar  variedades de insetos;
  • construir um insetário;
  • trabalhar com material reciclável.  

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos ? Tr?s (3) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessas aulas, o aluno deverá saber diferenciar insetos de outros animais.

Estratégias e recursos da aula

Estratégia e recursos da aula:

Você precisará de revistas, livros, material reciclável como copos descartáveis, caixa de papelão, uma lâmpada, etiquetas.

1ª Atividade –aproximadamente  60 minutos.

Professor faça a sensibilização com a turma mostrando imagens de insetos em livros, revistas e se for possível utilize o laboratório de informática para que eles possam ver imagens de insetos em sites da  internet.

Em seguida, converse com os alunos sobre as características, importância e modos de vida dos insetos. Depois de ouvir as hipóteses e opiniões, peça para as crianças pesquisarem sobre esses temas (características, importância e modos de vida dos insetos) e anotarem no caderno.

Organize a turma em 3 grupos para cada um ficar responsável por um tema ou se preferir organize em 6 grupos, colocando 2 grupos para cada assunto. Utilize os sítios: 

http://www.darwin.futuro.usp.br/site/borboleta/quadroteorico/c_carac.htm 

http://www.entomologia.blogspot.com/  

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/vida-inseto-488846.shtml 

Neles você encontrará informações sobre o tema.  Mas, caso não tenha disponível em sua escola o acesso a internet, leve para sala revistas, livros, textos informativos para que as crianças pesquisem.  Proponha o registro utilizando uma tabela ou passe na lousa para sistematizar. 

Veja uma sugestão:

INSETOS

CARACTERÍSTICAS

IMPORTÂNCIA

MODOS DE VIDA

Professor depois de concluída a pesquisa, promova a socialização na sala de aula das descobertas dos grupos, para isso solicite que um aluno de cada grupo apresente o que descobriram.

2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos.

Professor nesse momento converse com os alunos sobre a variedade de insetos que existem, quais eles conhecem, já viram e tocaram.

Deverão escolher os insetos que irão compor o insetário. Para isso, seria interessante que cada um falasse o nome de um inseto e procurasse em casa, na escola ou em outro espaço capturar um exemplar para colocar no insetário. Mas oriente-os a fazer esta captura sempre acompanhados de um adulto, pois eles podem ser picados por um inseto vivo (abelhas, marimbondos, formigas), ou se arriscarem em contato com animais perigosos, como um escorpião.

Nos vários espaços que participamos sempre encontramos formiga, borboleta, vagalume, abelha, dentre outros já sem vida. Deixe claro que não é para sacrificar nenhum inseto, ou seja, matá-lo para trazer para escola.

Aproveitando essa atividade, providencie saquinho transparente e leve a turma para ir a “caça de insetos” na escola. Oriente os alunos para quando encontrarem um inseto morto o colocarem em um saquinho transparente até a confecção do insetário.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Professor chegou o grande momento para a turma, a construção do insetário a partir de materiais recicláveis.

  •  Coloque os potes de iogurte devidamente limpos na posição horizontal e cole-os com cola quente na caixa de papelão.
  •   De forma organizada, um a um, os alunos deverão começar a colocar os insetos coletados e selecionados nos devidos espaços.
  •  Providencie etiquetas para cada aluno escrever o nome popular ou comum dos insetos encontrados.
  • Em seguida, cole a etiqueta no respectivo espaço, identificando o inseto.
  • Seria interessante colocar uma lâmpada atrás dos potes de iogurte e dentro da caixa de papelão para iluminar e destacar os insetos.

Imagem do Insetário:

Fonte: Acervo da autora

Imagem do Insetário com a lâmpada acesa:

Fonte: Acervo da autora

     

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, você deverá avaliar essa aula, por meio da observação de todas as atividades realizadas pelos alunos e da análise dos registros, verificando se os alunos realizaram as atividades com compromisso e se conseguiram perceber as características, importância e modos de vida dos insetos.