Portal do Professor

Início do Conteúdo

De lagarta a borboleta, que bela experi?ncia.

Autor e Co-autor(es)

Mariane ?llen da Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Formas de organiza??o dos conte?dos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  trabalhar com Literatura Infantil, propiciando momentos de aprendizagem e imaginação;
  •  identificar transformações que acontecem na natureza;
  • observar os momentos de metamorfose da lagarta em sala de aula;
  • produzir textos coerentes sobre o tema, com estrutura completa: introdução, desenvolvimento e conclusão

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos ? Tr?s (3) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor para essa atividade é importante que os alunos sejam capazes de expor suas ideias com coerência, clareza e objetividade.

Estratégias e recursos da aula

Estratégia e recursos da aula

 1ª atividade – 60 minutos

Professor sugerimos que trabalhe com os alunos possíveis transformações que acontecem na natureza. Solicite que digam o que pensam e o que sabem sobre esse tema. Depois de ouvir as opiniões e pensamentos sobre o tema, solicite aos alunos que consultem o dicionário, a fim de descobrirem o significado da palavra metamorfose. Peça que alguns leiam e expliquem o que entenderam.

Em seguida, proponha a contação da história “De lagarta a borboleta” da autora Camila de la Bedoyere editora Zastras, que tem como sinopse a sequência de vida da borboleta, que se inicia como lagarta, relatando fatos sobre sua forma, seus hábitos e modo de sobrevivência. Por meio de fotos e legendas, acompanha o acasalamento, a postura dos ovos, o nascimento e o crescimento da lagarta, sua transformação em pupa, a formação do casulo e a mudança de lagarta para borboleta, que logo recomeça mais um ciclo de vida. Ao final, há um glossário dos termos grifados e sugestões para pais e professores ampliarem o assunto com as crianças.

Imagem do Livro:

Fonte: Arquivo da autora

Outra história interessante que pode ser trabalhada é a seguinte:

Era uma vez… Uma lagarta envergonhada,

Que pelo chão se rastejava,

E todo mundo debochava: Que lagarta desengonçada, Feia e maltratada!

 Ninguém, dela, gostava, As pessoas, ela, assustava. Pobre Dona Lagarta…

Muito triste ficou, E sentindo-se desprezada, Em um casulo se fechou. E assim…

Passaram-se os dias, Ninguém, a sua falta, sentia,

Até que em belo cenário, Enquanto o sol, a vida, aquecia, E a rosa, o jardim, floria, Em um galho pendurado, O casulo se abria. E uma linda borboleta, De asas bem coloridas, O casulo deixou,

Alegrando nossa vida. E, todos viram o milagre, Que a natureza preparou,

A feia e envergonhada lagarta, Na borboleta se transformou.

Já não era desengonçada, Mas, linda e cheia de graça, E a todos superou.

Pois, não mais se rastejava, Pelo contrário, voava, O céu, enfim, conquistou.

 (Vera Ribeiro Guedes)

Utilizando a imaginação das crianças por intermédio da história proponha uma ilustração desenvolvendo cada passo percorrido na metamorfose da borboleta.  

2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos

Professor, antes dessa atividade, seria interessante providenciar um casulo para os alunos conhecerem e acompanharem sua metamorfose constatando como realmente ocorre esse processo. É importante elaborar com a turma uma ficha para registrar, diariamente, as alterações observadas no casulo. Se não encontrá-lo ou quiser reforçar a observação feita, leve os alunos à sala de multimídia para ver um vídeo real de transformação, sugerimos:

VÍDEO: A METAMORFOSE DA BORBOLETA

http://www.youtube.com/watch?v=nrw9qtpQeDc      

    e/ou

VÍDEO: O BRASIL É O BICHO: A transformação da borboleta

http://www.youtube.com/watch?v=Z2boqV1FyPk 

Aproveitando a presença na sala de multimídia, acesse o sitio http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=991&sid=2 que também trata sobre as fases da transformação da borboleta, o qual vai enriquecer os conhecimentos construídos sobre o tema. 

Depois de assistir aos vídeos, reúna a turma em três grupos e providencie cartolina branca. Cada grupo deverá representar utilizando como recurso massinha de modelar ou pintura cada fase da metamorfose da borboleta: 1ª ovo, 3ª pupa e 4ª adulto. Em seguida, exponha os trabalhos pela sala, a fim de que sejam visitados pelos pais dos alunos e outras turmas. Veja uma sugestão:   

FASES DA METAMORFOSES DA BORBOLETA

Alunos:_________________________________________________     2º ano_____

1ª fase: ovo

2ª fase: larva

3ª fase: pupa

4ª fase: adulta

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor aproveitando os mesmos grupos organize-os para elaborarem uma produção de texto coletivo sobre a metamorfose da borboleta. Os grupos deverão escrever o passo a passo da transformação ocorrida. Nesse sentido, irão descrever o que aconteceu em cada fase observada.

Professor caminhe pela sala e ajude os grupos a formularem frases coesas contendo com objetividade todos os detalhes da observação.

Quando todos os grupos terminarem, peça para trocarem as produções de texto, e fazerem uma leitura cuidadosa, verificando se o grupo descreveu todos os passos. Concluída essa etapa solicite que o grupo avaliador devolva o texto ao grupo de origem. Em seguida, cada grupo deverá ser orientado para ler, em voz alta para a turma, o texto que elaborou.

Recursos Complementares

Avaliação

Professor avalie como foi o interesse da turma pela utilização de acervo de Literatura Infantil para auxiliar na aprendizagem de conteúdo de Ciências. Verifique se os alunos conseguiram se expressar oralmente e por meio do desenho, da pintura ou massinhas e pela escrita com a produção de texto os conhecimentos construídos sobre a Metamorfose da Borboleta. Registre todos os aspectos que considerar relevantes para serem retomados e ou reforçados.