Portal do Professor

Início do Conteúdo

No mundo das cores e sabores

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Salum Cabral Galvão imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Experimentar as frutas de forma natural, identificando as respectivas cores.
  • Adquirir novos hábitos alimentares.
  • Estabelecer relações e desenvolver capacidade ligada à identificação de atributos como forma, textura, tamanho, sabor, cores, odores.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Despertar o hábito e gosto das crianças pelas frutas.

Estratégias e recursos da aula

1º momento:

  • Conversar em roda sobre a importância da ingestão de frutas,legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, etc. Montar um mural sobre as frutas preferidas das crianças.

2º momento: Visando os hábitos alimentares saudáveis, propor semanalmente o “Dia da Fruta”, pensando nas frutas da época.

  • Explorar a textura, cor tamanho, paladar.
  • Realizar a tentativa da escrita do nome da fruta.

3º momento: Dia da salada de frutas.

  • A criança terá a liberdade para levar a fruta que mais gosta.
  • Socializar com crianças as frutas que trouxeram, fazendo a contagem de quantas frutas recebemos de casa, quantas iguais, quantas da mesma cor.
  • Montar um quadro coletivo com as devidas informações.
  • No dia da salada de frutas, propor para as crianças, fazerem a degustação de olhos vendados, tentando descobrir as frutas pelo tato, olfato e o paladar.

4º momento: Brincando com as frutas

  • Percepção visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar.
  • Olfativa: Tampar os olhos da criança ela deverá adivinhar qual a fruta pelo olfato.
  • Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.

Recursos Complementares

  • Frutas
  • Papel Kraft
  • Canetinhas

Avaliação

A avaliação ocorrerá de maneira coletiva, com a participação do grupo, através da observação da professora em relação à mudança de hábitos e comportamentos das crianças.