1º momento:
- Conversar em roda sobre a importância da ingestão de frutas,legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, etc. Montar um mural sobre as frutas preferidas das crianças.
2º momento: Visando os hábitos alimentares saudáveis, propor semanalmente o “Dia da Fruta”, pensando nas frutas da época.
- Explorar a textura, cor tamanho, paladar.
- Realizar a tentativa da escrita do nome da fruta.
3º momento: Dia da salada de frutas.
- A criança terá a liberdade para levar a fruta que mais gosta.
- Socializar com crianças as frutas que trouxeram, fazendo a contagem de quantas frutas recebemos de casa, quantas iguais, quantas da mesma cor.
- Montar um quadro coletivo com as devidas informações.
- No dia da salada de frutas, propor para as crianças, fazerem a degustação de olhos vendados, tentando descobrir as frutas pelo tato, olfato e o paladar.
4º momento: Brincando com as frutas
- Percepção visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar.
- Olfativa: Tampar os olhos da criança ela deverá adivinhar qual a fruta pelo olfato.
- Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.
A avaliação ocorrerá de maneira coletiva, com a participação do grupo, através da observação da professora em relação à mudança de hábitos e comportamentos das crianças.