Portal do Professor

Início do Conteúdo

“Rimas na educação infantil”.

Autor e Co-autor(es)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Explorar as rimas através de poemas e histórias;
  • Trabalhar a criação espontânea de rimas;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Apresentar a riqueza de palavras do nosso vocabulário;
  • Ampliar o vocabulário oral, incorporando novas palavras e expressões.

Duração das atividades

1 aula de 2 horas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Ditados populares com rima

1. Inicie a aula lendo algumas rimas presentes em alguns ditados populares. Sugestões:

  • “Anzol sem isca, peixe não belisca”;
  • “Bocado engolido, sabor perdido”;
  • “Coisa bem começada é meio acabada”;
  • “O dinheiro compra pão, mas não compra gratidão”;
  • “Livros fechados, não fazem letrados”.

2. Escreva estas rimas em um porta-texto;

3. Levante com as crianças as seguintes questões:

  • “O que é rima”?
  • “Existem nestes ditados palavras com o som parecido”?
  • “Quais”?
  • “Qual a semelhança sonora entre isca e belisca, ou pão e gratidão”?

4. Peça para que as crianças repitam as palavras rimadas oralmente;

5. Solicite que elas sugiram outras palavras rimadas;

6. Escreva estas palavras no porta-texto;

2º Momento: Dominó da Rima  

1. Disponibilize 21 tirinhas de papelão recortadas na forma de retângulo como se fosse uma peça de dominó;  

2. Disponibilize também 21 gravuras de animais, objetos, alimentos que possam ser rimados;

3. Solicite que as crianças confeccionem o jogo. Peça para recortarem as gravuras e colarem nas tirinhas de papelão;  

4. Antes de iniciar a brincadeira, reforce para as crianças o conceito de rima, em linguagem de fácil entendimento e adequada para faixa etária, que a rima representa a correspondência sonora entre duas palavras a partir da vogal da sílaba tônica (“a sílaba mais forte da palavra”). Por exemplo, rato rima pato ou com gato, jacaré rima com pé ou café, etc.

5. Divida as crianças em duplas;

6. Disponibilize o dominó confeccionado por eles e inicie a brincadeira. Ressalte que as regras da brincadeira são as mesmas do dominó, mas neste caso, as crianças deverão ser alertadas ao fato de que as correspondências devem ser feitas pelas rimas, por exemplo, deverão unir a gravura do gato à do rato.

3º Momento: Pesquisa

Envie uma pesquisa para casa, solicitando aos pais que descubram, juntamente com as crianças, os significados dos ditados populares trabalhados no início da aula. Ao final da pesquisa, as crianças deverão representar as palavras rimadas através de um desenho.  

4º Momento: Painel de rimas

Materiais:  

  • Papel Kraft;
  • Tesoura;
  • Cola;
  • Revistas;
  • Tirinhas de papel cartão recortadas para a escrita das palavras rimadas.

Produza com as crianças um painel de imagens rimadas. Peça que elas procurem em revistas imagens que possuam seus nomes rimados. Exemplo: pão e limão, jacaré e café, fome e come, etc. À medida que as crianças forem encontrando palavras, a professora deverá escrever o nome destas palavras nas fichas para fixar no painel. Convide às crianças a participarem deste momento de escrita, explore as sílabas tônicas que proporcionam rimas.

Recursos Complementares

Para esta aula, não utilizou-se de recursos complementares.

Avaliação

Cabe ao professor, deixar as crianças experimentarem, criarem estratégias e pensarem sobre as diferentes possibilidades de rima. É preciso também pensar desafios diferentes e garantir que o trabalho com as rimas seja contínuo (ou até diário). O painel das rimas criadas pelas crianças é uma excelente estratégia para exposição dos trabalhos da turma.