Portal do Professor

Início do Conteúdo

TEMPO HISTÓRICO: a montagem da linha de tempo de fatos importantes da vida das crianças.

Autor e Co-autor(es)

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a organização da história de vida marcada pelo tempo.

Duração das atividades

1 aula de 40 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter noção da sua história de vida.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1  - Pesquisar momentos importante que marcaram a vida dos alunos.

1º  momento -  O  professor faz o levantamento da linha histórica de vida das crianças realçando os fatos  importantes que marcaram suas vidas. O professor então poderá ir registrando o que as crianças vão falando. Em seguida o professor poderá montar uma linha do tempo. Poderá explicar que a linha do tempo serve para colocar acontecimentos numa ordem histórica. Ao colocar estes acontecimentos em ordem, deve-se chamar a atenção das crianças a ordem dos fatos, seguindo do mais antigo para o mais recente.

Fonte: http://www.ensinoarterede-eav.org.br/2009/images/stories/pesquisa/linhaTempo_cap_S.png

  2º momento -   O professor poderá dividir a sala em grupos. Dividirá os fatos entre eles. As crianças poderão ordenar esses fatos e depois o grupo colará na linha do tempo.

3º  momento - Após a montagem da linha do tempo o professor poderá perguntar as crianças que fatos são mais antigos e quais fatos são mais recentes. O professor ao final conclui dizendo que a cada dia que vivemos vão surgindo novos fatos e outros vão ficando cada vez mais antigos (no passado).       

4º  momento -  a criança pesquisa junto a família acontecimento importantes na sua vida. Para isso deve fazer uma linha histórica do nascimento ao momento atual da sua vida, O marcador são os anos sucessivos e a história de vida de cada crianças é o elemento de destaque dos acontecimentos principais. Para cada fato importante, a criança cola um símbolo que poderá escolher entre objetos pessoais, fotos ou gravuras de revistas.

5º  momento - Poderá então se fazer uma exposição na sala e convidar crianças de outras turmas para apreciarem a construção da linha do tempo (história de vida) construídas pelas crianças. Os pais também poderão ser convidados. As crianças poderão está explicando como foi desenvolvido o trabalho e o que representa aqueles símbolos colocados na linha do tempo e porque escolheu tal símbolo.

Recursos Complementares

Avaliação

No final da aula o professor analisa o entendimento dos alunos sobre a organização da história de vida marcada pelo tempo.