Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Atividades r?tmicas e expressivas |
Nessa aula do conteúdo de danças elegemos como tema as danças de salão. Optamos por trabalhar o ritmo do forró. Com essa aula pretendemos: iniciar um trabalho com as danças de salão para as crianças; estudar parte da história das danças de salão no Brasil; conhecer os ritmos de danças a dois e sua importância na sociabilidade humana; aprender e vivenciar os movimentos mais elementares de dança a (dois pra lá, dois pra cá; passo básico); perceber o ritmo das músicas por meio da coordenação de ritmo e movimento; perceber e respeitar os limites do próprio corpo e do corpo do outro por meio das danças.
Não há
Espa?os.
Aberto ou sala com espa?o suficiente para as crian?as dan?arem sem que se chocarem demais. Para espa?os abertos, o professor deve ficar atento se o som utilizado ? adequado para as crian?as ouvirem as m?sicas.
Materiais.
Som, CDs com m?sicas de forr?. Sugest?es: CD Forr? para crian?as (v?rios artistas/selo Biscoitinho, da Biscoito Fino); CD Forr? para todos (v?rios artistas); CDs de Luiz Gonzaga, Z? Dantas, Edgar Ferreira, Dominguinhos, Elba Ramalho, Alceu Valen?a, Geraldinho Lins, Falamansa, Rastap?, Trio Forroz?o, Trio Virgulino, Morais Moreira, Jackson do Pandeiro, Z? Dantas, Jo?o do Vale, Gilberto Gil, Alcymar Monteiro, Arac?lio Ara?jo, Geraldo Azevedo, Miltinho Edilberto, etc.
?
Atividade 1. Conversa inicial (10?).
Re?na os alunos em roda e converse sobre a aula, explicitando como ser? a din?mica da aula. ? sempre importante trabalhar com um pequeno hist?rico do tema escolhido para a aula, nesse caso, o forr?. Algumas quest?es que o professor pode trabalhar: De onde v?m esse ritmo, a m?sica, a dan?a? Quando e onde apareceu pela primeira vez? Hoje em dia, onde ? mais praticado? Quais s?o os grupos que gostam de praticar essa dan?a? Quais s?o os artistas desse g?nero musical? Quais movimentos j? conhecem dessa dan?a? Dan?amos da mesma forma em qualquer lugar do Brasil? Entre outras quest?es que os professores julgarem pertinentes.
Uma ideia interessante ? trazer para as crian?as as ilustra??es de artistas que retratam o forr? e, por meio delas, identificar os tra?os caracter?sticos dessa festa.
Fig.1 - O encontro para dan?ar forr?. (fonte:http://4.bp.blogspot.com/_NyvzmU57TkU/TBHBBaJjhfI/AAAAAAAADuE/tfNb9XK4nS0/s400/forro ) (acessado em 15/02/2011).
Fig. 2 - Trio de Forr? (fonte: http://www.pauloafonsonoticias.com.br/media/upload/img_publicacoes/%7B2DBF6475-62D1-40C4-BD88-E612250A4FA3%7D_forr%C3%B3.jpg) (acessado em 15/02/2011).
Fig.3 - Casal dan?ando forr? com trio musical tocando. (fonte: http://www.pauloafonsonoticias.com.br/media/upload/img_publicacoes/%7B2DBF6475-62D1-40C4-BD88-E612250A4FA3%7D_forr%C3%B3.jpg) (acessado em 15/02/2011).
Sugest?es de sites, textos, imagens, etc.:
http://cliquemusic.uol.com.br/generos/ver/forro (?ltimo acesso:18/06/2010)
http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/11n2/12JAC.pdf (?ltimo acesso:18/06/2010)
http://www.dev.tv/PMA-PresentationEN.pdf (?ltimo acesso:18/06/2010)
http://lasa.international.pitt.edu/members/congress-papers/lasa2009/files/TrottaFelipe.pdf (?ltimo acesso:18/06/2010)
http://homologa.ambiente.sp.gov.br/EA/adm/admarqs/Luis_Schmutzler.pdf (?ltimo acesso:18/06/2010)
?
Atividade 2. Esquentando juntos (15?)
Nesse momento escolha uma m?sica com ritmo bem marcado e fa?a din?micas com os alunos de marca??o do ritmo com palmas, com a batida dos p?s no ch?o, fazendo batuque em algum local da sala (bancos, parede, etc.). O objetivo desse momento ? fazer com que as crian?as se soltem com o ritmo do forr?. Em seguida, ?dois pra l?, dois pra c??, o grupo todo, variando com deslocamentos pelo espa?o, com mudan?as de dire??o, com giros (1/4, ? ou giro completo).
Atividade 3. Em duplas. (30?)
Sugira o mesmo exerc?cio anterior, por?m, esse ? o momento em que come?aremos a aproximar os pares. Fa?a os ?dois pra l?, dois pra c??, dividindo a turma em duplas e pedindo para que as crian?as fa?am, umas de frente para as outras, sem contato, coordenando os movimentos para o mesmo lado. Posteriormente, pe?a que realizem mais vezes esse exerc?cio, por?m, com as m?os dadas e, finalmente, abra?adas.
Atividade 4. Passo b?sico (frente e tr?s). (40?)
Agora, o objetivo ? dan?ar o passo b?sico do forr?. Inicie o exerc?cio individualmente. As ideias de deslocamento (passo) e transfer?ncia de peso devem ser trabalhadas com as crian?as. Sequencia de movimentos:
Posi??o inicial: p?s paralelos, pernas fechadas, prepara o peso em cima da perna direita.
1: transfer?ncia de peso para a perna esquerda, ? frente
2: volta o peso para a perna direita
3: perna esquerda vai atr?s com transfer?ncia de peso para ela. A mesma sequencia de movimentos deve ser realizada com o outro lado, invertendo as pernas indicadas acima. Cada passo b?sico do forr? ? composto de um ciclo de movimentos com cada perna, ou seja: 1,2,3 com a perna esquerda + 1,2,3 com a perna direita.
Em seguida, fa?a o passo b?sico dividindo a turma em duplas e pedindo para que as crian?as fa?am, umas de frente para as outras, sem contato, coordenando os movimentos de forma que as pernas de uma ocupem os espa?os das pernas do outro, coordenando os movimentos da dupla. Posteriormente, repitam o exerc?cio com as m?os dadas e, finalmente, abra?adas.
Sugest?o de v?deos:
http://www.youtube.com/watch?v=p5A-zE09k0g (?ltimo acesso em 18/06/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=s9LkK03Yfs8 (?ltimo acesso em 18/06/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=_odq4ar4ARw (?ltimo acesso em 18/06/2010)
http://video.google.com/videoplay?docid=-2270059749880656872# (?ltimo acesso em 20/10/2010)
Atividade 5. Bailinho (5?)
Agora, deixe que as crian?as dancem livremente pela sala e fa?a uma din?mica de troca de pares de tempos em tempos. Ao final de uma aula de dan?as ? importante que os alunos pratiquem de forma mais descontra?da o que aprenderam em aula.
Crian?as dan?ando forr?:
http://www.youtube.com/watch?v=pKG6jW3mMZQ(?ltimo acesso em 20/10/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=dvUK2H0as9s&feature=related (?ltimo acesso em 18/06/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=5WIWaJSm5W0&feature=related (?ltimo acesso em 18/06/2010)
Avalie as crian?as quanto a participa??o, envolvimento, capacidade de entendimento e respeito ?s habilidades dos outros, etc. Ao longo da aula, observe aquelas que possuem maiores dificuldades, que s?o mais inibidas e d? incentivos individuais para que n?o sejam refor?adas essas dificuldades. Para aqueles que t?m maior facilidade, o professor pode estabelecer parcerias pedindo-os que ajudem outros colegas. Avalie tamb?m a pr?pria aula em rela??o ?s estrat?gias pedag?gicas escolhidas. Os pr?prios alunos d?o dicas sobre a adequa??o dessas ao grupo.