Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Qu?mica | Modelos de constitui??o: subst?ncias, transforma??es qu?micas |
Ensino M?dio | Qu?mica | Transforma??es: caracteriza??o, aspectos energ?ticos, aspectos din?micos |
O professor dever? providenciar materiais necess?rios para produzir alguns cartazes.
Inicie a aula no laborat?rio de inform?tica e divida a turma em grupos de tr?s ou quatro alunos. Junto com os alunos crie um blog que ser? utilizado para o compartilhamento das informa??es coletadas ao longo da aula. Coloque o seguinte t?tulo no blog: Radioatividade: benef?cios ou malef?cios?
Para a cria??o do blog acesse o site abaixo:
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm
Esse site permite criar um blog gratuitamente.
Ap?s a cria??o do blog pe?a para os alunos pesquisarem na internet sobre o acidente de Chernobyl. Ap?s a pesquisa pe?a para que os alunos coloquem essas informa??es no blog. Informe aos alunos que, em 1986, o acidente de Chernobyl foi causado por uma falha humana e que na explos?o foram 31 v?timas fatais, e foram hospitalizadas outras 132 pessoas. Al?m disso, o acidente causou a morte de milhares de pessoas (s?o estimadas 28 mil). Em seguida coloque o texto abaixo no blog e pe?a para que os alunos leiam:
O desastre da desinforma??o radioativa
Em 13 de setembro de 1987, Roberto e Wagner, deram in?cio, na cidade de Goi?nia, GO, ao maior desastre radioativo da hist?ria brasileira. Na busca de ferro-velho para vender, eles encontraram, num pr?dio abandonado num antigo hospital, um bloco met?lico pesando aproximadamente 100 kg. Levaram o bloco para casa, abriram e encontraram uma c?psula de aproximadamente 20 g de cloreto de c?sio-137 (CsCl), um sal branco que, no escuro, brilhava emitindo uma luz de colora??o azulada.
Dois dias depois, venderam o material (inv?lucro e fonte) a Devair, dono de um ferro-velho. Encantado com o brilho do p? branco, Devair levou-o para casa e passou a exibi-lo ?s pessoas.
Maravilhados, adultos e crian?as manipularam o material, que foi considerado ?sobrenatural? e distribu?do aos familiares dos envolvidos.
Dias depois, as pessoas come?aram a passar mal, apresentando n?useas, v?mito, tonturas e diarr?ia, em farm?cias e hospitais foram tratadas como portadoras de doen?as infecto-contagiosas.
Duas semanas depois, assustadas com o surto de doentes, Maria Gabriela, esposa de Devair, pegou um ?nibus e levou o p? ao Centro de Vigil?ncia Sanit?ri
a, dizendo: ?Meu povo est? morrendo?. O m?dico do centro, ap?s v?rios diagn?sticos, solicitou a presen?a de um f?sico, desconfiado de que o caso fosse de contamina??o por uma fonte radioativa.
O bloco met?lico pertencia a um aparelho de radioterapia, cujo uso, manuten??o e guarda s?o sujeitos a rigoroso controle. No entanto, encontrava-se abandonados entre outros materiais hospitalares.
Quatro pessoas morreram: Maria Gabriela, Leide, sua sobrinha, Israel e Admilson, estes dois eram funcion?rios do ferro velho. Anos depois, mais tr?s v?timas fatais, entre elas Devair. Mais de 250 pessoas foram contaminadas, apresentando queimaduras e outros sintomas.
Fonte (com adapta??es): Qu?mica e Sociedade: volume ?nico, ensino m?dio / Wildson Luiz Pereira dos Santos, G?rson de Souza Mol, (coord.). ? S?o Paulo: Nova Gera??o, 2005.
Link da imagem: http://stat.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20070914/fotos/a12-1.jpg
Ap?s a leitura do texto fa?a a seguinte pergunta aos alunos: que medidas poderiam ser tomadas para evitar o acidente de Goi?nia e Chernobyl? Os alunos dever?o responder a essa quest?o e colocar a resposta no blog para que os outros alunos possam ler. Pe?a para que cada grupo crie medidas que devem ser tomadas para evitar acidentes com materiais radioativos. Feito isso, o professor junto com a turma dever? criar um cartaz que resuma as id?ias de todos os alunos.
Coloque as quest?es a seguir no blog:
1 ? Por que o acidente afetou o turismo em Goi?nia?
2 ? O que foi feito com o material contaminado com o c?sio-137?