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Radioatividade: benef?cios ou malef?cios? - Parte 2

Autor e Co-autor(es)

Wesley Pereira da Silva imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Bras?lia

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Qu?mica Modelos de constitui??o: subst?ncias, transforma??es qu?micas
Ensino M?dio Qu?mica Transforma??es: caracteriza??o, aspectos energ?ticos, aspectos din?micos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Identificar as causas dos acidentes de Chernobyl e de Goi?nia-GO (c?sio-137);

Duração das atividades

Uma aula de cinq?enta minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? Modelo qu?ntico do ?tomo.
? Emiss?es radioativas;

Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2042/imagens/Laboratorio_informatica.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2042/imagens/Preparando_a_aula_def.jpg

 O professor dever? providenciar materiais necess?rios para produzir alguns cartazes.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2042/imagens/Introduzindo_a_aula.jpg

Inicie a aula no laborat?rio de inform?tica e divida a turma em grupos de tr?s ou quatro alunos. Junto com os alunos crie um blog que ser? utilizado para o compartilhamento das informa??es coletadas ao longo da aula. Coloque o seguinte t?tulo no blog: Radioatividade: benef?cios ou malef?cios?
Para a cria??o do blog acesse o site abaixo:
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm

Esse site permite criar um blog gratuitamente.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2042/imagens/Desenvolvendo_a_aula.jpg 

Ap?s a cria??o do blog pe?a para os alunos pesquisarem na internet sobre o acidente de Chernobyl. Ap?s a pesquisa pe?a para que os alunos coloquem essas informa??es no blog. Informe aos alunos que, em 1986, o acidente de Chernobyl foi causado por uma falha humana e que na explos?o foram 31 v?timas fatais, e foram hospitalizadas outras 132 pessoas. Al?m disso, o acidente causou a morte de milhares de pessoas (s?o estimadas 28 mil). Em seguida coloque o texto abaixo no blog e pe?a para que os alunos leiam:

O desastre da desinforma??o radioativa


Em 13 de setembro de 1987, Roberto e Wagner, deram in?cio, na cidade de Goi?nia, GO, ao maior desastre radioativo da hist?ria brasileira. Na busca de ferro-velho para vender, eles encontraram, num pr?dio abandonado num antigo hospital, um bloco met?lico pesando aproximadamente 100 kg. Levaram o bloco para casa, abriram e encontraram uma c?psula de aproximadamente 20 g de cloreto de c?sio-137 (CsCl), um sal branco que, no escuro, brilhava emitindo uma luz de colora??o azulada.
Dois dias depois, venderam o material (inv?lucro e fonte) a Devair, dono de um ferro-velho. Encantado com o brilho do p? branco, Devair levou-o para casa e passou a exibi-lo ?s pessoas.
Maravilhados, adultos e crian?as manipularam o material, que foi considerado ?sobrenatural? e distribu?do aos familiares dos envolvidos.
Dias depois, as pessoas come?aram a passar mal, apresentando n?useas, v?mito, tonturas e diarr?ia, em farm?cias e hospitais foram tratadas como portadoras de doen?as infecto-contagiosas.
Duas semanas depois, assustadas com o surto de doentes, Maria Gabriela, esposa de Devair, pegou um ?nibus e levou o p? ao Centro de Vigil?ncia Sanit?ri a, dizendo: ?Meu povo est? morrendo?. O m?dico do centro, ap?s v?rios diagn?sticos, solicitou a presen?a de um f?sico, desconfiado de que o caso fosse de contamina??o por uma fonte radioativa.
O bloco met?lico pertencia a um aparelho de radioterapia, cujo uso, manuten??o e guarda s?o sujeitos a rigoroso controle. No entanto, encontrava-se abandonados entre outros materiais hospitalares.
Quatro pessoas morreram: Maria Gabriela, Leide, sua sobrinha, Israel e Admilson, estes dois eram funcion?rios do ferro velho. Anos depois, mais tr?s v?timas fatais, entre elas Devair. Mais de 250 pessoas foram contaminadas, apresentando queimaduras e outros sintomas.


Fonte (com adapta??es): Qu?mica e Sociedade: volume ?nico, ensino m?dio / Wildson Luiz Pereira dos Santos, G?rson de Souza Mol, (coord.). ? S?o Paulo: Nova Gera??o, 2005.
 

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http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2042/imagens/Aula_04_Maio_09_2.jpg
 

Link da imagem: http://stat.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20070914/fotos/a12-1.jpg

Ap?s a leitura do texto fa?a a seguinte pergunta aos alunos: que medidas poderiam ser tomadas para evitar o acidente de Goi?nia e Chernobyl? Os alunos dever?o responder a essa quest?o e colocar a resposta no blog para que os outros alunos possam ler. Pe?a para que cada grupo crie medidas que devem ser tomadas para evitar acidentes com materiais radioativos. Feito isso, o professor junto com a turma dever? criar um cartaz que resuma as id?ias de todos os alunos.
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Coloque as quest?es a seguir no blog:
1 ? Por que o acidente afetou o turismo em Goi?nia?
2 ? O que foi feito com o material contaminado com o c?sio-137?

Avaliação

O professor poder? avaliar os alunos atrav?s da avalia??o dos cartazes produzidos pelos grupos e tamb?m atrav?s das informa??es colocadas no blog por cada aluno.