Portal do Professor

Início do Conteúdo

Estudando a consoante P

Autor e Co-autor(es)

Amanda Barros Teixeira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Associar palavras e figuras tendo como base as palavras e objetos da música

Desenvolver a coordenação motora fina, através de recorte e colagem de objetos com a letra P

Produzir frases a partir dos recortes de objetos inseridos, dois objetos em uma mesma frase.

Desenvolver a linguagem oral através da apresentação das frases produzidas.

Duração das atividades

3 aulas de aproximadamente 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora deve apresentar para a turma a música "Letra P", de Rogério Azeredo. Um aparelho áudio-visual deve ser providenciado anteriormente para essa aula.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=u4Ho96XzBhs&feature=related 

A música pode ser repetida para que as crianças tentem cantar e assimilem algumas palavras com a letra P, presentes na canção.

Perguntar:

  • Quais objetos apareceram na música?
  • Com que letra todos essas palavras começam?
  • Que animais apareceram com a letra P?
  • Que pessoa da família também foi falada?

Momento 2

Entregar uma folha de cada atividade abaixo para os alunos e deixá-los colorir. Terminando, devem recortar e colar cada imagem no seu devido lugar, escrevendo o nome do objeto.

                 

Momento 3

Em uma folha de papel A4, ou no caderno, a professora pedirá que as crianças copiem:

  • DATA
  • ESTUDANDO A LETRA P
  • (grafia da letra P palito e cursiva)
  • PA - PE - PI - PO - PU
  • (fazer frases coletivas com as crianças utilizando duas palavras que comecem com a letra P) Ex: Eu gosto de pudim e de pipoca.
  • Adoro brincar no pula-pula e soltar pipa.
  • Uma panela caiu no meu pé.
  • A partir dos exemplos dados, pedir que a criança também tente escrever (do jeito que souber) uma frase usando pelo menos duas palavras que comecem com a letra P. Podem ser usadas as palavras trabalhadas na atividades anterior ou outras quaisquer que conhecerem. A professora pode sugerir outras palavras: (pêra, porta, prato, papai, porco, pulseira, papagaio...)
  • (frase da criança)

Momento 4

Cada criança lerá para a turma a frase que escreveu. Os colegas devem falar qual ou quais palavra(s) com a letra P foram usadas.

Recursos Complementares

Avaliação

Observar o envolvimento das crianças durante as atividades propostas

Avaliar as dificuldades de cada aluno em relação à escrita: ortografia.

Observar se os alunos tiveram avanço em relação à fase da escrita em que se encontram (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético). Essa análise servirá de diagnóstico para a elaboração de atividades que visem o avanço da escrita.

Avaliar se conseguiram escrever o nome das figuras, associando às suas respectivas imagens através da atividade de recorte e colagem

Analisar se foram capazes de redigir frases com duas palavras iniciadas com a letra P.