Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Aula 01: O professor deverá iniciar a aula questionando seus alunos sobre o rádio: se eles costumam ouvir rádio, qual rádio, qual programa, com qual objetivo (informação ou distração), se já visitou uma rádio, etc.
![]() |
Após a discussão o professor deverá propor à turma uma pesquisa sobre o rádio no Brasil. Sugerimos alguns temas para pesquisa: - a origem do rádio no Brasil - as principais rádios - as radionovelas - os principais programas de rádio - A Voz do Brasil |
![]() |
Para estimular a pesquisa o professor pode utilizar o áudio: Caderno de leitura
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2622 |
Atenção Professor!
Em Recursos Complementares indicamos alguns sites para pesquisa, divulgue a lista para os alunos. Algumas referências interessantes são: material didático do curso Mídias Integradas na Educação – Módulo Básico, disponível em: http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/m_basico.htm ; Podcast EscolaBR disponível em: http://www.podcast.sitedaescola.com/
O resultado da pesquisa deve ser publicado em um blog. Sugerimos o Blogger do Google. Caso os alunos tenham dificuldades para criar seus blogs pode utilizar o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf
O professor deverá marcar uma data limite para postagem do material no Blog, comentar os trabalhos dos alunos, sugerir links, complementar a pesquisa quando necessários, incentivar os alunos a comentar o trabalho dos colegas.
Aula 02: Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a história do rádio é hora de conhecer as rádios locais. O professor deverá apresentar as rádios existentes na cidade (AM e FM) para que os alunos escolham uma para pesquisar.
![]() |
Sugestão: para explicar a diferença das rádios AM e FM o professor pode utilizar o recurso: Integrando gerações – disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1472/dominio-em-lpo-0100.mp3 A partir do 17:25 min. |
![]() |
Após escolhida a rádio os alunos deverão analisar os seguintes pontos: - qual o perfil da programação? (estilo musical) - público alvo? - programas jornalísticos: temática abordada - qual o enfoque das notícias: direita, esquerda, imparcial - estilo das propagandas (informativas, lazer, educativa, política) - perfil dos anunciantes (ramo de atividade) |
Os alunos deverão analisar a rádio no período de 2 semanas em horários alternados e postar no blog as informações obtidas, fazer resenha de programas, anunciantes, entre outros assuntos pertinentes. Nesse período deverão fazer uma pesquisa na comunidade sobre a preferência do público em relação as rádios. O professor deverá auxiliar os alunos a construir o formulário.
![]() |
Sugerimos algumas questões: - Você ouve rádio? - Tem preferência por estação de rádio? - Em média quantas horas ouve rádio em um dia? - Tem algum programa de rádio preferido? - Por qual motivo escolheu a estação? - Por qual motivo escolheu o programa? - Qual aparelho utiliza para ouvir rádio? (Celular, mp3, rádio, computador, etc) |
Os alunos deverão tabular o resultado da pesquisa e publicar no blog. Caso seja possível, o professor de matemática deverá auxiliar os alunos na tabulação dos resultados.
Aula 03: Conhecendo a rádio. Caso seja possível, o professor deverá agendar uma visita a uma estação de rádio da cidade para que os alunos possam conhecer na prática o seu funcionamento. Para realizar essa atividade os alunos deverão pesquisar sobre a rádio, seu perfil, público alvo, anunciantes, destaques da programação, principais radialistas, etc. O resultado da visita deve ser publicado no blog.
Atenção professor! Algumas rádios possuem sites e os principais programas ou radialistas possuem blogs, indique os endereços para os alunos para que eles possam conhecer mais sobre o perfil da rádio.
Aula 04:
Rádio na escola
Agora que os alunos já conhecem a história do rádio e como funciona uma rádio, eles deverão criar uma proposta para implantar uma rádio na escola.
Antes de iniciar a atividade o professor deverá utilizar o vídeo: Como criar um podcast onde o professor Eziquiel Menta apresenta algumas alternativas para trabalhar com rádio na escola. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalShowVideoAction.action?videoPath=../videos/como_criar_podcast.flv
Após o vídeo os alunos deverão analisar a situação da escola e avaliar qual formato de rádio é mais interessante: uma rádio física ou virtual (web rádio).
Para ampliar a discussão o professor deverá utilizar o texto: http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/radio/radio_intermediario/radionaescola_necessario.htm
![]() |
Independente do tipo de rádio a ser implantado na escola o professor deverá organizar a turma de modo que os alunos realizem algumas atividades relacionadas a programação: - estilo musical - bloco de notícias - anunciantes - publico alvo - entrevistas - jornal local |
Atenção professor! É importante que os alunos contemplem tanto as notícias do mundo, país, estado, cidade e comunidade; quanto do âmbito escolar. Para isso, solicite a equipe pedagógica e professores que sugiram temas e auxiliem na pesquisa dos mesmos.
Nome | Tipo |
---|---|
Integrando gerações | Áudio |