Portal do Professor

Início do Conteúdo

Alfabetização: Leitura a partir de textos conhecidos

Autor e Co-autor(es)

Soymara Vieira Emiliao imagem do usuário

MESQUITA - RJ E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

Simone Alencastre , Glória Maria e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •   Ampliar os conhecimentos sobre a correspondência fonológica;
  •   Desenvolver o uso das estratégias de leitura  (seleção ,  antecipação, inferência e verificação);
  • Construir a compreensão da natureza e o funcionamento do sistema alfabético. 
  •  Fazer inferências

Duração das atividades

1 aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Professor aproveitando o período de festas juninas que se aproxima, utilize-se das músicas típicas para ampliar o conhecimento de seus alunos sobre a leitura e a escrita.

1ª Atividade:

Apresente em forma de cartaz a música: " Cai, cai. Balão":

CAI, CAI BALÃO

CAI, CAI BALÃO,

CAI, CAI BALÃO,

AQUI NA MINHA MÃO.

NÃO CAI, NÃO,

NÃO CAI NÃO,

CAI NA RUA DO SABÃO.

Sugestão de Cartaz:

Provoque, a partir do texto exposto, vários questionamentos. Pergunte que tipo de texto eles acham que se trata: Seria um conto de fadas? Uma notícia? Uma poesia? Uma música? Quais são as pistas textuais que me indicam um determinado gênero e descartam outros? Alguém consegue ler alguma palavra? Tem palavras iguais ou parecidas? Registre a conclusão da turma.

2º Atividade:

Entregue uma folha para cada aluno com a música impressa e cante com eles. Em seguida, cante apontando com o dedo, no cartaz, a parte que está lendo, sendo um modelo do ajuste da fala à escrita e peça que eles façam o mesmo na folha que possuem.

Chame alguns alunos no quadro para a mesma atividade, quer dizer, cantar ajustando  fala ao escrito. Ajude-os e oriente-os.

3º Atividade:

Leia novamente a música, buscando a identificação das rimas. Explique que a rima acontece quando as palavras possuem a mesma terminação, neste caso, BALÃO, MÃO, NÃO, SABÃO.

Peça que eles se lembrem de  outras palavras que possuem a mesma terminação e organize uma lista dessas palavras. Uma boa estratégia é escrever a terminação destacada, ÃO, com giz colorido.

4ª Atividade:

Peça que os alunos localizem e marquem no texto as palavras que rimem : BALÃO, MÃO, NÃO, SABÃO. Circule entre as mesas, fazendo intervenções, auxiliando a execução da tarefa.

Em seguida,  peça que marquem as palavras que você  vai ditar, tais como: CAI, AQUI, NA, MINHA, RUA. Circule entre as mesas, orientando e fazendo as intervenções que possibilitem o desenvolvimento das estratégias de leitura.

5ª Atividade:

Organize a turma em duplas, produtivas, quer dizer com conhecimentos próximos e complementares sobre a leitura e a escrita.

Entregue a música, organizada em frases, porém  fora de ordem: Exemplo:

NA RUA DO SABÃO.

CAI, CAI BALÃO

AQUI NA MINHA MÃO.

CAI, CAI BALÃO,

NÃO CAI NÃO,

CAI, CAI BALÃO,

NÃO CAI NÃO,

Retire o cartaz exposto e peça que as duplas organizem corretamente a música. Circule entre as mesas, orientando e fazendo as intervenções que possibilitem o desenvolvimento das estratégias de leitura.

6ª Atividade:

Informe-os que terão um desafio ainda maior, organizar a música separada em palavras. Entregue a seguinte tabela:

CAI

CAI

CAI

AQUI

RUA

SABÃO

CAI

CAI

CAI

CAI

CAI

NA

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

MÃO

BALÃO

BALÃO

BALÃO

NÃO

Peça que recortem e montem conforme  é o texto original. Não exponha nenhum modelo. A estratégia é que eles cantem a música e de memória, fazendo a correspondência fonológica, organizem o material. Circule entre as mesas, orientando e fazendo as intervenções que possibilitem o desenvolvimento das estratégias de leitura.

7ª Atividade:

Entregue uma folha  com o mesmo número de linhas que a música possui e peça que, em dupla, de memória, escrevam a música. Estimule o debate entre a dupla, mas não faça intervenções, porque a escrita espontânea servirá para sua avaliação sobre as hipóteses de escrita.

8º Atividade:

Observe todas as produções  e escolha uma que possibilite, durante a  revisão coletiva, avanços para um número significativo de alunos. Por exemplo, se a turma tem muitos alunos escrevendo na hipótese silábicas com valor sonoro , escolha uma dessas produções, peça a autorização para a dupla ,transcreva no quadro da forma como está no papel e solicite a turma  a leitura do texto e em seguida as contribuições para ajustar o escrito as normas ortográficas. Problematize e analise cada sugestão apresentada.  Ao final da correção do texto, solicite que copiem no caderno.

Repita as mesmas atividades com as seguintes músicas: " CAPELINHA DE MELÃO",  " SONHO DE PAPEL", " PULA FOGUEIRA", "PEDRO, ANTONIO E JOÃO" E ETC.

Organize todo o material elaborado, encaderne e forme um bonito livro de cantigas juninas.

Recursos Complementares

Para mais informações do professor:

http://lendorelendogabi.com.br/datas/cantigas_juninas.htm 

Avaliação

A avaliação deverá feita na ocasião das atividades, observando os avanços das hipóteses de escrita e de leitura , o desenvolvimento das estratégias de leitura e principalmente, identificando o estágio que cada aluno se encontra para ser criar a intervenção mais apropriada para sua compreensão sobre a escrita alfabética.