Portal do Professor

Início do Conteúdo

LEITURA EM DUPLA DE UMA PARLENDA

Autor e Co-autor(es)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, OLGA MARIA CAVALCANTI

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 6 anos de idade poderão com esta aula:  

  - Ampliar os conhecimentos sobre a linguagem escrita;

- Trocar conhecimento com o colega de sua dupla;

- Valorizar o trabalho em parceria;

- Descobrir o que está escrito e onde;

- Desenvolver estratégias de leitura.

.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula os alunos precisam  conhecer de memória a parlenda que será utilizada na atividade de leitura. 

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – O professor inicia a aula informando à turma que trouxe a cópia de uma parlenda  para trabalhar na aula de leitura.

Fonte: www.pedagogia.com.br 

ATIVIDADE 2 – O professor prossegue a aula apresentando para turma os momentos da atividade de leitura e organiza as duplas de trabalho que podem ser constituídas da seguinte forma:    

- duplas compostas pelas crianças que já realizam a leitura usando a estratégia de decodificação;

 - duplas compostas pelas crianças que, recentemente, começaram a usar a decodificação como estratégia de leitura, mas se sentem inseguras e, também, por aquelas que já utilizam esta  estratégia  de leitura há mais tempo, mas ainda demonstram muita insegurança quando solicitadas a ler;

 - duplas constituídas pelas crianças que ainda não leem decodificando, mas utilizam como estratégia selecionar a letra inicial para encontrar uma palavra em um texto;

- duplas formadas pelas as crianças que se utilizam da memória como estratégia para realizar a leitura.

          As crianças que já leem utilizando a estratégia da decodificação recebem a parlenda com todas as palavras recortadas.

CHUVA

E

SOL

CASAMENTO

DE

ESPANHOL

SOL

E

CHUVA

CASAMENTO

DE

VIÚVA

         As duplas formadas pelas crianças que já leem utilizando a decodificação, mas se sentem inseguras, recebem a parlenda recortada em frases.

CHUVA E SOL,

CASAMENTO DE ESPANHOL.

SOL E CHUVA,

CASAMENTO DE VIÚVA.

 As duplas constituídas pelas crianças que ainda não utilizam a estratégia da decodificação recebem a cópia da parlenda sem ser recortada.

CHUVA E SOL,

CASAMENTO DE ESPANHOL.

SOL E CHUVA,

CASAMENTO DE VIÚVA.

ATIVIDADE 3 – Cada dupla recebe a sua cópia da parlenda para ler e depois ilustrar. Durante a atividade o professor vai passando pelas duplas observando como procedem na leitura, solicitando que leiam acompanhando com o dedo, tendo cuidado para que o dedo acompanhe o que o olho vê e o que a boca fala. Ao chegar junto a uma dupla que já realizou a leitura da parlenda, o professor pode questionar a respeito de como fizeram para descobrir o que o texto conta. Pode também aproveitar este momento para solicitar que as crianças indiquem onde se encontra alguma palavra do texto, indagando-as como sabem que naquela parte está escrita a palavra indicada.

Recursos Complementares

Artigos  

http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/     - Neste site é possível encontrar vários artigos sobre o trabalho com a leitura na fase inicial da alfabetização. Para ter acesso é só clicar no link plano de aula por segmentos e, em seguida, no link ensino fundamental. Neste link clique em lingua portuguesa e depois em lingua escrita e finalmente no link leitura.

Vídeos

http://www.youtube.com/revistanovaescola     - Neste site é possível encontrar vários vídeos sobre o trabalho com a leitura na fase inicial da alfabetização..

http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/218592 

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

  - Ampliaram os seus  conhecimentos sobre a linguagem escrita;

- Trocaram conhecimento com o colega de sua dupla;

- Valorizaram o trabalho em parceria;

- Descobriram o que está escrito e onde;

- Desenvolveram estratégias de leitura.