Portal do Professor

Início do Conteúdo

Afinal, o que faz um texto ser incoerente?

Autor e Co-autor(es)

Marta Pontes Pinto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer coerências/incoerências internas e externas ao texto.
  • Estabelecer coerência entre fragmentos de textos.
  • Encontrar em jornais, artigos onde ocorrem falta de coerência textual.      

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Incoerências textuais.
  • Conjunções.
  • Sinais de pontuação.
  • Conhecimento de informática.

Estratégias e recursos da aula

  • Uso da internet;
  • trabalho em grupo.

Aula 1

 Atividade

O professor deverá levar os alunos à sala de informática para, em grupo de dois, acessarem o  site:

http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/coerencia 

para  responderem às seguintes perguntas e depois discutirem suas respostas com os colegas.

1- O que é coerência?

2- Como produzir um texto coerente?

3- Quando um texto depende de um contexto extraverbal?

4- Todos os textos abaixo têm problemas de coerência. Faça a correção e indique se a incoerência encontrada é externa ou interna ao texto:

a- Pobre do Brasil, metade de nossa população é analfabeta.

b- Mesmo que você nunca frequente lugares propícios a cobras possivelmente morrerá picado por uma.

c- Ouvi boatos de que você hoje vai passear bastante assistirá ao filme e o restaurante.

d- Poluição de rios e mares, água poluída, problemas de saúde, degradação do meio ambiente, não serão temas do III Fórum Mundial da Água.

e- A poluição das águas acarreta graves riscos à saúde. Porém os esgotos domésticos contêm bactérias patogênicas que podem causar cólera, hepatite infecciosa, desinteria, micoses, conjuntivites, otites, corizas e febre tifóide e os efluentes industriais têm substâncias tóxicas que podem causar doenças crônicas, inclusive o câncer.

Aula 2

Atividade 

Os alunos, em duplas, nesta atividade, entrarão no site indicado abaixo e farão a leitura de vários textos. Alguns deles foram criados apenas a partir de substantivos. Deverão lê-los em voz alta. O professor deverá organizar para que cada dupla leia um.

http://www.pucrs.br/gpt/substantivos.php  

Após a leitura, os alunos deverão responder em seus cadernos às seguintes questões.

Professor, entregue xerocado o roteiro abaixo aos alunos. Os alunos deverão acessar o site quantas vezes for necessário para retornarem aos textos.

1- O texto "Circuito fechado" de Ricardo Ramos é um texto coerente? Justifique. Sob que estrutura ele foi criado?

2- O texto "A pesca" de Affonso Ramos de Sant’Anna foi construído segundo o mesmo princípio?

3- Qual dos dois textos pareceu mais interessante para o grupo? Justifique.

4- Que preocupações o texto "Vidinha Redonda" de Kátia da Costa Aguiar denunciam? Foi escrito por uma aluna, tem coerência?

5- Há alguma incoerência interna no texto "Trânsito" de Luzia Fialho, Leandro Rangel, Paola Teodoro?       

6-O texto "Dona-de-casa", escrito por  Carine Vargas começou com a palavra Sol e terminou com Lua. O que ela quis exprimir?

7- Carine elaborou um poema concreto a partir da forma de um círculo. Que o valor foi atribuído a essa forma?

8- Qual a motivação de Fábio Canatta em "Quinhentos anos sem respirar"?

  • O docente deverá corrigir as respostas das duplas, oralmente, ressaltando as diferenças dos textos.

Aula 3

Atividade 1

O professor deverá exibir em power point os exercícios abaixo solicitando que, em duplas, respondam às questões, em seus cadernos.

1- Leia a letra de uma embolada:                 

Oi, lá vinha pelo rio uma pedra boiando

Em riba dessa pedra 3 navegador

Um deles era cego nada enxergando

O outro não tinha braço pois o trem cortou

Mas deles o sem vergonha era o terceiro

Pois estava nuzinho como Deus criou

E eis que adiante o cego num berreiro

Olhando para o fundo um tostão gritou

Então ouvindo aquilo o tal que era aleijado

Passando a mão no fundo o níquel apanhou

E o tal que estava nu tendo o tostão tomado

Mais do que ligeirinho no bolso guardou!

http://tabui.blogspot.com/2006_05_01_archive.html 

 

As emboladas fazem parte do nosso folclore e geralmente não trazem o nome autor. É possível desfazer as incoerências do texto lido?

2- Roberto Duailibi em "Antologia das mancadas" registrou, entre muitas as seguintes:

a- "O tribunal, após breve deliberação,foi condenado a um mês de prisão." Le Progrès de L'Oise, 30 mar. 1957.

b- "Os sete artistas que compõem o trio têm talento." Presse Océan,7 de ago. 1993. 

c- "O Presidente de honra é um jovem septuagenário de 81 anos." La Dèpêche, 1995.

Atividade 2

3- O professor deverá entregar cópia da tirinha abaixo para os alunos e pedir que a observe com atenção para responderem a questão abaixo:

Sem a ilustração, haveria coerência?

Disponível em: http://meninomaluquinho.com.br 

Sim - Não. Justifique.

Após a correção, se os alunos não apresentarem mais dúvidas, o professor finalizará a atividade alertando-os a terem atenção com a coesão e coerência nos próximos textos que forem produzir.

Recursos Complementares

Avaliação

O professor deverá observar o envolvimento dos alunos em cada uma das atividades propostas e o empenho na execução correta dos exercícios.