Portal do Professor

Início do Conteúdo

VIDA NO FUNDO DO MAR

Autor e Co-autor(es)

Maria Núbia Pessoa imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o ambiente aquático.

Estabelecer comparação entre espécies da fauna e flora marinha através da observação de imagens e vídeos.

 Ampliar conhecimentos acerca da vida no mar.

Representar por meio de desenhos, plantas e animais aquáticos.

Duração das atividades

2 aulas .

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Animais.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento.

Conversar com os alunos, questionando: como será a vida do mar? Após ouvir os alunos a professora apresenta o livro "A Escolinha do Mar" da escritora Ruth Rocha. É importante  ler a sinopse do livro para motivar os alunos a ouvir atentamente a história; explorar as imagens da capa. Através dessa história os alunos irão conhecer alguns animais que vivem no mar.

Fonte: www.salamandra.com.br/book.php?id_titulo=10021585 

 

2º Momento.

Depois da leitura do livro a professora questiona os alunos:

  • Vocês conhecem algum dos animais que aparecem na história?
  • Onde podemos encontrar esses animais?
  • Quem já tomou banho de mar?
  • Será que no mar só existe peixes?
  • Poderemos encontrar alguma planta no mar?
  • Quem poderia dizer o nome de uma planta do mar?

Em seguida, a professora propõe o desenho dos animais e plantas do mar que os alunos conhecem. As crianças poderão usar lápis de cor, hidrocor e giz de cera para fazer os desenhos em papel reciclado ou de outro tipo.

3º Momento

A professora leva os alunos para o laboratório de informática da escola. Ler as informações sobre a vida no mar para as crianças, mostrando que existe plantas e animais no fundo do mar. É importante discutir com a turma  as informações, sugerindo que elas acrescentem outros conhecimentos. Para isso, sugerimos o acesso ao link abaixo:

No fundo do mar 

4º Momento

                                                                                                          

Em sala de aula, a professora  retoma a discussão sobre a vida no mar, explicando que existem outros animais que vivem em água doce, citando alguns exemplos para as crianças. Em seguida, o professor solicita que as crianças pesquisem em casa,  informações e gravuras de animais que vivem na água doce e no mar. Em sala, as crianças irão elaborar em grupo, cartazes  com informações que pesquisaram sobre a vida desses animais. A professora distribui papel, tinta, cola, tesoura, lápis grafite, hidrocor para os alunos. Eles irão escrever as informações e colar as gravuras/desenhos dos animais. Depois, cada grupo expõe o seu trabalho.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
No fundo do mar Hipertexto

Recursos Complementares

Indicação de Livros:

A Escolinha do Mar. Ruth Rocha. Salamandra.

Imagem 3D

http://noticias.uol.com.br/ultnot/bichos/album/deep_sea_album.jhtm 

Avaliação

A professora irá observar se os alunos conseguiram ampliar os conhecimentos sobre a vida mar. Para tanto, deverá propor a escrita de textos e desenhos dos animais e plantas.