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A corda – do tradicional ao criativo

Autor e Co-autor(es)

Wilson Vassallo Fagundes imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Discutir sobre as inúmeras utilidades de uma corda na vida do homem;
  • Listar as brincadeiras que podemos vivenciar utilizando a corda;
  • Resgatar com os alunos algumas das brincadeiras listadas;
  • Experimentar o trepar utilizando a corda como elemento principal.

Duração das atividades

100 minutos. 02 Aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a realização desta aula.

Estratégias e recursos da aula

    De posse de uma corda de tamanho mediano (2,5m a 3m), mostrar aos alunos e seguir com a seguinte reflexão:

             Esse é um dos objetos que mais serviu ao homem em diferentes situações durante a sua história. É um dos utensílios mais antigos fabricados pelo homem (desde a idade da pedra), e serviu para vários fins:

  • A corda permitiu o homem domesticar animais;
  • Fazer edificações;
  • Levantar grandes pesos;
  • Caçar (arco e flecha), dentre outros.

   Mas e nos dias atuais, vocês conseguem me dizer algumas de suas utilidades imediatas?

(Alpinismo, instrumentos musicais, varal para roupas, brinquedos – ioio e brincadeiras – pular corda, soltar pipa, etc.).

   No que diz respeito à brincadeiras, a corda nos propicia uma grande diversidade de possibilidades. Vamos tentar listar e vivenciar algumas delas.

Atividade 01: Salto sobre a serpente

             Com uma corda grande, o professor irá produzir movimentos diversos na corda para que os alunos saltem sobre ela de um lado para outro tentando evita-la.

             Quem a corda tocar sai da brincadeira.

Atividade 02: Passar Zerinho

             Duas pessoas devem bater a corda.

             Uma a uma as crianças devem correr para passar pela corda, que está em movimento giratório, sem deixar que a corda toque seu corpo.

             Após a primeira rodada o grupo deve decidir se continua passando sem nenhum salto (zerinho), porém com a corda girando mais rápido, ou se começa uma nova rodada com cada criança saltando uma vez antes de passar (a cada rodada se acrescenta um salto).

             Quem a corda tocar sai da brincadeira.

Atividade 03: Reloginho

       Um aluno fica no meio de uma roda formada de crianças. Ele segura uma corda e arrasta a mesma no chão, rodando o seu corpo. As crianças têm que pular quando a corda passar por elas.

       Quem segura a corda vai aumentando a velocidade até que alguém tropece (a corda acerte). Quando isso acontecer o aluno que encostou (tropeçou) na corda fica de molho fora da brincadeira.

       Vence aquele aluno que conseguir fugir da corda mais vezes.       

Obs. Os alunos que forem ficando de molho poderão substituir de tempos em tempos o aluno que fica no centro da roda.

Reflexão: Além de todas essas brincadeiras listadas e vivenciadas por todos, podemos também contar com a corda para nos ajudar a superar muitos desafios dentro e fora das aulas.

Exemplo: Se temos que superar um obstáculo muito alto e não conseguimos salta-lo, podemos fazer como os alpinistas e usar a corda como recurso de escalada. Com base nessa idéia, gostaria de propor um desafio final:

  • Vamos eleger um obstáculo bem alto (um muro, um barranco, uma parede), na qual precisamos subir. No entanto, não contamos com uma corda grande, e sim com pequenos pedaços, um para cada um de vocês. Como então podemos solucionar esse problema?

                                           (Vamos nos unir e fazer uma rede de escalada ou uma escada de cordas)

Atividade 04: A corda enquanto recurso para o trepar

Material: Vários pedaços de corda de tamanhos variados (um para cada aluno)

             O professor poderá explorar junto com os alunos, antes da atividade, as possibilidades de nós para se unir dois pedaços de corda (ver em recursos complementares).

             Utilizar o material distribuído e os nós aprendidos anteriormente para montar uma rede e/ou uma escada com a amarração das cordas.

             Após a confecção do material, vivenciar o trepar.   

Obs. Por uma questão de segurança, o professor deverá influenciar na escolha do local a ser escolhido para a vivência e fiscalizar de perto a experimentação de cada criança.  

Recursos Complementares

Avaliação

           Reunir a turma e pedir que listem as brincadeiras vivenciadas e outras mais que por ventura conheçam (pedir que indique em que local aprendeu essa(s) brincadeira(s)).

           Fazer junto com a turma, uma relação de músicas que conhecem e servem para se pular corda.

           Discutir com os alunos a seguinte situação:   

  • Quando pulamos corda, normalmente usamos a músicas só para nortear nossos movimentos ou só para enriquecer a atividade?

           Pedir para que cada criança pesquise junto aos pais e familiares músicas e formas de se pular corda para ser vivenciada por toda a turma em aulas posteriores.