Jose Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Vivenciar o jogo e as regras;
Aprender a dinâmica do jogo e seus fundamentos;
Trabalhar a cooperação entre os alunos;
Conhecer um esporte pouco praticado na escola e derivado do voleibol.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio
VÔLEI DE PRAIA
O Vôlei de Praia, que tem sua origem no vôlei de quadra, é um esporte praticado na areia da praia. Foi criado no estado da Califórnia (Estados Unidos), na década de 1960. Porém, tornou-se um esporte profissional somente na década de 1980. Foi neste período que chegou ao Brasil e espalhou-se pelas praias do mundo todo.
Conhecendo o Vôlei de Praia
O vôlei de praia é praticado numa quadra, demarcada com fita, na areia. As medidas são: 16 metros de comprimento por 8 metros de largura. No meio, deve ficar uma rede que mede 2,43 metros de altura (masculino) ou 2,24 metros (feminino). O jogo é disputado em equipes de 2 a 4 jogadores (nas Olimpíadas os jogos são disputados por duplas). A equipe vencedora é aquela que ganha dois sets (o jogo possui 3 sets). Os dois primeiros sets vão até 21 pontos. Quando há empate em 1 set a 1, o terceiro set é realizado com 15 pontos. Para fechar o set, a equipe deve sempre abrir dois pontos de vantagem.
AULA 01
Espaço: quadra de esporte ou pátio da escola
Material: bolas de vôlei e rede, corda ou elástico
ATIVIDADE I
Bomba
Os alunos colocam-se em círculo. Utilizando o toque ou a manchete, jogam entre si normalmente. Ao som do apito (Stop) do professor, o aluno que tocou a bola em último lugar é eliminado.
FUNDAMENTO TOQUE
ATIVIDADES
AULA 02
Espaço: quadra da escola ou pátio da escola
Material: bolas de vôlei e rede
ATIVIDADE I
Quebra
Pode-se jogar com qualquer número de alunos. Os alunos ficarão em um círculo e jogarão a bola para o que está ao seu lado. Quando erra (a bola cai), aquele que falhou deve passar a jogar só sobre um pé. Ao segundo erro, deve-se colocar de joelhos e ao terceiro deve ser eliminado. O jogo pode ser feito, para melhorar o passe e a manchete
FUNDAMENTO RECEPÇÃO E MANCHETE
ATIVIDADES
AULA 03
Espaço: quadra da escola ou pátio da escola
Material: bolas de vôlei e rede
FUNDAMENTOS DO SAQUE
Saque por Baixo
É um saque simples e também fácil de executar.
Execução:
O aluno de frente para a quadra, pé esquerdo à frente, mão esquerda segurando a bola, deverá fazer, com o braço direito, um movimento de trás para a frente, golpeando a bola quase simultaneamente à sua liberação pela mão esquerda à frente do corpo. A mão que bate na bola poderá estar espalmada ou fechada. Para os canhotos, valem os mesmos movimentos no sentido inverso.
Saque por Cima
O saque por cima é o mais utilizado no voleibol, pelas variações que oferece em relação a trajetória da bola, local onde se queira sacar e distância que se queira atingir. Por tudo isso, o aluno deve treinar bastante para uma perfeita assimilação deste saque.
Execução:
Com as pernas semiflexionadas, coloque o pé esquerdo à frente, braço esquerdo segurando a bola na altura do ombro, braço direito levantado semiflexionado e mão espalmada na altura da cabeça. No momento da execução, arremesse a bola para cima com a mão esquerda (pouca altura), projetando o braço direito para frente e golpeando a bola (usando toda a sua extensão). É normal que o corpo também se projete à frente no final do movimento.
A batida na bola pode ser com a mão espalmada ou fechada. A diferença é que, com a mão espalmada, a segurança é maior, assim como o controle direcional por parte do atleta. A mão fechada, por sua vez, pode facilitar o acerto, principalmente quando o aluno é iniciante. Em compensação a direção que se quer dar à bola fica prejudicada.
ATIVIDADES
JOGO DO SAQUE NO ALVO
O professor dividirá duas equipes, uma de cada lado da quadra e espalhar cones e bambolês na quadra. As equipes uma de cada lado executarão o saque e os cones se tocados valem 1 ponto, se o cone for derrubado valem 3 pontos e se acertar dentro do espaço do bambolê sem tocá-lo vale 5 pontos e assim você estimula a competição entre as duas equipes e aproveita para corrigir os eventuais erros.
ALVO HUMANO
Ainda dispostos em equipes os colegas sem bola de cada equipe posicionarão dentro da quadra somente protegendo o rosto e os adversários tentarão acertá-los e conseguindo, marcam 10 pontos pra sua equipe quem for acertado vai sacar e quem acerta virá alvo.
AULA 04 e 05
Espaço: quadra da escola ou pátio da escola
Material: bolas de vôlei e rede
ATIVIDADE I
Lencinho
Os alunos numerados progressivamente (pode-se utilizar nomes de cidade, ou cores etc…). Na linha central estão duas bolas. Os alunos que correspondem ao número chamado correm à linha central e apanham a bola. Depois de toque ou manchete, ou os dois, retornam ao seu lugar. Quem chegar primeiro ganha.
FUNDAMENTO DE ATAQUE
ATIVIDADES
AULA 06 e 07
Espaço: quadra da escola ou pátio da escola
Material: bolas de vôlei e rede
Situação de Jogo 1 X 1
Situações de Jogos 2 X 2
Situação de Jogo 3 X 3
Os alunos conseguiram criar novas regras para melhorar a dinâmica do jogo na escola?
Quais foram as dificuldades encontradas pelos alunos para vivenciarem este jogo pouco praticado na escola?
Os alunos com maior vivência do jogo cooperaram com o professor no sentido de ajuda-lo na aprendizagem dos outros alunos?
Qual foi o interesse dos alunos em vivenciar e aprender um esporte derivado do Vôlei?