Portal do Professor

Início do Conteúdo

Acertando no alvo (Dardo e Tiro esportivo)

Autor e Co-autor(es)

Luciano Silveira Coelho imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre o surgimento e a história do Dardo e do Tiro como modalidades esportivas, bem como as diversas maneiras como são praticados hoje pelo mundo.

- Aprender a construir os equipamentos necessários para a prática do Tiro e do Dardo utilizando materiais alternativos.

- Aprender a coordenar diferentes movimentos, desenvolvendo a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço durante os movimentos de pontaria.  

Duração das atividades

Cada atividade terá duração de 30 a 35 minutos compreendendo um total de 100 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Acertando no(s) alvo(s)

Duração: 30 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática             

Para dar início a essa aula de Dardo e Tiro esportivo, o(a) professor(a) poderá introduzir o tema com vídeos que mostrem as diversas modalidades e formas de praticar esses esportes pouco conhecidos no Brasil.

Sugestão de sites: 

Dardo

http://www.youtube.com/watch?v=rjElY1lDIc0&feature=related (acessado em 08/06/10)  

http://www.youtube.com/watch?v=xCrm8WbJKqg (acessado em 08/06/10)  

http://www.youtube.com/watch?v=6dD9NiZfQFQ&feature=related (acessado em 08/06/10)  

Tiro esportivo

http://www.youtube.com/watch?v=piXIXNHP0bQ&feature=related (acessado em 08/06/10)  

http://www.youtube.com/watch?v=ULjdanyS9Tg&feature=related (acessado em 08/06/10)  

http://www.youtube.com/watch?v=1K5WZITHa4s&feature=related (acessado em 08/06/10)   

Atividade 2 – Dardo

Duração: 35 minutos

Material: folha de papel, prego(ou tachinha), cola, isopor e canetinha

Local: quadra ou pátio             

Para dar início as atividades o(a) professor(a) poderá organizar um campeonato de dardo. Para isso, serão necessários dardos e alvos que podem ser comprados em lojas de brinquedos (Figura 1). Nessa atividade cada criança terá o direito de fazer 5 arremessos que serão realizados intercaladamente. Cada círculo do alvo terá uma pontuação diferente, sendo que os círculos menores terão valores maiores. Os valores podem ser em dezenas (ex.: 10, 20, 30...) e devem ser registrados para facilitar a conta para as crianças. Ao final dos cinco arremessos, cada criança fará a somatória de seus pontos e o(a) maior pontuador(a) vencerá o jogo. A somatória de pontos deve ser auxiliada pelo o(a) professor(a). 

Figura 1: Conjunto da dardo e alvo

Fonte: http://www.eletrocell.com/ch/vit_c/59/brinquedos.aspx (acessado em 08/06/10)             

Caso ocorra a impossibilidade de se comprar um conjunto de dardos e alvos, existe uma alternativa simples e barata que pode ser confeccionada pelas próprias crianças e o(a) professor(a). Na confecção dos dardos (Figura 2) as crianças farão um cone de papel e colarão suas extremidades com cola branca. Em seguida, com o auxílio do(a) professor(a), colocarão um prego (ou tachinha) na extremidade do cone. 

Para a confecção dos alvos (Figura 3) basta utilizar uma folha de isopor e desenhar com canetinhas coloridas os diferentes círculos do alvo.

Para a utilização desse material é fundamental que o(a) professor(a) faça uma conversa prévia com as crianças para evitar possíveis acidentes com os dardos de prego.   

Sugestão de combinados prévios:

- Mirar o dardo apenas no alvo de isopor.

- Os arremessos devem ser feitos alternadamente (uma criança por vez)

- Permanecer sempre distante do alvo quando alguém for arremessar o dardo.   

Atividade 3 – Tiro esportivo

Duração: 35 minutos

Material: cano de pvc, balão de borracha, durex e sementes

Local: quadra ou pátio

Para finalizar, o(a) professor(a) poderá construir com as crianças uma arma bem simples para praticar o tiro esportivo (Figura 4).

Para fazer a arminha é preciso colocar um pedaço de cano de pvc dentro do bocal de balão de borracha. Em seguida, passe-se um duréx colorido na junção entre o balão e o cano para prender um ao outro. Por fim, basta colocar um feijão ou semente dentro do balão, puxar, apontar para o alvo e soltar. O alvo pode ser feito de isopor (Figura 3) ou de papelão. Assim como na atividade anterior é importante que o(a) professor(a) faça uma conversa prévia com as crianças para evitar acidentes com este brinquedo.

Sugestão de variação: 

- Pode se utilizar pratos de plástico como alvos para simular a modalidade alvo móvel do tiro esportivo. O(a) professor(a) lança o prato e as crianças tentam acertá-lo no ar.  

Recursos Complementares

No início da aula o(a) professor(a) pode fazer uma breve introdução sobre a história e os surgimento das modalidades que serão abordadas, bem como falar das competições ao redor do mundo. Para tanto, o(a) professor(a)  poderá se informar nos seguintes sites:    

http://www.dardonet.com.br/ (acessado em 08/06/10)  

http://www.cbte.org.br/ (acessado em 08/06/10)  

http://www.fpte.org.br/ (acessado em 08/06/10)   

Avaliação

Ao final da aula o(a) professor(a) pedirá às crianças que façam um registro gráfico através de desenhos ou palavras sobre todos os conhecimentos abordados na aula sobre o Dardo e o Tiro esportivo, desde a história dessas modalidades até as diversas formas de se praticar esses esportes. Estes registros irão compor um cartaz intitulado “Acertando no alvo” que ficará exposto no mural da escola.