Maria da Conceição Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Compreender a formação da cadeia alimentar no mar
Representar informações em um quadro
Não é necessário
1º Momento:
O professor inicia a aula levantando alguns questionamentos como:
Quem sabe dizer o que é uma cadeia alimentar?
Que animais vivem no mar?
Como eles se alimentam?
Após esse breve levantamento, o professor registra os conhecimentos prévios dos alunos em papel 40 ou cartolina.
2º Momento: Conhecendo uma cadeia alimentar
Fonte: http://www.formiguinhasdovale.org/files/biblioteca/Cadeias_e_Teias_Alimentares.pdf
O professor dará continuidade a aula orientando os alunos na busca do significado dos conceitos sobre cadeia alimentar marinha. Em seguida, apresenta gravuras e informações de uma cadeia alimentar e solicita que os alunos expressem de forma oral o que estão observando. Depois, divide a turma em pequenos grupos para representarem através do desenho e da escrita o que observaram. Cada grupo apresenta para turma o que fez e expõe na sala suas produções.
3º Momento: Pesquisando em casa
O professor sugere como atividade de casa, que os alunos pesquisem gravuras de animais marinhos e informações sobre a cadeia alimentar. Em sala de aula, as crianças em equipes elaboram um quadro com as gravuras e informações que pesquisaram em casa. Para elaboração do quadro, podem utilizar: lápis grafite, hidrocor, cartolina, papel 40, cola, etc,expõe no mural da sala.
4º Momento: Trilha de uma cadeia alimentar
Como atividade de registro, o professor elabora uma trilha com a cadeia alimentar dos animais mamíferos e distribui para os alunos dividindo-os em grupos .A trilha deverá conter imagens dos animais. As crianças jogarão com o dado. Esse dado pode ser o comum ou confeccionado pelos alunos, onde poderão colocar imagens dos animais da trilha. O professor pode sugerir que os alunos em equipe confeccione uma trilha seguindo o modelo que eles jogaram. Para confecção da trilha pode utilizar cartolina, papel peso 40, grafite, cola, gravuras de animais, hidrocor, etc.
O professor deverá observar se aluno;:
Compreende a formação da cadeia alimentar.
Representa informações em um quadro.