Portal do Professor

Início do Conteúdo

SERIGRAFANDO UM PEIXE

Autor e Co-autor(es)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:

  • Conhecer a técnica da arte da serigrafia para a impressão do peixe;
  • Utilizar a criatividade durante a elaboração da obra;
  • Desenvolver habilidades de expressão;
  • Respeitar e apreciar a produção dos colegas.       

Duração das atividades

Cada atividade será  desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos. 

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios. 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - CONHECENDO A TÉCNICA DE SERIGRAFIA

 1º Momento: O professor deverá questionar com as crianças o que é serigrafia ou silk-screen apresentando algumas camisetas serigrafadas.

Questionando:

  • Quem sabe como são feitas estas camisetas?
  • Como será que fazem o desenho da escola nas camisetas?

Por que será que tem serigrafia com uma cor só e outras coloridas?

Ao final da discussão o professor poderá explicitar que a serigrafia é feita através de um molde, o qual a tinta é  vazada, pela pressão de um rodinho, através de uma tela que pode ser feita de seda ou náilon.     

 Atividade 2–  PREPARANDO A ARTE DA SERIGRAFIA

1º Momento – O professor deverá levar para roda algumas telas de serigrafia e mostrar as crianças como elas são feitas e como são utilizadas para serigrafar tecidos e camisetas.

 Procedimentos para fazer uma tela de serigrafia: 

Fazer a arte (desenho) que será estampada através da serigrafia. Esta arte deve ser impressa em papel vegetal.

Depois esta arte deve ser queimada na tela (esse procedimento é feito numa mesa especial.)

 Obs: O professor poderá orientar as crianças de como fazer o desenho de um grande peixe. (O desenho para ser usado na serigrafia deverá passar por uma votação entre crianças e professora). Depois imprimir o desenho em folha de papel vegetal e levar para uma serigrafia, lá eles vendem as telas, os nylon, a emulsão e fazem à revelação da tela. Depois que tela estiver com a gravura poderá ser usada para pintar muitas camisetas e outros tipos de material.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Serigrafia

   

FOTOS DA PROFESSORA KEILA

Atividade 3 – APRECIANDO, CONTEXTUALIZANDO OBRAS DE ARTE

 1º Momento - O professor deverá realizar uma releitura da serigrafia do artista plástico Flavio Freitas, para tanto, se faz necessário agendar uma visita ao seu atelier.

 Para que, os alunos conheçam um pouco da sua história, retiramos do seu site, alguns dados sobre  o artista que  nasceu no Rio de Janeiro em 1961, atrasado na fala, desenhava apaixonadamente sob o olhar incentivador dos pais e o apoio da avó, da bisavó e das tias, todas pintoras amadoras. Estudou trompete e teoria musical na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1974-1981). Estudou o Segundo Grau no internato do Colégio Militar de Fortaleza (1977-1979). Cursou faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1980-1981;1983-1986). Estudou trompete no New England Conservatory of Music em Boston-EUA (1982-1983). Cursou Desenho de Modelo Vivo no Cambridge Center for Adult Education em Cambridge-EUA e Desenho a Mão Livre, Escultura e Cores no Massachussets College of Art em Boston-EUA (1982-1983). Vive e trabalha como arquiteto e empresário no arquipélago de Fernando de Noronha, e participou de duas importantes coletivas de arte, em Recife e em Portugal (1988-1998). Instalou seu atelier em Natal na avenida Afonso Pena, passando a viver integralmente de arte (1998-2005). Muda para atelier próprio no bairro histórico da Ribeira, avenida Duque de Caxias, 182, em Natal, aonde trabalha até hoje. Texto retirado do site: http://www.flaviofreitas.com/camisas.htm#

Atividade 4 - SERIGRAFANDO CAMISETAS 

1° Momento :  O professor poderá acessar o site do artista plástico e apreciar suas obras. Durante a pesquisa as crianças poderão apontar uma serigrafia significativa para a turma e fazerem uma releitura da obra.

2º Momento: O professor deverá organizar o material que será utilizado para serigrafar.

 Material necessário para imprimir as camisetas

  • A Tela;        
  • Um rodo;      
  • As cores de tintas necessárias..

Site: www.vitrinepix.com.br  (camisetas serigrafadas)

 1º Momento: O professor deverá organizar o espaço para realizar a  impressão nas camisetas, forrando as mesas com jornal ou papel madeira, bem como, forrar as camisetas com papelão para não vazar tinta para o outro lado. Colocamos a tela sobre o tecido e passamos a tinta com o auxilio de um rodinho. Ao final retirar a tela e secar a pintura com secador. Cada criança deverá pintar a sua camiseta.

 2º Momento: O professor junto com as crianças deverá organizar uma exposição das camisetas pintadas na galeria da escola ou na própria sala de aula.

  http://www.scribd.com/doc/220512/Curso-de-Serigrafia-SilkScreen-Mestre-Jonas 

Obs: O professor deverá enviar um bilhete aos pais solicitando que cada criança leve para escola uma camiseta sem qualquer gravura para pintarem utilizando a técnica de serigrafia.      

Recursos Complementares

Avaliação

Avaliar se as crianças: 

  • Conheceram a técnica da arte da serigrafia para a impressão do peixe;
  • Utilizaram a criatividade durante a elaboração da obra;
  • Desenvolveram habilidades de expressão;
  • Respeitaram e apreciaram a produção de cada colega.