UILIETE MARCIA SILVA DE MENDON?A E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:
A reciclagem e sua importância.
Atividade 1 – CONSTRUINDO UM JOGO DE BOLICHE
1º Momento: O professor deverá inicialmente conversar com as crianças sobre a reciclagem, e a reutilização de materiais, questionando-as:
Depois o professor propõe às crianças a construção de brinquedos com materiais reutilizáveis armazenados da coleta seletiva. O professor deverá pedir às crianças para trazerem de casa alguns materiais para construir o jogo de boliche.
2º Momento: Para construir um JOGO DE BOLICHES será preciso:
O(a) professor(a) primeiramente vai juntamente com as crianças preparar o material que será colocado dentro das garrafas. Fazer bolinhas dos papeis coloridos para cada garrafa. Depois que fizer às bolinhas as crianças devem colocar cada cor dentro de uma garrafa até encher as dez garrafas. Peça a um adulto que corte a garrafa descartável na altura do gargalo.
3º Momento: O(a) professor(a) deverá levar para a roda as garrafas que já estão cheias das bolinhas de papel, colocar uma tampa da cor das bolinhas e lacrá-la. Depois que fizer o mesmo procedimento em todas as garrafas, dividir a turma em duplas e pedir que cada dupla faça um dos números que serão colados nas garrafas – de 1 a 10. Neste momento o(a) professor(a) deve circular entre os grupos orientando as crianças que o número deve ser grande e visível. Depois que todos os grupos terminarem de fazer os números colá-los nas garrafas.
Atividade 2: - CONSTRUINDO UMA ROLADEIRA
1º Momento: O professor deverá conversar com as crianças sobre outros brinquedos que podem ser construídos com materiais reutilizáveis e sugerir a construção da roladeira (brinquedo feito com lata de leite). Pedir para as crianças levarem para escola latas de leite vazias.
2º Momento: O (a) professor(a) deverá sentar na roda com as crianças e explicar como será construída as Roladeiras.
Material necessário:
1º Passo - Primeiro fura com o prego e o martelo no centro da lata na parte de baixo e na tampa.
2º Passo – Passa um pedaço de 30cm de arame grosso pelos dois furos da lata, e vira o arame nas suas extremidades para prender o barbante.
3º Passo – Coloca um pouco de areia dentro da lata para fazer um pouco de peso.
4º Passo – Lacra a lata e depois prende com um nó um barbante nas duas extremidades do arame.
5º Passo – Vira a lata de lado e puxa pelo barbante, esse é o carrinho chamado roladeira.
6º Passo – As crianças poderão decorar suas roladeiras com cola colorida.
Obs: O professor deverá explicar passo a passo e cada criança vai fazendo a sua com a mediação da professora quando necessário.
Atividade 3: CONSTRUINDO CARRINHOS COM LATAS E GARRAFAS PET
1º Momento: O professor deverá conversar com as crianças sobre novo brinquedo que vão construir com materiais reutilizáveis, um carrinho com latas de milho, ervilha e garrafas pet .Assistir com as crianças no http://luxodolixo.blogspot.com/2009/01/brinquedos-reciclados.html para observarem todos os passos da construção. Depois levá-los para o local no qual já organizou todo o material. E construir com as crianças retomando passo a passo o que foi orientado no site. Essa construção pode ser realizada em dois momentos.
2º Momento: O(a) professor (a) deverá assistir novamente o site com as crianças e concluir a construção dos carrinhos.
Obs: O professor deverá explicar passo a passo e cada criança vai fazendo a seu carrinho com a mediação da professora quando necessário.
Atividade 4 – BRINCANDO DE ROLADEIRA, BOLICHE
1º Momento: O(a) professor(a) deverá conversar com as crianças sobre o boliche, a roladeira e o carrinho. Como se brinca com cada um destes brinquedos. Pedir sugestões as crianças. Conversar sobre as regras de cada um deles. Depois organizar três espaços: - ROLADEIRAS · BOLICHES · CARRINHOS Cada criança deverá se dirigir para o espaço que quer brincar primeiro e pode fazer um rodízio entre os três espaços de brincadeiras.
Avaliar se as crianças: