Portal do Professor

Início do Conteúdo

HISTÓRIAS DE VIDA DOS CATADORES DE LIXO

Autor e Co-autor(es)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:

  • Conhecer as histórias de vida dos catadores de lixo através de entrevistas;
  • Ler textos (livros, internet, jornais e revistas); Assistir vídeos sobre o tema;
  •  Entrevistar catadores de lixo Representar graficamente (escrita/desenho);
  • Dramatizar a história de vida do catador de lixo.

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula  não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: CONHECENDO A HISTÓRIA DOS CATADORES DE LIXO

1º Momento: O(a) professor(a) deverá conversar com as crianças sobre histórias de vida, para tanto deverá apresentar o DVD – Palavra cantada “Eu” , ao final deverão discutir sobre as histórias apresentadas, deixando que cada criança dê a sua opinião.

SITE  http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E   

 2º Momento: O professor deverá propor aos alunos que pesquisem sobre a história de vida de um catador de lixo. Para tanto o(a) professor(a) deverá fazer um levantamento prévio com as crianças sobre o que elas já sabem sobre coleta seletiva e catadores de lixo, registrando suas opiniões e curiosidades.  

 Obs: Pedir aos alunos que pesquisem com seus pais sobre o assunto e levem para escola o material pesquisado – revistas, gravuras, reportagens e outros.  

 O(a) professor(a) deverá ler com as crianças o material pesquisado, e registrar numa cartolina as respostas das questões iniciais. Depois colar no mural.   

Atividade 2:  ASSISTINDO VIDEO SOBRE A HISTORIA DO CATADOR DE LIXO

 1º Momento: O(a) professor(a) deverá levar as crianças à sala de vídeo para lerem através de sites algumas reportagens.   Neste momento o docente não deverá esquecer de registrar as novas aquisições de conhecimentos. Bem como enriquecer o mural com o material que as crianças pesquisaram.

site: http://www.fiocruz.br/ccs/media/pag%2040-41%20-%20lixo.pdf 

Atividade 3: CONVERSANDO COM UM CATADOR DE LIXO. 

1º Momento: O professor deverá retomar com as crianças os conhecimentos anteriores, e organizar algumas questões para conversarem com um catador de lixo. Por exemplo:

  •  Como é o trabalho do catador de lixo?
  • Quais funções ele exerce?
  •   Porque ele escolheu essa profissão?
  •  Quantos dias da semana ele trabalha?
  • Qual o horário?
  • Quanto é um salário de um catador de lixo?
  •  Quantas pessoas da família dele vivem deste salário?
  •  Como o lixo é organizado?
  •  Onde ele mora?
  • Quais eram as profissões dos pais dele?
  •   É casado?
  • Tem filhos?
  • Quantos?
  • Eles estudam
  • Trabalham?

2º Momento: O(a) professor(a) deverá convidar um catador de lixo para conversar com os alunos na escola, ou levá-los a um local no qual  possa ser realizada a entrevista. Neste momento, as crianças deverão se organizar para entrevistar o convidado, lembrando que deverão falar um de cada vez. Ouvir com atenção.  O(a) professor(a) deverá  mediar a conversa e registrar.

Obs: A entrevista poderá ser gravada, filmada e fotografada.

 3º Momento: O(a) professor(a) deverá conversar com as crianças sobre a entrevista que fizeram com o catador de lixo, relembrando sua história através do que ele contou. Depois entregar a cada criança uma atividade xerocada na qual terá um espaço para escrever a história e outro para ilustração. O professor deverá sentar com as crianças na roda e cada um lerá a sua história para o restante do grupo.

 Obs: O(a) professor(a) deverá mediar a escrita das crianças que ainda não estão alfabetizadas.

Atividade 4: CONTANDO A HISTÓRIA DO CATADOR DE LIXO.

 1º Momento: O(a) professor(a) deverá propor que as crianças apresentem uma dramatização da história de vida do catador de lixo. O primeiro passo é reelaborar o texto, pautados nos textos produzidos anteriormente pelas crianças, possibilitando que as mesmas criem suas falas. Essa dramatização poderá ser realizada através bonecos, cujo cenário será uma maquete, relembrando o DVD “Eu” Paulo Tatit, palavra cantada.

2º Momento: O(a) professor(a)  deverá discutir com as crianças sobre a elaboração da maquete, que poderá ser confeccionada sobre uma placa de isopor ou caixa de papelão. Os elementos para compor a maquete deverão ser discutidos com as crianças. Por exemplo: as casas poderão ser confeccionadas de caixas de perfumes, sabonetes, cereais, enfim qualquer embalagem, e as pessoas poderão ser representadas por bonecas, confeccionados de pano ou de papel machê. O importante é que o grupo decida como será o cenário, os personagens e o figurino.

3º Momento: O(a) professor(a) deverá juntamente com as crianças discutir quem serão os personagens, quem serão os responsáveis pela iluminação e sonoplastia, lembrando que poderá ter um narrador para a história. Após acertado a função de cada um, o grupo deverá começar a ensaiar as cenas.

Obs: A encenação poderá ser apresentada aos pais e a outra turma, sem ter a intenção de ser um grande espetáculo, o importante é que as crianças tenham a oportunidade de criar e vivenciar a história de vida de outra pessoa.   

Recursos Complementares

Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Conheceram a história de vida de um catador de lixo através de uma entrevista, textos, vídeo;
  • Leram textos (livros, internet, jornais e revistas) na sala com a professora e em casa com os pais;
  • Assistiram ao vídeo sobre o tema;
  •  Representaram graficamente (escrita/desenho) o que aprenderam sobre a história do catador de lixo e como é o seu trabalho.     
  • Dramatizaram a história de vida do catador de lixo.