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Calculando as chances

Autor e Co-autor(es)

Carlos Alberto Jesus de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Efetuar cálculos de probabilidades

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Operação de divisão, Porcentagens e Princípio fundamental da contagem

Estratégias e recursos da aula


Em sala de aula

               Olá Professor apresente aos seus alunos a Teleaula 53 do DVD 6 do Novo Telecurso, caso não tenha disponível em sua escola, leve seus alunos aos laboratório de informática e peça a eles acessem o sítio http://www.youtube.com/watch?v=UfViB7FYsfc. Este vídeo mostra os conceitos iniciais sobre probabilidades.


No laboratório de informática

               Professor leve seus alunos ao laboratório de informática e peça a eles que acessem o sítio http://www.somatematica.com.br/emedio/probabilidade.php  e leiam o texto contento o conceito de probabilidades. Professor reforce os itens de espaço amostral, eventos e a fórmula para o cálculo de uma probabilidade.
               Em seguida, peça eles executem o aplicativo “As Probabilidades” que deverá ser instalado previamente. O referido aplicativo pode ser feito o download em 


As probabilidades

 Trata-se de uma aplicação que irá trabalhar os conceitos estudados. Ao acessar o aplicativo, siga as orientações até chegar a seguinte tela abaixo que corresponde à atividade 1, que explora a probabilidade através de jogos e propõe fazer uma pesquisa e analisá-la. Com isso, se investiga uma situação e verifica-se a necessidade de uma análise através da probabilidade.


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               Peça aos seus alunos que acessem a opção “Sorteio na caixa”. Inicialmente o aplicativo mostrará um pouco da história da criação de probabilidade. 
 

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               Nesta atividade, os alunos são convidados a preencher inicialmente uma tabela de dupla entrada, com quantidades de algumas “peças” que formarão o conjunto a partir do qual, posteriormente, será efetuado um sorteio.

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               Esses elementos têm características que se interceptam. Há “peças” verdes, amarelas ou azuis e há “peças” triangulares e circulares distribuídas pelas 3 cores. O aluno poderá escolher uma das peças e escrever a chance que ela tem de ser sorteada dentre todos os elementos do conjunto.

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               A cada escolha do aluno, o sistema gera o sorteio aleatório de uma peça e testa a correção da escrita da chance e, também, se o usuário foi feliz em sua escolha, isto é, se a peça que escolheu foi ou não sorteada.


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               No final, o aluno será convidado a localizar seu rendimento em uma escala de valores. Esse rendimento leva em conta duas questões: a sorte e a correção dos cálculos, com maior valorização desta última variável. Levando em conta a digitação correta ou não da chance de sorteio pelo usuário, e também o sucesso ou o fracasso da escolha feita, o sistema atribui pontos a cada jogada, da seguinte maneira:

                    - Chance correta e sucesso no sorteio = +2
                    - Chance correta e fracasso no sorteio = +1
                    - Chance errada e sucesso no sorteio = 0
                    - Chance errada e fracasso no sorteio = - 1

               Como o jogo consiste de 6 rodadas, o mínimo de pontos exigido para que o aluno mostre que entendeu a atividade é 6; mesmo assim, com a avaliação do professor sobre a digitação do aluno em cada rodada. O sistema emitirá mensagens, sugerindo aos alunos que tenham obtido baixos índices de avaliação de retomar a atividade desde o início. Caberá ao professor acompanhar essas avaliações, com o objetivo de interferir nos casos em que não tenha ficado claro como é feito o cálculo da chance de ocorrência de cada evento.


Aplicações

               Professor cite aos seus alunos algumas aplicações das probabilidades, por exemplo:
                    • Genética, veja em http://www.infoescola.com/genetica/nocoes-de-probabilidade-em-genetica/  
                    • Mega-sena veja em http://www.caixa.gov.br/loterias/loterias/megasena/probabilidades.asp  
 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
As probabilidades Animação/simulação

Avaliação

Para esta aula proponho que você elabore uma lista de exercícios e peça aos seus alunos que a responda e utilize este recurso como avaliação. Como sugestão, acesse o sítio http://aprovadonovestibular.com/wp-content/uploads/2008/09/lista_exer_prob.doc.