Portal do Professor

Início do Conteúdo

O QUE É GEOGRAFIA?

Autor e Co-autor(es)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Resgatar os conhecimentos prévios sobre Geografia.

-Ler e localizar informações no texto.

-Ampliar e enriquecer o vocabulário.  

-Elaborar o conceito de Geografia.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para introduzir o conceito de Geografia com crianças do Ensino Fundamental Inicial ou com os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA)-1º ciclo, não é necessário trabalhar conhecimentos prévios, porém é importante resgatar o que eles entendem por Geografia. A diferença entre as crianças e os jovens e adultos está no conhecimento de mundo. Com certeza os jovens e adultos trarão para sala seus conhecimentos acumulados ao longo de sua vida, com isso poderão ter alguns (pré) conceitos e hipóteses que se aproximam ou que se distanciam do conhecimento científico, portanto sua mediação é fundamental para construir ou (re) construir estes conceitos.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula está estruturada em 3 atividades, sabemos que cada turma  tem: uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas, lembre-se! Seu papel é fundamental para que os alunos possam ampliar a visão de mundo e os conhecimentos científicos.

Veja como a aula está estruturada:

 -Resgatando conhecimentos.

- Levantando hipóteses.

- Observação.

- Desenho.

- Mural.   

Você vai precisar de:

- Caderno para o registro das atividades.

 - Folha de papel em branco.

- Lápis preto e lápis de cor.

 - Papel e cola para o painel.   

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Professor, instigue seus alunos a pensarem, para isso questione-os sobre o que é Geografia:

-Alguém sabe o que é Geografia?

-O que estudamos e o que aprendemos nas aulas de Geografia?

Divida uma folha de papel A4, em 3 partes e entregue para os alunos. Solicite que eles escrevam suas hipóteses: o que pensam ou conhecem sobre Geografia.

Se for possível faça uma ficha como a sugerida abaixo:  

 Ficha 1

Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06   

Depois de escreverem, recolha as fichas e guarde-as para que os alunos possam confrontar o que pensavam antes e depois de pesquisarem.   

PESQUISANDO NO DICIONÁRIO:

Professor, solicite que procurem no dicionário o significado da palavra Geografia e registrem no caderno. Se quiser, pode fazer outra ficha. Para economizar  na reprodução da ficha, aproveite a folha e reproduza várias fichas em uma só cópia.

 Ficha 2

Imagem 2- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06   

"Geografia é uma ciência que estuda as características da superfície do planeta Terra, os fenômenos climáticos e a ação do ser humano no meio ambiente e vice-versa"

Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/conceito_geografia.htm 

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.  

Veja o texto que a equipe da Área de Geografia da Eseba – Escola de Educação Básica da UFU produziu para os alunos do Ensino Fundamental Inicial:

Você gosta da Geografia?

Você gosta de Geografia ou vai gostar? Por quê? Porque você vive com ela desde o dia que você nasceu. Ela o acompanha até hoje, talvez sem você perceber e sem dar este nome.                 

Veja; você vive em um lugar. Você se relaciona com as pessoas que o cercam. Você ocupa um lugar nesse espaço que você vive.                 

A cada instante você aprende GEOGRAFIA e vive a GEOGRAFIA. Como? Através das observações pessoais e das conversas com as outras pessoas. Por meio do estudo, da televisão, do rádio, dos jornais, das revistas entre outros.                 

Para estudar GEOGRAFIA é necessário:

  • Ter interesse para a leitura de textos informativos de jornais, livros ou revistas;
  • Destacar a informação básica, ou seja, a idéia central contida no texto;
  • Conhecer o significado das palavras a partir das definições do próprio texto e/ou com recurso do dicionário;
  • Selecionar os dados do texto que interessam aos objetivos propostos;
  • Observar, analisar e comparar gráficos, mapas, desenhos e fotografias;
  • Trocar idéias com os colegas e professores;
  • Concluir sobre a questão em estudo;
  • Desenvolver o senso crítico e criativo

.Fonte: texto produzido pelos/as professores/as da Área de Geografia – ESEBA/UFU –

Faça uma ilustração do Texto

EXPLORANDO O TEXTO

Professor, solicite que os alunos leiam silenciosamente o texto.

Depois que todos já leram questione-os sobre o que fala o texto e qual é a ideia central. Em seguida pergunte-os sobre o que acharam mais interessante no texto. Discuta sobre cada item necessário para o estudo da GEOGRAFIA.   

TAREFA DE CASA

Professor, solicite ao aluno que:

  1. - De uma janela de sua casa, observe a paisagem que vê.
  2. - Faça um desenho com um colorido bem bonito tentando se aproximar das cores reais da paisagem que observou e traga para a próxima aula. Solicite ainda para colocar seu nome e a data da atividade.   

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

CONFECCIONANDO O MURAL 

Professor, confeccione junto com os alunos o mural com os desenhos que eles fizeram a partir da observação da paisagem, para isso solicite que antes de colarem no papel, mostrem para a turma o que desenharam e descrevam a sua paisagem. Depois que todos colarem, solicite que comparem as paisagens representadas e encontrem semelhanças e diferenças entre elas.

CONFRONTANDO AS HIPÓTESES

 Professor, agora, depois que os alunos já viram um pouco do que é GEOGRAFIA, proponha que comparem o que pensavam antes e o que pensam agora. Para isso, devolva a ficha com as hipóteses e a ficha com a pesquisa que fizeram anteriormente, no dicionário. Questione-os sobre o que observaram e o que discutimos.

Recursos Complementares

No sítio  http://www.brasilescola.com/geografia/conceitos-geografia.htm encontramos o seguinte conceito: Geografia é a um ciência que tem como objeto principal de estudo o espaço geografico que corresponde ao palco das realizações humanas  

http://www.suapesquisa.com/geografia/conceito_geografia.htm

  

Avaliação

Professor, no decorrer das atividades observe se os alunos conseguiram avançar em suas hipóteses sobre o conceito de GEOGRAFIA, para isso verifique as suas hipóteses e o conceito elaborado por eles posteriormente.

Verifique também se já conseguem localizar informações no texto. Registre em seu caderno de plano ou de relatórios os avanços e as dificuldades apresentadas pelos alunos para que você possa retomar em outras atividades. O trabalho com a leitura e a escrita deve permear todos os conteúdos.