Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
-Resgatar os conhecimentos prévios sobre Geografia.
-Ler e localizar informações no texto.
-Ampliar e enriquecer o vocabulário.
-Elaborar o conceito de Geografia.
Professor, para introduzir o conceito de Geografia com crianças do Ensino Fundamental Inicial ou com os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA)-1º ciclo, não é necessário trabalhar conhecimentos prévios, porém é importante resgatar o que eles entendem por Geografia. A diferença entre as crianças e os jovens e adultos está no conhecimento de mundo. Com certeza os jovens e adultos trarão para sala seus conhecimentos acumulados ao longo de sua vida, com isso poderão ter alguns (pré) conceitos e hipóteses que se aproximam ou que se distanciam do conhecimento científico, portanto sua mediação é fundamental para construir ou (re) construir estes conceitos.
Professor, esta aula está estruturada em 3 atividades, sabemos que cada turma tem: uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas, lembre-se! Seu papel é fundamental para que os alunos possam ampliar a visão de mundo e os conhecimentos científicos.
Veja como a aula está estruturada:
-Resgatando conhecimentos.
- Levantando hipóteses.
- Observação.
- Desenho.
- Mural.
Você vai precisar de:
- Caderno para o registro das atividades.
- Folha de papel em branco.
- Lápis preto e lápis de cor.
- Papel e cola para o painel.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, instigue seus alunos a pensarem, para isso questione-os sobre o que é Geografia:
-Alguém sabe o que é Geografia?
-O que estudamos e o que aprendemos nas aulas de Geografia?
Divida uma folha de papel A4, em 3 partes e entregue para os alunos. Solicite que eles escrevam suas hipóteses: o que pensam ou conhecem sobre Geografia.
Se for possível faça uma ficha como a sugerida abaixo:
Ficha 1
Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
Depois de escreverem, recolha as fichas e guarde-as para que os alunos possam confrontar o que pensavam antes e depois de pesquisarem.
PESQUISANDO NO DICIONÁRIO:
Professor, solicite que procurem no dicionário o significado da palavra Geografia e registrem no caderno. Se quiser, pode fazer outra ficha. Para economizar na reprodução da ficha, aproveite a folha e reproduza várias fichas em uma só cópia.
Ficha 2
Imagem 2- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
"Geografia é uma ciência que estuda as características da superfície do planeta Terra, os fenômenos climáticos e a ação do ser humano no meio ambiente e vice-versa"
Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/conceito_geografia.htm
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Veja o texto que a equipe da Área de Geografia da Eseba – Escola de Educação Básica da UFU produziu para os alunos do Ensino Fundamental Inicial:
Você gosta da Geografia? Você gosta de Geografia ou vai gostar? Por quê? Porque você vive com ela desde o dia que você nasceu. Ela o acompanha até hoje, talvez sem você perceber e sem dar este nome. Veja; você vive em um lugar. Você se relaciona com as pessoas que o cercam. Você ocupa um lugar nesse espaço que você vive. A cada instante você aprende GEOGRAFIA e vive a GEOGRAFIA. Como? Através das observações pessoais e das conversas com as outras pessoas. Por meio do estudo, da televisão, do rádio, dos jornais, das revistas entre outros. Para estudar GEOGRAFIA é necessário:
.Fonte: texto produzido pelos/as professores/as da Área de Geografia – ESEBA/UFU – |
Faça uma ilustração do Texto |
EXPLORANDO O TEXTO
Professor, solicite que os alunos leiam silenciosamente o texto.
Depois que todos já leram questione-os sobre o que fala o texto e qual é a ideia central. Em seguida pergunte-os sobre o que acharam mais interessante no texto. Discuta sobre cada item necessário para o estudo da GEOGRAFIA.
TAREFA DE CASA
Professor, solicite ao aluno que:
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
CONFECCIONANDO O MURAL
Professor, confeccione junto com os alunos o mural com os desenhos que eles fizeram a partir da observação da paisagem, para isso solicite que antes de colarem no papel, mostrem para a turma o que desenharam e descrevam a sua paisagem. Depois que todos colarem, solicite que comparem as paisagens representadas e encontrem semelhanças e diferenças entre elas.
CONFRONTANDO AS HIPÓTESES
Professor, agora, depois que os alunos já viram um pouco do que é GEOGRAFIA, proponha que comparem o que pensavam antes e o que pensam agora. Para isso, devolva a ficha com as hipóteses e a ficha com a pesquisa que fizeram anteriormente, no dicionário. Questione-os sobre o que observaram e o que discutimos.
No sítio http://www.brasilescola.com/geografia/conceitos-geografia.htm encontramos o seguinte conceito: Geografia é a um ciência que tem como objeto principal de estudo o espaço geografico que corresponde ao palco das realizações humanas
http://www.suapesquisa.com/geografia/conceito_geografia.htm
Professor, no decorrer das atividades observe se os alunos conseguiram avançar em suas hipóteses sobre o conceito de GEOGRAFIA, para isso verifique as suas hipóteses e o conceito elaborado por eles posteriormente.
Verifique também se já conseguem localizar informações no texto. Registre em seu caderno de plano ou de relatórios os avanços e as dificuldades apresentadas pelos alunos para que você possa retomar em outras atividades. O trabalho com a leitura e a escrita deve permear todos os conteúdos.