Portal do Professor

Início do Conteúdo

Mata Ciliar

Autor e Co-autor(es)

Sandro Nunes de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O conceito “Mata Ciliar” e as conseqüência da ocupação da Mata Ciliar nas áreas urbanas.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A)
  • Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada em quatro atividades distintas e subseqüentes.

  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.
     

ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO.
  • Professor(a), crie uma situação problema com os alunos a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado. Comece orientando a conversa para a seguinte questão:

     

  1. Qual é a causa das inundações nas áreas urbanas?
  2. O que deve ser feito para evitar esse tipo de problema?
     
ATIVIDADE 2: LEITURA DE TEXTO E INTERPRETAÇÃO DE ANIMAÇÃO.
  • Professor (a), peça aos alunos para acessarem recurso digital com o texto e animações a serem utilizados na aula.

  • Oriente os alunos a ler o texto e assistir às animações. Sugira uma dinâmica de leitura em grupo, onde cada aluno lê um parágrafo em voz alta.

  • Interrompa a leitura quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados. Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliá-lo nas explicações.

  • Na segunda página, oriente os alunos a clicarem nas palavras “Mata Ciliar” e “Urbanizado” para acessar o texto explicativo desses termos. Ao clicar na palavra, abrirá uma caixa de diálogo com o respectivo texto que deve ser fechada no final da leitura. Na caixa de diálogo referente a palavra “urbanizado” utilize a barra de rolagem para ler todo o texto.

  • Após ler o texto que define o conceito de Mata Ciliar e o texto que explica o funcionamento da área da Mata Ciliar no ambiente urbano, oriente os alunos a assistir às animações e relacioná-las com o que foi lido.


Mata ciliar ou auxiliar?

ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO.
  • Professor(a), depois que os alunos lerem o texto e assistirem às a n imações, orientar a discussão para as seguintes questões (peça que a turma vá anotando as respostas discutidas em sala):

  1. Na sua cidade ocorrem inundações?

  2. Análise a animação que retrata a inundação no ambiente com Mata Ciliar e identifique os elementos que compõem a paisagem;

  3. Análise a animação que retrata a inundação em ambiente urbanizado e identifique os elementos da paisagem;

  4. Veja as duas animações simultaneamente e verifique que na área urbanizada infiltra uma quantidade menor de água, por que isso ocorre?

  5. Nas duas áreas analisadas tem inundação, isso significa que tem algo de errado nas duas áreas? Justifique sua resposta.

  6. Por que as casas que estão na área urbanizada estão sendo inundadas?

  7. Com base no que foi visto, qual é a importância da Mata Ciliar?

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Mata ciliar ou auxiliar? Animação/simulação

Recursos Complementares

Datashow, projetor, computadores e/ou tv conectada ao computador.

Avaliação

O(a) professor(a) deverá disponibilizar aos alunos as perguntas itemizadas na sugestão de aula em um editor de texto ou em papel. O aluno será avaliado pelo que responder no questionário. Também poderá ser construído um relatório dissertativo com base nas anotações dos alunos, que poderá ser publicado em um fórum virtual de discussão. Esse fórum pode ser construído em sala de aula ou pode ser proposto como atividade para casa.