Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto,Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Formas de organiza??o dos conte?dos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para a realização dessa aula é necessário que o aluno tenha percepção da utilidade do jornal como fonte de comunicação. Também é necessário que você tenha trabalhado com os alunos as atividades sugeridas na aula do Portal do Professor “Texto jornalístico: importante veículo de comunicação e informação”.
Estratégia e recursos da aula:
Papel A3, canetinha, cola, lápis de escrever, revistas e jornais usados.
1ª Atividade - aproximadamente 60 minutos.
Professor, reúna a turma em grupos de 4 ou 5 alunos para as atividades 1, 2 e 3. Em seguida, distribua jornais para os grupos e solicite que as crianças observem atenciosamente a estrutura do jornal, no que diz respeito, ao nome, data, cabeçalho, manchetes, artigos, opiniões, notícias, classificados, dentre outros.
Prepare um roteiro para os grupos identificarem diversas informações sobre o jornal:
ROTEIRO
1º - Nome do jornal:
2º - Data de publicação:
3º - Número da edição:
4º - Preço:
5º - Notícia Principal:
6º - Outras notícias:
7º - Imagens:
8º - Outras seções. Exemplo: esportes, novelas e horóscopo.
Em seguida, peça para cada grupo apresentar a estrutura do jornal que pesquisou.
2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos.
Professor, a realização da 3ª atividade depende desse momento. Com a turma em grupos, proponha uma conversa para definir quais partes do jornal serão pesquisadas e posteriormente confeccionadas. Por exemplo, o grupo que escolher confeccionar a notícia principal na 3ª atividade, irá observar como é estruturada essa notícia, juntamente com o professor.
EXEMPLO:
GRUPO 1: Ficará responsável pela notícia principal
Professor, converse com esse grupo sobre o título da notícia e como deve fazer para entender a reportagem. Relembre sobre as perguntas que devem ser respondidas: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?
GRUPO 2 – Ficará responsável pelos classificados
Professor, dialogue com os participantes do grupo sobre como é feita a seção de classificados. Explique que através dela se pode comprar, vender ou alugar algum objeto.
GRUPO 3 – Ficará responsável pelo texto opinativo
Professor, explique para os integrantes do grupo que esse texto é um tipo de informação vinda da opinião pessoal sobre determinado assunto. Solicite que procurem uma opinião no jornal.
GRUPO 4 – Ficará responsável pelo texto científico
Professor, converse com esse grupo sobre a importância de um texto científico, peça para o grupo escolher um assunto e providencie livros que falem sobe esse assunto para os alunos entenderem a ideia do autor.
GRUPO 5 - Ficará responsável pela charge
Professor, converse com o grupo sobre a mensagem que a charge deseja passar. Peça opinião dos alunos e ajude-os a identificar o sentido da charge publicada no jornal.
3ªAtividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, nesta etapa da atividade, mantenha a turma organizada em grupos e explique que cada grupo irá elaborar a parte do jornal que estudou na atividade 2. Disponibilize folhas A3 para cada grupo.
EXEMPLO:
GRUPO 1 – Ficará responsável pela notícia principal
Professor, providencie revistas usadas ou jornais para esse grupo recortar uma imagem e inventar uma notícia para ela.
GRUPO 2 – Ficará responsável pelos classificados
Professor, providencie revistas usadas ou jornais para esse grupo recortar três imagens e inventar uma simulação de aluguel, venda e troca.
GRUPO 3 – Ficará responsável pelo texto opinativo
Professor, providencie revistas usadas ou jornais para esse grupo recortar uma imagem e montar uma opinião sobre a mesma.
GRUPO 4 – Ficará responsável pelo texto científico
Professor, providencie revistas usadas, jornais ou livros para esse grupo recortar uma imagem e dissertar sobre um assunto científico.
GRUPO 5 - Ficará responsável pela charge
Professor, providencie revistas usadas ou jornais para esse grupo recortar diversas imagem e inventar uma charge sobre uma delas.
OUTRO EXEMPLO:
O tema em questão se refere aos peixes e foi trabalhado em um projeto. Diante disso, foi montado um jornal a partir desse tema.
Observe:
Capa (nome do jornal)
Fonte: Acervo da Autora
Poesia criada sobre o tema
Fonte: Acervo da Autora
Texto científico
Fonte: Acervo da Autora
Charge
Fonte: Acervo da Autora
http://www.mundojovem.pucrs.br/projetos/pedagogicos/projeto-como-criar-um-jornal-escolar.php
FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. 13. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
Professor, você deverá avaliar se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre os tipos de textos que integram o jornal, bem como as dificuldades e êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses das crianças, verifique se as atividades feitas por elas expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação da criança.