Portal do Professor

Início do Conteúdo

Laços entre áreas e perímetros: um pastor de ovelhas muito esperto

Autor e Co-autor(es)

Gílian Cristina Barros imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Possibitar a compreensão mais apurada dos conceitos de área e perímetro de quadrados e retângulos.

Duração das atividades

2

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Nocões de área e perímetro.

Estratégias e recursos da aula

Momento 01: Laboratório de Informática

Inicie a aula, no laboratório de informática. propondo que os alunos realizem as atividades das aulas, Perímetro, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=133 e Figuras com o mesmo perímetro têm a mesma área? Figuras com a mesma área têm o mesmo perímetro?, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=139. Nestas atividades os alunos poderão retomar a construção do conceito de perímetro e área a patir de atividades realizadas utilizando um geoplano virtual.

 

Momento 02: Sala de Aula

Solicite aos alunos que, em duplas, realizem em sala de aula as atividades propostas no seguinte recurso:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2098/imagens/pastor.jpg

Disponível em: portaldoprofessor.mec.gov.br/showResource.action?resourceId=9392

As atividades propostas neste recurso, possibilitam o desenvolvimento da a compreensão mais apurada dos conceitos de área e perímetro de quadrados e retângulos.

O uso de palitos de fósforo poderá auxiliar na resolução das seguintes situações problemas apresentadas:

  • a construção, utilizando os palitos, de dois retângulos com 8 unidades de perímetro;
  • a construção de dois polígonos diferentes com 10 unidades de perímetro cada um;
  • a construção de dois polígonos com 6 unidades quadradas de área, determinando o perímetro de cada um?
  • a construção de duas figuras com perímetros diferentes e mesma área;
  • a construção de duas figuras com áreas diferentes e mesmo perímetro e a
  • construção de uma figura com perímetro maior e área menor em relação à outra.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Um Pastor Esperto - Aluno Experimento prático

Recursos Complementares

Aula: Perímetro - disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=133


Aula: Figuras com o mesmo perímetro têm a mesma área? Figuras com a mesma área têm o mesmo perímetro? - disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=139

Avaliação

A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.