Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Paloma Alinne Alves Rodrigues, Bruno P. Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Nesta aula será abordada a temática da Orientação Sexual - o que é e os tipos existentes (assexual, heterossexual, homossexual, bissexual e pansexual), e através de discussões e reflexões, será trabalhado a importância do respeito à diversidade e pluralidade humana. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às temáticas.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Para iniciar a aula, o professor deverá questionar os alunos sobre o que eles sabem sobre a Orientação Sexual, tema a ser abordado nessa aula. Para isto, o professor poderá fazer as seguintes perguntas:
É importante que todos os que quiserem expressar seus conhecimentos prévios e opiniões possam fazê-lo neste momento.
Dando prosseguimento à aula, estando os alunos organizados em grupo de quatro integrantes, o professor deverá apresentar o texto “Orientação Sexual”(Fig. 1), de Gabriela Cabral, conforme postado abaixo.
Figura 1 – Imagem do Texto “Orientação Sexual”.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/sexualidade/orientacao-sexual.htm Acessado em: 05 de Junho de 2010.
Observação: O texto poderá ser apresentado em transparências (retroprojetor ou Data Show), ou ser impresso em número suficiente aos alunos.
Após entregar o referido texto aos alunos, o professor deverá orientá-los para lê-lo e discuti-lo em grupo, conforme o roteiro postado abaixo.
Roteiro de Discussão do Texto:
Após a discussão em grupo, o professor deverá pedir que cada grupo exponha suas idéias a respeito do texto, de acordo com as respostas que deram às perguntas do roteiro.
Observamos que este é um importante momento, pois além de socializar as informações, pontos de vista, possibilita que dúvidas sejam esclarecidas, bem como que conceitos errôneos e ou preconceituosos possam ser trabalhados, além de estar trabalhando a oralidade, o senso crítico e argumentativo dos alunos.
Prosseguindo a aula, com o objetivo de propiciar reflexão dos educandos sobre a discriminação de indivíduos pela orientação sexual, o professor deverá propor um debate neste momento. Além disso, esta atividade favorece o exercício e o desenvolvimento da expressão oral, da capacidade de argumentação e do senso crítico dos alunos em uma situação problema.
Para que ocorra esse debate, o professor deverá entregar o trecho do texto “Preconceito afasta homossexuais da escola”(Fig. 2) aos alunos e pedir que os grupos se juntem formando dois (2) grandes grupos na sala de aula.
Figura 2 – Imagem do Texto “ Preconceito afasta homossexuais da escola“
Disponível em: http://www.sistemaodia.com/noticias/preconceito-afasta-homossexuais-da-escola-12561.html Acessado em: 14 de Junho de 2010.
Observação: O texto poderá ser apresentado em transparências (retroprojetos ou Data Show), ou ser impresso em número suficientes aos alunos.
Após a leitura e discussão do texto, o professor deverá pedir para que os alunos imaginem uma menina homossexual na sala de aula como a apresentada no texto. Um grupo será à favor da presença da colega na sala de aula e o outro deverá ser contra, apresentando, para isto, os motivos para cada uma das defesas. No final do debate, os grupos deverão trocar de posições - aqueles que defenderam a permanência da menina deverão ser contra e vice e versa.
No final do debate, o professor deverá perguntar aos alunos como foi defender e ser contra a permanência de tal menina na escola. O professor poderá também questionar os alunos quanto à presença do preconceito na escola e como eles realmente agiriam caso tivessem um colega de sala homossexual.
Continuando a aula, com o objetivo de propiciar uma reflexão sobre os direitos dos seres humanos e a importância destes, o professor deverá apresentar os Príncipios 4 e 16 de Yogyakarta (Fig. 3 ) aos alunos.
Figura 3 – Imagem dos Principios de Yogyakarta. Disponível em: http://sxpolitics.dreamhosters.com/wp-content/uploads/2009/03/principios_yogyakarta.pdf Acessado em: 03 de Maio de 2010.
Observação: O texto poderá ser apresentado em transparências (retroprojetos ou Data Show), ou ser impresso em número suficiente aos alunos.
Para o desenvolvimento dessa atividade, o professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo para que os alunos tragam) papel de metro (ou cartolina) e tintas guache.
Após a leitura e discussão dos príncipios e a importância destes, os alunos deverão fazer um mural no qual todos deverão pintar livremente sem pincel. O título do Mural deverá ser: Diferentes, mas todos Seres Humanos.
Ao término da montagem do mural, o professor deverá chamar a atenção dos alunos para o fato de que mesmo todos sendo diferentes uns dos outros, juntos, eles fizeram um lindo Mural, podendo se dizer assim, que a diferença constrói lindos murais!
Além disso, o professor deverá ressaltar que eles usaram livremente as cores, conforme suas preferências, e que isso foi respeitado na construção do painel em questão, podendo fazer os seguintes questionamentos:
1) Tendo como objetivo discutir as diferentes orientações sexuais, o professor poderá pedir para que cada grupo pesquise na internet informações, conforme roteiro abaixo, sobre às orientações sexuais: Assexualidade, Heterossexualidade, Homossexualidade, Bissexualidade e Pansexualidade.
Roteiro para Pesquisa:
Sugerimos alguns sites a serem utilizados para a pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Assexualidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Heterossexualidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bissexualidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Homossexualidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pansexualidade
http://www.colegioweb.com.br/sexualidade/heterossexualidade
http://homossexualidade.sites.uol.com.br/homo.htm (Fig. 4)
http://www.homossexualismo.net/
http://paginadaedu.no.sapo.pt/trans/trans.htm
http://homossexualidade.net/o-que-e-a-homossexualidade/
http://www.rea.pt/homossexualidade.html
Figura 4 – Imagem do website Homossexualidade – Sites UOL “Homossexualidade”.
Nesse momento, os grupos deverão fazer um cartaz (Fig. 5) sobre as informações pesquisadas, resumindo em poucas palavras o que leram e discutiram, trabalhando assim, a capacidade de síntese.
Figura 5 – Imagem de Cartaz sobre Orientação Sexual.
Fonte: do autor.
Em seguida, os grupos deverão apresentar à sala de aula suas descobertas, sendo o professor mediador da discussão promovida a partir destas apresentações. Este momento é importante, pois favorece a discussão de todos os alunos, em aula aberta, sobre o assunto tratado nas pesquisas em questão, bem como, para socializar informações, pontos de vistas; possibilitar esclarecimentos de dúvidas, correção der conceitos errôneos e ou preconceituosos etc., além de estar trabalhando a oralidade, o senso crítico e argumentativos dos alunos.
Roteiro de Discussão:
2) De forma a propiciar a reflexão dos alunos sobre a importância do respeito à diversidade humana, o professor deverá pedir para que todos os alunos desenhem um rosto com olhos e nariz em uma folha de papel sem tirar a caneta do papel*. Em seguida, deverá pedir para que desenhem uma boca cheia de dentes, um pescoço e um tronco – sem tirar o lápis ou caneta do papel.
O professor deverá pedir, então, para que todos parem de desenhar e mostrem seus desenhos uns aos outros (Fig. 6). É importante que o professor ressalte que não há nenhum desenho igual ao outro, ou seja, todos percebem a mesma situação de diversas maneiras, possuindo visões diferentes de mundo e, por isso, deve-se respeitar o ponto de vista do outro e principalmente suas orientações sexuais.
Figura 6 – Exemplo do desenho.
Fonte: do autor.
*Dinâmica das Diferenças.
Disponível em: http://www.scribd.com/doc/2919102/dinamicas-grupo Acessado em: 05 de Junho de 2010.
Como recurso complementar, o professor poderá utilizar o Livro de Orientação Sexual disponibilizado pelo MEC, através do site: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro102.pdf. Acessado em: 14 de Junho de 2010.
O referido livro aponta a importância de se abordar o assunto em questão em sala de aula e possíveis formas de trabalhá-lo em sala de aula.
Outro recurso que poderá ser utilizado é o “Chegou a Hora de Cuidar da Saúde” disponibilizado pelo Ministério da Saúde, elaborado especialmente para lésbicas e mulheres bissexuais. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/07_0126_FL.pdf Acessado em: 14 de Junho de 2010.
Ainda, outro recurso que poderá ser interessante aos professores é esse artigo “Educação Sexual: para além dos tabus” da psicopedagoga Simaia Sampaio, que fala sobre a orientação sexual, visão do sexo na sociedade, formas de se falar sobre a sexualidade etc. Disponível em: http://psicopedagogiabrasil.com.br/artigos_simaia_orientacao_sexual.htm Acessado em: 14 de Junho de 2010.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.