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Conhecendo a Região Amazônica

Autor e Co-autor(es)

Nilton Goulart de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Formação territorial brasileira

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer os impactos e conseqüências do desmatamento na Amazônia; • Compreender a importância da Amazônia, do ponto de vista ambiental e econômico.

Duração das atividades

Duas aula de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento básico sobre cartografia, regiões brasileiras, impactos ambientais.

Estratégias e recursos da aula

A Amazônia é uma região na América do Sul, definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical (também chamada de Floresta Equatorial da Amazônia ou Hiléia Amazônica), a floresta amazônica, a qual possui 60% de sua cobertura em território brasileiro. Possui grande importância para a estabilidade ambiental do Planeta por diversos motivos, tais como: o intenso processo de fixação de carbono em sua biomassa; a liberação de água para a atmosfera, mediante o processo de evapotranspiração; e seus rios que descarregam cerca de 20% de toda a água doce que é despejada nos oceanos no globo terrestre. Além dessa contribuição para a estabilidade ambiental do planeta, a região é o berço de inúmeros povos indígenas e constitui-se numa riquíssima biodiversidade. Fatos como esses justificam a relevância do estudo sobre a Amazônia. (AMBIENTE BRASIL, 2008).

 

Aula 01 - Problematização


Inicie sua aula com a apresentação da reportagem “Na rota da madeira ilegal”, realizada em setembro de 1999, que mostra todo o processo de extração ilegal de madeira no interior do Amazonas, com a exploração dos ribeirinhos, envolvimento de políticos, beneficiamento na serraria e destinação das tábuas. Note que durante as gravações, a equipe de filmagem foi ameaçada por um madeireiro, fato que aparece registrado.
 

Atenção! Lembre-se de carregar o vídeo em seu computador, antes de exibi-lo aos alunos!
 

http://www.amazonia.org.br/arquivos/40841_alta.wmv

O presente vídeo reporta-se aos danos sociais decorrentes do processo de desmatamento. É uma boa oportunidade para identificar uma situação real de grande impacto sócio-ambiental. O “debate” deverá ser o momento onde os alunos aprenderão os conceitos de desmatamento e impacto ambiental.

Ressalte que esse impacto pode ser físico e social, direto ou indireto e positivo ou negativo Então professor, atenção ao seu papel de identificar, à priori, esses conceitos.

Professor, nessa oportunidade proponha os seguintes questionamentos:
 

  • O que é Impacto ambiental?
  • Oque é um impacto no meio físico e no meio social?
  • O que é um impacto direto e um indireto?
  • Pode-se chamar um impacto de positivo ou de negativo?
  • Quais são as conseqüências dos impactos ambientais na Amazônia ?
  • Como esse dano ocorre pelo desmatamento?
  • O que é um dano social?
  • Quais são as causas disso?

 Esses questionamentos servirão para apresentar os conceitos no contexto do debate. Considerando-se que o vídeo exibido contempla uma faceta da questão amazônica, tente fazer a conexão da questão conceitual trabalhada a partir das perguntas básicas, com a realidade apresentada no filme.
 

A idéia aqui é estabelecer um contexto de aprendizagem. Estimule essa relação de idéias com os educandos! Pergunte se eles conhecem algo parecido com o mostrado no filme, evoque suas experiências!
 

Professor, lembre-se que essas conclusões devem ser obrigatoriamente as mesmas para todos os alunos, pois se trata de aprendizagem de conceitos.

Sugere-se uma dinâmica no debate onde os alunos possam registrar as informações discutidas e apresentá-las, posteriormente, em ambiente virtual: relatório, fórum ou texto construído coletivamente.
 

A partir dos argumentos elencados no debate, sistematize as conclusões e reforce os conceitos relativos à:
 

  • Destruição da biodiversidade;
  • Genocídio e etnocídio das nações indígenas;
  • Erosão e empobrecimento dos solos;
  • Enchente e assoreamento dos rios;
  • Diminuição dos índices pluviométricos;
  • Mudanças Climáticas;
  • Desertificação;
  • Proliferação de pragas e doenças.

Procure identificar o problema e localizá-lo, preferencialmente em um mapa. Assim, será visualizada a rede de conexões e será mais fácil compreender como as coisas se relacionam.

Aula 02 – Atividades de Pesquisa
 

Professor, essa aula ocorrerá na sala de informática. Inicie sua aula retomando as conclusões estabelecidas no encontro anterior. Oriente seus alunos à realização de pesquisa dirigida, onde recomenda-se a visita ao seguinte link disponibilizado pelo IBGE, que apresenta uma série de mapas temáticos da Amazônia Legal
 

http://www.ibge.gov.br/mapas_ibge/geral_tem_amazonia.php
 

Sugere-se a visita aos seguintes links, de maneira a se correlacionar a cartografia temática amazônica com as questões relacionadas e discutidas na aula anterior. Abra os seguintes mapas :
 

  • Divisão política-administrativa;
  • Estrutura agrária;
  • Fronteira Agrícola;
  • Logística;
  • Fronteira pecuária e madeireira;
  • Tipologia da ocupação territorial.

 

Use esses mapas para localizar as explicações que serão dadas no contexto dos conceitos trabalhados anteriormente. Divida a turma em grupos, sendo que cada um será responsável pelo estudo e pesquisa de um desses itens e que cada grupo será responsável pela apresentação de um tema.
 

Outra opção é uma visita à página do Zoneamento Ecológico-Econômico da BR-163, disponível no site da EMBRAPA-Amazônia:
 

http://zeebr163.cpatu.embrapa.br/index.php
 

Estruture um fórum de discussão virtual, que especifique as conclusões estabelecidas com a interpretação dos mapas analisados, no contexto da sala de aula, onde serão inseridas as pesquisas dos grupos. Desse modo, todos os alunos terão acesso aos temas dos demais colegas. Esses temas serão apresentados pelos alunos. Professor, você deverá recapitular as conclusões de forma sistematizada para que com isso reforçe os conceitos apreendidos, baseando-se nos fundamentos do momento anterior e fazendo a conexão das relações estudadas na aula.
 

Recursos Complementares

Ambiente Brasil. Amazônia. Disponível em: http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./natural/index.html&conteudo=./natural/biomas/amazonia.html Acesso em: 22/03/2008 às 11h52

Avaliação

• Participação qualificada nos debates; • Relatório; • Apresentação do seminário; • Sugere-se para a avaliação a motagem de painéis feitas pelos próprios alunos, usando para isso os resultados encontrados nas pesquisas. Podem também fazer parte desse mural fotos mais significativas no contexto do projeto.