BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Formas de organiza??o dos conte?dos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética e que consigam ler e compreender frases e textos pequenos.
Inicie a aula com uma pergunta simples “O que é uma propaganda?” Organizando as crianças em roda, ouça as respostas e as opiniões do grupo. Peça que dêem exemplos de propagandas, coisas que viram na televisão, em revistas, jornais, folhetos de lojas etc. Explore o “conceito” de propaganda e as várias formas, suportes e veículos de comunicação nos quais se apresentam.
Explore o “conceito” de propaganda e as várias formas, suportes e veículos de comunicação nos quais se apresentam. Exemplos retirados do site: http://adotacao.blogspot.com/
Oriente as crianças na observação de quais são os aspectos que compõem uma propaganda:
Converse com as crianças sobre o que torna o texto uma propaganda, observando o mural construído peça as crianças ajude-as a identificar informações como:
Após tal exploração cada criança deverá construir sua própria propaganda. Para isso, peça que considerem as características observadas nos exercícios anteriores. Peça que escolham um brinquedo ou outro objeto e que a propaganda seja criada à partir dele.
Vamos criar agora nosso próprio produto e uma propaganda para vendê-lo.
|
Professor oriente as crianças a respeito do endereço do site da web: este pode ser feito com o nome do produto, se o nome possuir duas ou mais palavras todas precisam ser escritas juntas e sem espaço entre elas.
As crianças podem assistir a algumas propagandas na televisão para fazer comparações da diferença entre a propaganda impressa e a audiovisual.
Professor (a) você poderá avaliar o desempenho das crianças nessa sequência didática a partir da criação das propagandas dos produtos imaginados por elas observando se:
Professor, na avaliação considere sempre o nível de aquisição da escrita e o ano escolar em que se encontram.