Milanne Soraya da Silva Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Público Alvo: Alunos do 1º Ano da Escola Municipal Profª Terezinha de Lourdes Galvão – Acari RN
Proporcionar momentos lúdicos e de interação.
Desenvolver o hábito de ouvir com atenção.
Ampliar a fronteira de suas idéias e conhecimento.
Estimular a capacidade de interpretação e criação.
Despertar interesse e gosto pela leitura.
Identificar histórias e personagens.
Desenvolver senso de competitividade.
Esta aula propõe que o aluno já tenha um conhecimento sobre os vários tipos de histórias infantis (clássicos). Com o objetivo de proporcionar aos mesmos a identificação dos personagens da estórias, bem como o desenvolvimento da mesma.
1º Momento Desenvolvimento da Aula – Todos nós já ouvimos e conhecemos algumas histórias infantis que nos encanta e faz viajar no mundo imaginário das fantasias e do faz de conta. Então hoje, iremos assistir a um vídeo (coletânea dos clássicos infantis), através dos classicos reforçar os valores morais que cada história retrata como: amor, amizade, obediência e respeito.
2º Momento - Dividir a turma em dois grupos determinando nomes de dois clássicos (Pinóquio e Branca de neve); Conduzir os alunos para a sala de vídeo para a exibição da coletânea.
3º Momento - Socialização e Interação
Roteiro (orientar como será o procedimento da dinâmica). Será exibido no vídeo várias histórias que todos já ouviram e leram. Dado um sinal o representante de cada grupo, responderá questionamentos de acordo com a historinha exibida. Os alunos irão fazer uso do microfone para responder a que história se refere o vídeo apresentado. Realização da dinâmica envolvendo os clássicos.
Vídeo - Coletânia dos clássicos: Branca de Neve, Peter Pan, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, João e Maria, o Príncipe Sapo, os Três Porquinhos, o Patinho Feio e Pinóquio.
Seguindo as orientações, cada participante escolhido pelo grupo, responderá no microfone a que história se refere o vídeo. Em seguida marcar na tabela a pontuação de cada grupo. Ao término da dinâmica o grupo vencedor receberá um brinde (bombons)e distribuirá para todos os participantes.
4º momento - Distribuir atividades de arte referente às historinhas trabalhadas para cada criança colorir. Ao término da atividade de arte, os alunos irão criar frases de acordo com cada ilustração apresentada.
5º momento - Exposição das atividades no varal para apreciação na sala.
Computador e impressora,aparelho de som, CD, DVD, TV, caixa amplificada, microfone, câmara fotográfica, lápis, papel, coleção e livros de literatura.
Dar-se-á de forma contínua durante todas as atividades aplicadas, através de observações, participação, interesse e comportamento dos alunos no decorrer da aula.