Portal do Professor

Início do Conteúdo

HIPERTEXTO _ TEIA DE HISTÓRIAS, CRIANDO MOMENTOS DE PRAZER E INTERAÇÃO.

Autor e Co-autor(es)

Maria da Guia de Araújo Santos imagem do usuário

ACARI - RN ESCOLA MUNICIPAL PROFª TEREZINHA DE LOURDES GALVAO

Milanne Soraya da Silva Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Público Alvo: Alunos do 1º Ano da Escola Municipal Profª Terezinha de Lourdes Galvão – Acari RN

Proporcionar momentos lúdicos e de interação.

Desenvolver o hábito de ouvir com atenção.

Ampliar a fronteira de suas idéias e conhecimento.

Estimular a capacidade de interpretação e criação.

Despertar interesse e gosto pela leitura.

Identificar histórias e personagens.

Desenvolver senso de competitividade.

Duração das atividades

3 (três aulas)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Esta aula propõe que o aluno já tenha um conhecimento sobre os vários tipos de histórias infantis (clássicos). Com o objetivo de proporcionar aos mesmos a identificação  dos personagens da estórias, bem como o desenvolvimento da mesma.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento Desenvolvimento da Aula – Todos nós já ouvimos e conhecemos algumas histórias infantis que nos encanta e faz viajar no mundo imaginário das fantasias e do faz de conta. Então hoje, iremos assistir a um vídeo (coletânea dos clássicos  infantis), através dos classicos reforçar os valores morais que cada história retrata como: amor, amizade, obediência e respeito.

2º Momento - Dividir a turma em dois grupos determinando nomes de dois clássicos (Pinóquio e Branca de neve); Conduzir os alunos para a sala de vídeo para a exibição da coletânea.

3º Momento - Socialização e Interação

Roteiro (orientar como será o procedimento da dinâmica). Será exibido no vídeo várias histórias que todos já ouviram e leram. Dado um sinal o representante de cada grupo, responderá questionamentos de acordo com a historinha exibida. Os alunos irão fazer uso do microfone para responder a que história se refere o vídeo apresentado. Realização da dinâmica envolvendo os clássicos.

Vídeo - Coletânia dos clássicos: Branca de Neve, Peter Pan, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, João e Maria, o Príncipe Sapo, os Três Porquinhos, o Patinho Feio e Pinóquio.

Seguindo as orientações, cada participante escolhido pelo grupo, responderá no microfone a que história se refere o vídeo. Em seguida marcar na tabela a pontuação de cada grupo. Ao término da dinâmica o grupo vencedor receberá um brinde (bombons)e distribuirá para todos os participantes.

4º momento - Distribuir atividades de arte referente às historinhas trabalhadas para cada criança colorir. Ao término da atividade de arte, os alunos irão criar frases de acordo com  cada ilustração apresentada.

5º momento - Exposição das atividades no varal para apreciação na sala.

  

Recursos Complementares

 Computador e impressora,aparelho de som, CD, DVD, TV, caixa amplificada, microfone, câmara fotográfica, lápis, papel, coleção e livros de literatura.

Avaliação

Dar-se-á de forma contínua durante todas as atividades aplicadas, através de observações, participação, interesse e comportamento dos alunos no decorrer da aula.