Portal do Professor

Início do Conteúdo

Energia E?lica

Autor e Co-autor(es)

Arnoldo Brasilio Filho imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio F?sica Calor, ambiente e usos de energia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender do funcionamento das usinas de gera??o de energia e?lica.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Eletromagnetismo, Geradores el?tricos

Estratégias e recursos da aula

Motiva??o/introdu??o

 

Hoje em dia uma alternativa vi?vel para os combust?veis f?sseis, s?o as chamadas energias renov?veis, dentre elas a energia e?lica, que ? a energia obtida atrav?s dos ventos, possui vantagens e desvantagens, os princ?pios f?sicos envolvidos s?o um interessante objeto de estudo.

 

Na Sala de aula (20 min)

 

            Nesta aula vamos explorar o funcionamento das usinas de gera??o e?lica, que produzem energia el?trica a partir da for?a dos ventos, basicamente, uma usina e?lica ? composta por um gerador el?trico, ligado a h?lices que movimentam-se com a passagem do vento.

 

 

 
 
        Na estrutura do gerador e?lico, tamb?m denominado aerogerador,  encontramos um gerador el?trico, que funciona baseado no princ?pio da indu??o eletromagn?tica de Faraday, ele enuncia que em uma circuito el?trico submetido a um campo magn?tico vari?vel, circula uma corrente el?trica, ? conhecida tamb?m como a lei de Faraday Lenz, esse princ?pio torna poss?vel a constru??o de geradores e aerogeradores, que convertem energia mec?nica e energia e?lica em energia el?trica. Na ilustra??o a seguir, temos a parte interna de uma turbina e?lica moderna, na parte interna vemos o gerador el?trico, respons?vel pela produ??o de eletricidade.
 
 
 
 
        As p?s s?o dotadas de freio aerodin?mico que controlam a velocidade do gerador, se a velocidade ultrapassar a permitida pelo gerador el?trico, ele pode ser danificado.
 
 

Problematiza??o

 

A energia e?lica faz parte da gama de energias renov?veis, ? considerada econ?mica e n?o poluente, possuindo muitas vantagens em rela??o a outras formas de energia, proponha aos alunos as seguintes atividades:

 

1) Pesquisar na internet, livros na biblioteca e revistas, as vantagens da energia e?lica e as suas desvantagens em rela??o as outras formas de produ??o de energia.

 

2) Pesquisar na internet outras formas de energia renov?vel, solar, hidrog?nio, hidr?ulica, geot?rmica, suas vantagens e desvantagens.

 

3)Os resultados das pesquisas podem ser publicados em um blog, pelos grupos formados pelos alunos.

 

4) Na ilustra??o do gerador e?lico apresentada na aula, existem sistemas de controle de velocidade das p?s, o que aconteceria se as p?s pudessem girar sem controle? Para aprofundar essas quest?es, utilize com os alunos um objeto de aprendizagem que simula um gerador el?trico em que ? poss?vel alterar a velocidade do gerador.

 

http://www.walter-fendt.de/ph11br/generator_br.htm

 

Para aprofundar os conceitos sobre indu??o eletromagn?tica, podemos utilizar outro objeto dispon?vel no Portal do Professor, nele podemos compreender o fen?meno da indu??o eletromagn?tica com esse laborat?rio virtual:

 


 

 

Pe?a aos alunos que elaborem um texto com no m?nimo duas laudas, apresentando o resultado das pesquisas e da explora??o das simula??es.

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o ser? realizada atrav?s das quest?es respondidas pelos alunos na problematiza??o, atrav?s delas e de uma posterior discuss?o em sala de aula com os alunos , ele poder? avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos.