Portal do Professor

Início do Conteúdo

EVOLUÇÃO DO PLANETA TERRA

Autor e Co-autor(es)

Adele Guimarães Ubarana Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, poderão:  

  • Construir o conceito sobre a evolução do planeta Terra.

Duração das atividades

3 Aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

1° MOMENTO - Conversando preliminares.

Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, o professor deverá trazer um globo terrestre e questionar o grupo o que é esse objeto, o que ele representa. Depois ele também deverá perguntar se os continentes da Terra sempre foram nesses mesmos lugares desde o seu início.

 De acordo com o que as crianças vão apontando o professor irá registrando no quadro ou em um cartaz. É importante que esses questionamentos sejam guardados para que ao final do estudo possam ser confrontados com o que foi aprendido.

Depois desse momento o professor sugere que as crianças realizem uma pesquisa, como atividade de casa, sobre a evolução do planeta Terra.

  2° MOMENTO – Construindo o conceito sobre a evolução do planeta Terra.

O professor divide a sala em grupos, distribui pelos grupos materiais que falam sobre essas temáticas (previamente o professor deverá selecionar  e tirar cópias de textos que falam sobre a temática em livros, revistas ou pela internet, preferencialmente dos materiais que as crianças trouxeram) e combina com a turma as ações que serão desenvolvidas nessa atividade. É importante sejam estabelecidas as seguintes ações. 1º Ler os textos; 2º Discutir no grupo; 3º Escrever um texto sobre o que acabaram de discutir. É importante que o professor esteja atento no momento dessa atividade para poder orientar os  grupos, passando sempre por eles e questionando se os mesmos apresentam alguma dúvida. Ao final dessa etapa o professor recolhe as produções, ler para a turma os textos produzidos, como também os materiais de referência para assim construir coletivamente um texto sobre a evolução do planeta Terra.

Esses materiais poderão ser pesquisados nos seguintes sites:

http://aventuradaterra.aeiou.pt/saiba-mais/globos-terrestres/ 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_da_vida_e_forma%C3%A7%C3%A3o_da_Terra 

http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=8&idSubSecao=&idTexto=137     

3º MOMENTO – Apresentando uma aula expositiva.

O professor reúne a turma e apresenta uma aula expositiva sobre a evolução do planeta Terra. Nesse momento é importante que o mesmo apresente imagens, através de cartazes, transparências ou através do retro projetor, da evolução das formações dos continentes.   

Após a apresentação é importante que o professor retome com o grupo e solicite das crianças oralmente o que elas entenderam sobre a exposição, depois essa avaliação poderá se dar de forma escrita.

Recursos Complementares

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças: 

  • Participaram da construção do conceito sobre a evolução do planeta Terra;
  • Participaram da aula expositiva;
  • Construíram os registros solicitados sejam individuais ou coletivos.