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Padrões corporais, seus movimentos e a sociedade.

Autor e Co-autor(es)

Adriano de Paiva Reis imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores históricos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a existência de padrões corporais nos mais diversos momentos da história da humanidade, bem como a relação destes com as formas ginásticas de cada época.

Duração das atividades

3 aulas (150 minutos).

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de imagem corporal; conceito de ginástica. 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Apresentar aos alunos as figuras que seguem:

http://abrancoalmeida.files.wordpress.com/2008/10/peter-de-hooch_a-woman-drinking-withtwo-men-and-a-serving-woman_1658.jpg

http://201.63.6.108/azzi/newsletter/Azzi-NewsLetter/Imagem/fitness02.jpg

http://1.bp.blogspot.com/_JyuGgF9vcig/Ryj7k2ZzvuI/AAAAAAAAB4U/c_t6GrFao4U/s400/Van-Eyck-Arnolfini.jpg

]

http://files.nireblog.com/blogs1/miguel-westerberg/files/6.jpg

http://96.img.v4.skyrock.net/96b/hidalgoaviocar/pics/1915636901_small_1.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_dPhY7VwjIuE/SE08oiFarpI/AAAAAAAAAYA/SAciQGVc8Pw/s400/1800clothes.jpg 

(Acessos em 17 de junho de 2010).

Ao término da apreciação das figuras, questionar aos alunos: O que vocês acharam das fotografias? Quais personagens vocês consideram feios ou “bonitos”? Por quê? As respostas deverão ser registradas pelos alunos.

Atividade 2:

Os alunos serão divididos em 4 grupos onde deverão pesquisar o período histórico das pinturas observadas:

  1. Séc. XV/XVI;
  2. Séc. XVII/XVIII;
  3. Séc. XIX;
  4. Séc. XX até os dias atuais.

A pesquisa dos alunos deve conter:  

  • Contexto histórico (principais características);
  • Forma de corpo “ideal”. Motivos que faziam este corpo ser o “ideal”;
  • Práticas corporais mais comuns do período pesquisado.

Este trabalho pode ser realizado de forma interdisciplinar com o(a) professor(a) de história, artes, etc.

Sites com o material:

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/julho2005/ju294pag09.html

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/livro_e_diretrizes/livro/ed_fisica/livro_edfisica.pdf

http://www.urutagua.uem.br/008/08edu_pelegrini.htm

(Acessos em 17 de maio de 2010).

Os resultados das pesquisas deverão ser apresentados em forma de seminários.

DICA: para que a dinâmica das apresentações dos seminários seja mais bem aproveitada, seria interessante realizar um trabalho interdisciplinar com o professor de lingua portuguesa. Sugerimos, também, que o professor direcione algumas perguntaas a serem respondidas pelos alunos a partir das pesquisas, abrindo possibilidade que os demais alunos participem questionando e discutindo sobre o tema do trabalho.

Questões:

Qual foi o período pesquisado por vocês?

Quais eram as prinicpais demandas sociais e históricas deste perído?

Como o corpo era enxergado neste período?

E as práticas corporais? Atendiam a quais interesses? (treinamento, sobrevivência, etc).

Atividade 3:

Ao término de cada seminário, o professor deverá organizar, junto aos alunos, a vivência adaptada das práticas corporais características de cada período histórico apresentado. Sugerimos, então:   

As formas de treinamento (gymnastique) na Grécia antiga: dividir os alunos em grupos onde eles realizarão alguns exercícios de atacar e defender, em dulpas, tentando encostar nos ombros do oponente ou levantando pesos (caso a escola não tenha halteres, sugerimos pedras, para ilustrar o momento histórico).

As formas de treinamento para as guerras na idade média: organizados em duplas, os alunos dispostos frente a frente sob o apoio de um dos joelhos tentarão desequilibrar o colega com movimentos de puxar e empurrar. Antes de iniciar, cada dupla deverá combinar entre si as ações permitidas. Extraído de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15655 (Acesso em 17 de junho de 2010).

As formas ginásticas do séc. XIX: seguir a estrutura do vídeo contido em:   

http://www.youtube.com/watch?v=SEZJV7EJFZQ&feature=related (Acesso em 17 de junho de 2010). 

As formas ginásticas atuais: seguir os exercícios contidos em http://www.youtube.com/watch?v=KIahrRfJ_U0&feature=related  (Acesso em 17 de junho de 2010).

Ao término, o professor lançará algumas novas reflexões sobre o tema: existe uma relação entre as formas de ginástica (entendendo-a como formas de treinamento para a aquisição/melhoria das qualidades físicas) e os padrões corporais de cada período histórico? Quais eram os objetivos da atividade física em cada um destes períodos? E os objetivos dos corpos “ideais”? O direcionamento a ser dado está baseado em que os padrões corporais foram construções sociais visando aos interesses de determinado grupo social para alcançar objetivos diversos, como podemos notar na Europa no séc.XVII, onde realizar atividade física era visto como algo exclusivo para a classe trabalhadora. Desta forma, ser “bonito” naquela época passava por não praticar atividade física, tendo, por conseqüência, uma forma corporal com excesso de adiposidade. Em outros períodos, como no séc. XIX, começou-se a ter uma preocupação com a saúde corporal, relacionando diretamente com a atividade física.

Recursos Complementares

Avaliação

Os alunos deverão fazer um texto analisando quais são os fatores que levam as pessoas a praticar atividade física, bem como construir o padrão corporal dos tempos atuais, montando uma “pessoa perfeita” a partir de recortes de revistas, jornais ou fotos da internet.