Portal do Professor

Início do Conteúdo

O corpo enquanto produtor de cultura.

Autor e Co-autor(es)

Adriano de Paiva Reis imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores históricos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as mais diversas formas de movimento humano enquanto produtora e reprodutora de cultura.

Duração das atividades

4 aulas (200 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de cultura e de lutas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Reunir os alunos e apresentar os vídeos  

http://www.youtube.com/watch?v=Er8s-KvV6lc  

http://www.presenteparahomem.com.br/wp-content/uploads/2010/02/esgrima-contemporanea-origem-843.jpg 

acesso dia 12 de julho de 2010

http://www.youtube.com/watch?v=WWySUdKmLA4&feature=related  

 

http://www.brasilcombate.com.br/wp-content/uploads/2009/04/karate.jpg 

 Acesso dia 12 de julho de 2010

http://www.youtube.com/watch?v=bfMu7m4bXLE    

(Acessos em 17 de junho de 2010).

Ao término da exibição questionar aos alunos: Como será que estas lutas surgiram? Será que elas sempre tiveram estes objetivos mostrados nos vídeos na história da humanidade?  Logo em seguida, exibir outros videos, contidos em:

http://www.youtube.com/watch?v=CQv_LGG7zFs 

http://www.youtube.com/watch?v=gV-7TARsBpg&feature=related 

(Acessos em 17 de junho de 2010).

Retomar a discussão a partir das respostas dadas e das informações contidas nos vídeos. Elaborar uma discussão no sentido que os alunos entendam que os movimentos humanos são construções históricas. Surgiram das necessidades dos seres humanos e os mais diversos grupos sociais, durante os períodos históricos, recriaram e modificaram estas práticas corporais.   

Atividade 2: solicitar que os alunos se dividam em 3 grupos que deverão realizar uma pesquisa sobre algumas manifestações de lutas: Boxe, Esgrima, Sumô. Esta pesquisa deve conter alguns dados:   

Origem desta prática

Local onde surgiu

Expansão pelo mundo

Formas que são praticadas pelo mundo (lazer, competição, etc.)

Principais locais da prática (países)   

Sites de sugestão:

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_boxe.htm  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/boxe-profissional/historia-do-boxe-profissional.php  

http://www.coladaweb.com/educacao-fisica/esgrima  

http://www.esgrimabrasil.com/index.php?option=com_content&view=article&id=64&Itemid=63 

 http://www.nippobrasil.com.br/3.especial_esportes/esp04_sumo.php 

 http://www.infoescola.com/artes-marciais/sumo/     

(Acessos em 17 de junho de 2010)

Cada grupo deverá expor o resultado destas pesquisas em forma de seminário, apresentando os pontos pesquisados:

Atividade 3:

Ao término dos seminários, o professor deverá propor práticas adaptadas destas lutas para os alunos:   

Boxe de pregador: os alunos serão divididos em duplas, onde cada um receberá 6 pregadores que serão colocados na camisa destes. O objetivo da brincadeira é roubar os pregadores do oponente, utilizando somente as mãos. Vence aquele que conseguir retirar todos.   

Esgrima com espada de papel: sugerimos ao professor que assista ao vídeo contido em http://www.youtube.com/watch?v=ORxXaLpN5x4 (acesso em 17 de junho de 2010), para construir o material da esgrima. O professor dividirá os alunos em duplas solicitando que eles façam uma disputa de esgrima. Aquele que for acertado 3 vezes perde a disputa.   

Sumô adaptado: o professor desenhará um círculo de cerca de 3 metros de raio. Em duplas, os alunos deverão empurrar o seu oponente para fora do círculo.   

Ao término das vivências, o professor deverá retomar as discussões fazendo um paralelo destas atividades adaptadas, as práticas atuais destas formas de lutas e as suas origens. Com perguntas do tipo: quais as diferenças encontradas entre as práticas destas lutas na sua origem, nas formas praticadas hoje e nas que vivenciamos na aula? Quais são os motivos que fazem estas práticas (assim como qualquer outra prática corporal) serem modificadas ao longo da história da humanidade? Fazendo com que a discussão gire no sentido de que as práticas corporais são construções humanas que surgem de necessidades de determinados grupos sociais e que, em cada momento histórico, ganham novos sentidos e significados de acordo com os interesses dos grupos sociais daquela época histórica, como no caso do karatê, que surge como um meio de defesa e que, hoje em dia, se apresenta como esporte e/ou modo de treinamento para a obtenção de um maior controle corporal. 

Recursos Complementares

http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_marciais, acesso dia 17 de maio de 2010.

Avaliação

Construção de um painel com a síntese dos trabalhos e das discussões levantadas na aula.