Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores históricos |
Identificar as mais diversas formas de movimento humano enquanto produtora e reprodutora de cultura.
Conceito de cultura e de lutas.
Atividade 1:
Reunir os alunos e apresentar os vídeos
http://www.youtube.com/watch?v=Er8s-KvV6lc
http://www.presenteparahomem.com.br/wp-content/uploads/2010/02/esgrima-contemporanea-origem-843.jpg
acesso dia 12 de julho de 2010
http://www.youtube.com/watch?v=WWySUdKmLA4&feature=related
http://www.brasilcombate.com.br/wp-content/uploads/2009/04/karate.jpg
Acesso dia 12 de julho de 2010
http://www.youtube.com/watch?v=bfMu7m4bXLE
(Acessos em 17 de junho de 2010).
Ao término da exibição questionar aos alunos: Como será que estas lutas surgiram? Será que elas sempre tiveram estes objetivos mostrados nos vídeos na história da humanidade? Logo em seguida, exibir outros videos, contidos em:
http://www.youtube.com/watch?v=CQv_LGG7zFs
http://www.youtube.com/watch?v=gV-7TARsBpg&feature=related
(Acessos em 17 de junho de 2010).
Retomar a discussão a partir das respostas dadas e das informações contidas nos vídeos. Elaborar uma discussão no sentido que os alunos entendam que os movimentos humanos são construções históricas. Surgiram das necessidades dos seres humanos e os mais diversos grupos sociais, durante os períodos históricos, recriaram e modificaram estas práticas corporais.
Atividade 2: solicitar que os alunos se dividam em 3 grupos que deverão realizar uma pesquisa sobre algumas manifestações de lutas: Boxe, Esgrima, Sumô. Esta pesquisa deve conter alguns dados:
Origem desta prática
Local onde surgiu
Expansão pelo mundo
Formas que são praticadas pelo mundo (lazer, competição, etc.)
Principais locais da prática (países)
Sites de sugestão:
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_boxe.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/boxe-profissional/historia-do-boxe-profissional.php
http://www.coladaweb.com/educacao-fisica/esgrima
http://www.esgrimabrasil.com/index.php?option=com_content&view=article&id=64&Itemid=63
http://www.nippobrasil.com.br/3.especial_esportes/esp04_sumo.php
http://www.infoescola.com/artes-marciais/sumo/
(Acessos em 17 de junho de 2010)
Cada grupo deverá expor o resultado destas pesquisas em forma de seminário, apresentando os pontos pesquisados:
Atividade 3:
Ao término dos seminários, o professor deverá propor práticas adaptadas destas lutas para os alunos:
Boxe de pregador: os alunos serão divididos em duplas, onde cada um receberá 6 pregadores que serão colocados na camisa destes. O objetivo da brincadeira é roubar os pregadores do oponente, utilizando somente as mãos. Vence aquele que conseguir retirar todos.
Esgrima com espada de papel: sugerimos ao professor que assista ao vídeo contido em http://www.youtube.com/watch?v=ORxXaLpN5x4 (acesso em 17 de junho de 2010), para construir o material da esgrima. O professor dividirá os alunos em duplas solicitando que eles façam uma disputa de esgrima. Aquele que for acertado 3 vezes perde a disputa.
Sumô adaptado: o professor desenhará um círculo de cerca de 3 metros de raio. Em duplas, os alunos deverão empurrar o seu oponente para fora do círculo.
Ao término das vivências, o professor deverá retomar as discussões fazendo um paralelo destas atividades adaptadas, as práticas atuais destas formas de lutas e as suas origens. Com perguntas do tipo: quais as diferenças encontradas entre as práticas destas lutas na sua origem, nas formas praticadas hoje e nas que vivenciamos na aula? Quais são os motivos que fazem estas práticas (assim como qualquer outra prática corporal) serem modificadas ao longo da história da humanidade? Fazendo com que a discussão gire no sentido de que as práticas corporais são construções humanas que surgem de necessidades de determinados grupos sociais e que, em cada momento histórico, ganham novos sentidos e significados de acordo com os interesses dos grupos sociais daquela época histórica, como no caso do karatê, que surge como um meio de defesa e que, hoje em dia, se apresenta como esporte e/ou modo de treinamento para a obtenção de um maior controle corporal.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_marciais, acesso dia 17 de maio de 2010.
Construção de um painel com a síntese dos trabalhos e das discussões levantadas na aula.