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O OLFATO: ODORES, SENSA??ES E DESCOBERTAS.

Autor e Co-autor(es)

Regia Maria imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Reconhecer cheiros, agradáveis e desagradáveis; perceber os cuidados com o nariz.
  • Cheirar alimentos e descobri-los pelo cheiro;
  • Cheirar pessoas do convívio e descobrir quem é. Discutir sobre os cuidados com o aparelho do olfato. Saber que o olfato relaciona-se com o nariz e as sensores receptivos e com  uma área do cérebro que nos permite sentir o cheiro.

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer cheiro de alimentos e objetos do convívio cotidiano.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Realizar experiências com o olfato.  

1º momento - O professor proporciona uma experiência com alimentos.  Venda os olhos das crianças; elas cheiram para descobrir a função do olfato (a de perceber os objetos pelo cheir) e indicam os  alimentos.

figura 1

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/giudice/a31_05_olfato.png 

2º momento - O professor traz um alimento, divide em diferentes porções e as crianças cheiram as porções, sem saber que se trata do mesmo alimento, comparam o cheiro e encontram a semelhança, para perceber que se trata do mesmo objeto. Nesse sentido, cada criança,  

 a)     cheira o alimento e diz qual a sensação e identifica qual o alimento;

b)     cheira pela segunda vez e identifica o alimento e diz qual a semelhança com o primeiro.    

 3º momento – O professor venda os olhos de quatro  crianças e convida uma quinta para ficar perto de cada uma, que  sente o cheiro do colega e sem tocá-lo tenta descobrir quem é. A brincadeira acaba quando todas as crianças participam do grupo de olhos vendados.   

Atividade 2 – Pesquisar sobre o aparelho do olfato

 1º momento – O professor organiza as crianças em duplas para analisar a figura 2 e observar as partes que compõe o nariz, órgão que possibilita o olfato, para entender por onde sentimos o cheiro;  Para essa análise o professor:

a)     orienta a observação e a escuta das crianças, que  tentam fazer a leitura com ajuda;

b)     discute com as crianças sobre as partes do órgão do sentido do olfato, estabelecendo um diálogo com as crianças sobre o desenvolvimento da capacidade de sentir  cheiros vinculada ao orgão do olfato e a uma área do cérebro.

figura 2

http://www.professorpaulinho.com.br/Dicas/Conheca_os_Orgaos_do_C_H/Arquivos/olfato.jpg   

Atividade 3 – Discutir os cuidados com as narinas  

  

1º momento – O professor orienta as crianças para cuidar do nariz e destaca os seguintes aspectos para discussão: 

 a)  evitar de colocar objetos no interior do nariz; mantê-lo sempre limpo;

b)  entender que não deve cheirar  substâncias desconhecidas;

c)  discutir que não ingerimos comida estragada porque sentimos o odor, o sentido do olfato é guardiã  da saúde,

2º momento - O professor procura materiais em internet, em livros ou revista, seleciona textos pequenos sobre o olfato e lê para as crianças ou constrói textos a partir da referência para adequar aos níveis da turma. como exemplo, destacamos o texto de  “Olfato” de Gabriela Cabral, equipe Brasil Escola.

 

http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/olfato.htm  (Acesso em jun, 2010)

A partir do texto “Olfato” de Gabriela Cabral , o professor elabora um texto no nível de compreensão das crianças da classe, faz a leitura em voz alta e discute com a turma sobre o olfato,  um dos cinco sentidos, buscando a lembrança de  experiências que levem a refletir sobre os odores e as informações que eles trazem.

3º momento –  O professor orienta as crianças para compartilhar a sua experiência com uma turma convidada. Divide a classe em cinco grupos, cada grupo fica responsável por uma experiência. G1 - com frutas; G2: com perfume; G3 com rosas. Em cada experiência as crianças vendam os olhos dos colegas e brincam de descobrir o objeto pelo cheiro;  G4 - com objetos com cheiro desagradável e G5 explica porque sentimos cheiro e porque podemos descobrir o objeto mesmo sem enxergá-lo.

Recursos Complementares

leitura para o professor  

 http://www.jornaldaorla.com.br/noticias_integra.asp?cd_noticia=2617   

   

    

Avaliação

Avaliar as crianças no inicio da aula (o que sabem  sobre o olfato); durante   (como compreendem o que é dito pelo professor e pelos colegas, como desenvolvem as atividades e qual o tipo de ajuda que precisa) e no final da aula (avalia o que as crianças aprenderam).

 A partir da observação, registro e análise das atividades das crianças, o professor avalia se elas conseguiram desenvolver as habilidades de:

  • Reconhecer cheiros, agradáveis e desagradáveis;
  • perceber os cuidados com o nariz;
  • Cheirar alimentos;
  • Descobrir os alimentos pelo cheiro;
  • Cheirar pessoas do convívio e descobrir quem é pelo cheiro pessoal;.
  • Discutir sobre os cuidados com as narinas, argumentando e dialogando com o professor e colegas;
  • Perceber  que o olfato relaciona-se com o nariz e com  uma área do cérebro que nos permite sentir o cheiro.