Portal do Professor

Início do Conteúdo

O pingüim no cinema

Autor e Co-autor(es)

Ana Maria Cunha Aguiar Maia imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver o gosto pela linguagem cinematográfica;
  • assistir com as crianças um filme sobre pingüins;
  • discutir a mensagem e outros elementos do filme;
  • representar de forma plástica o conteúdo do filme.

Duração das atividades

Quatro momentos de aproximadamente 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula fará mais sentido para as crianças se estas estiverem estudando sobre os pingüins.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

A professora deve iniciar esta aula perguntando se as crianças já viram filmes sobre pingüins no cinema. Ouvir as crianças e se alguma já tiver visto, perguntar que filme viu. Depois a professora deve mostrar um filme sobre estes animais e convidar as crianças para assistir.

http://www.wook.pt/ficha/a-marcha-dos-pinguins-dvd-video-/a/id/182262

http://br.cinema.yahoo.com/filme/13573/happyfeetopinguim

2º Momento:   

Depois de assistirem ao filme a professora deve desencadear uma discussão sobre o enredo, os personagens, o local onde se passa o filme etc. Depois a professora solicita às crianças que representem com desenho, o filme que acabaram de assistir. Na socialização das produções as crianças expressarão seus entendimentos a respeito do filme que acabaram da assistir.  

3º Momento:

De volta a sala, a professora deve propor a escrita de uma lista dos nomes dos personagens do filme. Esta é uma oportunidade para trabalhar a escrita. A professora assume o papel de escriba e coloca desafios para que as crianças avancem em suas hipóteses sobre a escrita.

4º Momento:

A professora deve trabalhar com as crianças na perspectiva de que elas compreendam que o cinema possui uma linguagem própria que associa imagem e texto, ficção e realidade e muitas outras possibilidades para prender a atenção do sujeito. A professora deve, em seguida, pedir que as crianças nomeiem cenas que consideram impossível de acontecer na realidade e discutir os motivos de suas escolhas. Depois deve sugerir que eles representem as cenas escolhidas através de gestos cênicos. A professora deve propor uma avaliação das apresentações das crianças, comparando com a linguagem do cinema, a fim de que as estas percebam que são formas de linguagem e de expressão diferentes.

Recursos Complementares

Avaliação

Com esta aula a professora pode avaliar: o envolvimento das crianças ao assistirem ao filme sobre pingüins; se conseguem representar de forma plástica e nomear os personagens do filme, se conseguem identificar cenas reais e fictícias e representá-las de forma cênica.